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Reunião Extraordinária de CTEACOM – 04 de abril de 2023

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  • Reunião Extraordinária de CTEACOM – 04 de abril de 2023
Data: 04/04/2023

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA CÂMARA TÉCNICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL OFÍCIO CBH MACAÉ N.º 026/2023

Membros presentes

Leideane Freire (AMA Lumiar), Thièrs Wilberger (Instituto Arayara) (Suplente), Virginia Sá Rego (Casa dos Saberes), Eduardo Bini (CECNA), José Eduardo Carramenha (TEPOR), Raphaela Ferreira (Marlin Azul), Valbert Schott (Águas de Nova Friburgo).

Ouvintes

Alice Azevedo (CILSJ), Thaisa Azevedo (CILSJ-Comunicação) e Gustavo Coelho (CILSJ).

Pauta

1. Fórum da Sociedade Civil
2. Fórum da Juventude
3. Definição dos fluxos/ prazos dos Produtos de Comunicação
4. Participação dos membros do Comitê no projeto Comitê nas Escolas
5. Comemorações dos 20 anos do CBH Macaé
6. Roda de conversa sobre o saneamento em Lumiar-Nova Friburgo.

Reunião

A reunião iniciou-se às 14:10 h, com a discussão pelo primeiro ponto de pauta. Inicialmente, após requisição da Sra. Virginia, a Sra. Alice apresentou tabela com a sugestão de data dos eventos do CBH em 2023, com indicação dos locais onde seriam realizados o Fórum da Sociedade Civil e Fórum Água e Juventude. Após conferir datas de outros eventos, os membros decidiram que a realização do Fórum da Sociedade Civil se daria em julho de 2023 e não mais em abril.

Encaminhou-se para o segundo ponto de pauta, no qual a Sra. Virginia questionou a necessidade de ocorrência de dois fóruns da Juventude e a escolha do Sana como local para sua realização. A Sra. Leideane lembrou aos membros que essa definição havia sido debatida na composição anterior da Câmara Técnica. Foi explicado o objetivo inicial de realização desse Fórum e questionado se nesse novo formato isso estaria sendo atendido. O Sr. Carramenha se mostrou favorável à realização de visita técnica como meio de sensibilizar os alunos. O Sr. Thièrs informou que na escola do Sana, o ensino médio é no turno da noite e que esses estudantes têm outras atividades durante o período diurno. Quanto aos alunos do ensino fundamental, o Sr. Thiers informou que seria mais fácil encontrar um horário. A Sra. Virginia questionou se não seria melhor pensar em um evento específico para alunos do Sana e realizar o Fórum da forma como sempre ocorreu, para toda a RH VIII. Estando os presentes de acordo com essa distinção de ações.

Após debate, os membros da CTEACOM decidiram que o Fórum da Juventude se daria no dia 21 de Junho, na quadra do Colégio do Sana. O Sr. Thièrs se disponibilizou a realizar trabalho de base na escola do Sana, enquanto que iam solicitar ao Diretor Presidente a articulação dentro da Prefeitura de Macaé para autorização da realização do evento na quadra. A Sra. Leideane informou que o tema sugerido para o fórum seria “O papel do jovem na reconstrução das políticas públicas de recursos hídricos na RH VIII”. Foi acordado que o tema seria melhor definido e detalhado posteriormente. Em relação à visita técnica, o Sr. Thièrs indicou possíveis locais de realização como: estação de tratamento de esgoto, no circuito das cachoeiras, no projeto de agricultura orgânica, em uma nascente e no novo sistema de captação de água da Prefeitura.

A Sra. Virginia sugeriu discutir a questão do saneamento na RH VIII como tema. Nesse sentido, o Sr. Thièrs sugeriu discutir o novo marco do saneamento. O Sr. Carramenha informou conhecer um possível palestrante da Prefeitura de Macaé para expor o tema do ponto de vista do profissional.

A Sra. Alice informou que a temática do Fórum da Sociedade Civil ia na mesma linha de “Participação da sociedade civil na reconstrução das políticas públicas de recursos hídricos na RH VIII” e faltou definir a data de realização no mês de julho.

