Reunião Ordinária de CTIG – 24 de março de 2023
- Início
- Reunião Ordinária de CTIG – 24 de março de 2023
- Videoconferência
- 14:00h
REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA TÉCNICA DE INSTRUMENTOS DE GESTÃO OFÍCIO CBH MACAÉ N.º 22/2023
Membros presentes
Rodolfo Coimbra (PMM), Juliana Gomes Paula (SAAE-RO), Eduardo Bini (CECNA), Maria Inês (IFF-Macaé), Mauro Calixto (Vale Azul), Andressa Rodrigues (CEDAE), Thiers Wilberger (Instituto Arayara), Virgínia Sá Rego (Casa dos Saberes) e Otávio Martins (BRK Ambiental).
Ouvintes
Vânia Sanches (PMNF), André Smarra (AMA Lumiar), Valbert Schott (Aguas de Nova Friburgo), Leideane Freire (AMA Lumiar), Alice Azevedo (CILSJ), Thaisa Azevedo (CILSJ – Comunicação) e Gustavo Coelho (CILSJ).
Pauta
1. Eleição coordenador(a) e coordenador(a) adjunto(a)
2. Validação da proposta técnica do enquadramento junto ao saber político – Poder Público – Legislativo
3. Aporte adicional para o Projeto OrdenaTur Sana
4. Aporte de recursos para o Módulo Comunicação da Revisão do PRH
Reunião
A reunião iniciou-se às 14:15 h pelo primeiro ponto de pauta. O Sr. Rodolfo perguntou se teria um membro para se candidatar à coordenação da Câmara Técnica, sendo respondido pelo Sr. Thièrs Wilberger, representante do Instituto Arayara, e pelo Sr. Eduardo Bini, representante do CECNA que solicitaram suas candidaturas como coordenador e coordenador adjunto, respectivamente. Todos estiveram de acordo com a indicação.
O Sr. Thièrs avançou para o segundo ponto de pauta e requisitou uma contextualização da questão. A Sra. Alice fez uma explicação breve do histórico de ações acerca da definição da proposta de enquadramento, as articulações com o poder público e as propostas de enquadramento dos diferentes saberes da RH VIII, indicando que falta somente a contribuição do poder público legislativo municipais, dentro das oficinas do saber politico.
Após debate, ficou decidido que inicialmente os presidentes das casas legislativas dos municípios da RH VIII seriam comunicados via oficio, com vereadores em cópia. Em caso de insucesso, uma abordagem de contato mais direto com vereadores seria adotada com contribuição dos membros do CBH que conhecem atores chaves para tal ação.
O Sr. Thièrs seguiu para o terceiro ponto de pauta, no qual a Sra. Alice explicou o histórico acerca do aporte de recursos e resultados das pesquisas de mercado para o projeto Ordena Tur Sana. Todos os membros presentes ficaram cientes e aprovaram o encaminhamento da CTIL quanto ao aporte adicional no valor de R$17.124,20 para o Projeto OrdenaTur Sana.
O Sr. Thièrs abordou na sequência o quarto ponto de pauta, foi explicado ao que se referia o módulo comunicação da revisão do Plano, qual valor é necessário para sua contratação e de quais projetos e rubrica os recursos serão utilizados, sendo necessário o valor de R$465.814,04. Todos os membros presentes aprovaram o aporte de recursos para contratação do Módulo Comunicação da Revisão do PRH.
A Sra. Maria Inês requisitou que nas próximas ocasiões acerca de aporte de recursos passe anteriormente pela CTIG e depois a resolução pela CTIL, não mais o inverso como ocorreu neste dia.
Não havendo mais nada a tratar, os presentes agradeceram e a reunião encerrou-se às 15:00h.