O terceiro ponto de pauta foi então iniciado. Por requisição da Sra. Virginia, a Sra. Alice fez a apresentação dos prazos definidos para revisão e aprovação de cada instância das produções
da assessoria comunicação, com distinções de prazo para cada tipo de produção. A CT decidiu que o calendário semanal de reuniões deverá ser enviado na sexta-feira da semana anterior e não mais
nas segundas-feiras. Foi solicitado o envio do planejamento com os prazos de entrega das produções pela assessoria de comunicação, ficando essa entregas com o para o dia 18/04.

Feito isso, iniciou-se a apresentação do quarto ponto de pauta. A Sra. Alice informou que o momento atual do projeto era de articulações com as secretarias de educação para autorizar o contato e visita às escolas. Informou também que estava planejado para o final de abril (27/04) ou início de maio a realização de um webinário com participação das secretarias e escolas da RH VIII, com 15 minutos de apresentação sobre o Comitê Macaé, momento no qual caberia a participação de um membro ou mais. Também esclareceu que na terceira aula do curso seria importante a participação de um ou mais membros, pois, o Comitê Macaé está dentro dos temas abordados nessa aula. Além disso, a Sra. Alice informou que havia proposta do IMM que membros do comitê contribuíssem com um texto na apostila, a qual ninguém da CT demonstrou interesse em contribuir.

Para a participação na terceira aula do curso, o Sr. Thièrs e Sr. Carramenha se disponibilizaram a participar na turma em Macaé; a Sra. Virginia e o Sr. Eduardo Bini participarão da turma de Lumiar, e para aula em Rio das Ostras, indicaram consultar as representantes da UFF, a Sra. Andreza e a Sra. Suenya. A Sra. Virginia, o Sr. Thièrs e o Sr. Eduardo Bini se disponibilizaram a participar do Webinário. Além disso, encaminharam para plenária para verificar se mais membros gostariam de contribuir.

Prosseguindo para o quinto ponto de pauta, a Sra. Leideane informou que na gestão anterior foi solicitado a produção de um vídeo promocional com drone, mostrando desde a nascente até a foz da bacia. A Sra. Alice complementou informando que solicitaram a comunicação a elaboração de um pré-roteiro do vídeo e que estavam aguardando a versão com os ajustes solicitados, para, posteriormente, apresentar e aprovar junto à CTEACOM.

A Sra. Virginia questionou a data do evento, pois a festa de 10 anos aconteceu em dezembro e teve baixa participação, visto que nesse mês as pessoas estão dedicadas para o final do ano. Por isso, sugeriu que o evento fosse realizado em novembro, proposta aceita pelos membros. Sobre o local, a Sra. Virginia questionou a indicação da REBIO União, pois, fica distante, não tem visibilidade e tem dificil acesso. Diante disso, levantaram possibilidades de locais, mas sem definições. Com isso, foi encaminhado a solicitação para o CILSJ realizar um levantamento de locais possíveis para realização do evento em Macaé ou Rio das Ostras, de preferência um local público, sendo um evento no final da tarde e início da noite. Solicitaram também ao CILSJ realizar um levantamento de preço de coquetel simples, mas, sofisticado para 250 pessoas, um coquetel será corporativo, com opções de bebidas com e sem álcool, mas, sem a necessidade de espumante como no evento de 10 anos, com opções de aperitivos diversos, docinhos e bolos. Sugeriram também a contratação de orquestra ou banda.

Seguiu-se para o sexto ponto de pauta, a Sra. Virginia explicou que a objetivo da roda de conversa era juntar a Prefeitura, a concessionária Águas de Nova Friburgo, os moradores e associações da região, para apresentar e explicar o projeto de saneamento em Lumiar.

O Sr. Valbert informou que o projeto executivo estava em elaboração, que a empresa tinha poucas informações até o momento e alguns pontos ainda não estavam bem definidos. Com isso, a empresa estava receosa de marcar a roda de conversa em um curto prazo e passar informações que, futuramente, poderiam ser alteradas. Porém, informou que a empresa tinha interesse em marcar a roda de conversa quando as informações estivessem mais definidas. A Sra. Virginia ressaltou a importância da roda de conversa para os moradores e concordou em agendar posteriormente.

Não havendo mais nada a tratar, os presentes agradeceram e a reunião encerrou-se às 16:05h.

Data da Aprovação do Relatório: 02/05/2023