Pular para o conteúdo

Prezado visitante, informamos que nosso site está passando por atualizações.
Pedimos desculpas por qualquer transtorno. Obrigado pela compreensão.

 PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O PROCESSO ELEITORAL DO CBH MACAÉ OSTRAS QUADRIÊNIO 2025-2028 CLIQUE AQUI

Reunião Ordinária CTEACOM – 04 de fevereiro de 2022

  • Início
  • Reunião Ordinária CTEACOM – 04 de fevereiro de 2022
Data: 04/02/2022

REUNIÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA TÉCNICA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL

Membros presentes

Leideane Freire (AMA Lumiar); Thayná Fernandes (Associação Raízes); Evelyn Raposo (PMM); Katia Albuquerque (Bioacqua).

Ouvintes

Isabela Bandeira Trece (CILSJ); Guilherme Mendes (CILSJ); Luciano Motta (Assessoria de Comunicação); Marianna Cavalcante (CILSJ); Thaysa Azevedo (Assessoria de Comunicação); Bruno Martins (Assessoria de Comunicação); Tomás Baggio (Assessoria de Comunicação).

Pauta

1- Apresentação da equipe de Comunicação
2- Metas para 2022
3- Conselho Editorial

Reunião

Inicialmente, a pauta da reunião foi apresentada e aprovada e seguiu para o primeiro ponto de pauta denominado “Apresentação da nova equipe de comunicação”. O Sr. Tomás Baggio apresentou a Fonte Certa, empresa contratada para a prestação do serviço de Assessoria de Comunicação ao CILSJ e CBHMO, bem como as formas de comunicação possíveis ao CBHMO, apontando os diferentes formatos de texto para diferentes finalidades, como publicações em redes sociais, release de imprensa, boletins e revistas do Contrato de Gestão, etc. O CILSJ, ainda, apresentou uma proposta de campanha para publicação nas redes sociais de tirinhas esclarecendo termos técnicos da gestão de recursos hídricos, sendo a primeira proposta de tirinha referente ao termo “Sistema de Esgotamento Sanitário”. A proposta apresentada foi aprovada pela CTEACOM. Foram sugeridas, também, ideias de conteúdos para serem trabalhados, como os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Fauna e a Flora da Região e a contaminação das águas superficiais e subterrâneas. Na sequência, a Sra. Leideane Freire solicitou que a equipe de comunicação estivesse presente em todas as reuniões da CTEACOM, assim como nas reuniões presenciais do CBHMO, e então prosseguiu-se para o segundo ponto de pauta.

A Sra. Marianna Cavalcante esclareceu que o Contrato de Gestão, do qual do CBHMO é interveniente, possui metas de Comunicação Social e Disponibilização de Informações, explicando que os Boletins Informativos Digitais, bem como as Revistas do Cenário Ambiental da Região Hidrográfica Macaé e das Ostras, denominada “Revista Água e Ambiente” são subindicadores, cujas metas eram a publicação de pelo menos 04 (quatro) boletins e 02 (duas) revistas ainda em 2022. Ainda, informou que a equipe técnica do CILSJ elaborava parte do conteúdo da Revista, havendo também uma parte de comunicação, elaborada pela Assessoria de Comunicação, que abordava o que havia sido realizado de mais relevante pelo CBHMO a cada semestre, e que, no caso dos boletins informativos, todo o conteúdo era elaborado pela assessoria, ressaltando que, embora a CTEACOM pudesse estabelecer outras metas internas para a comunicação do CBHMO ao longo de 2022, era importante não perder de vista as metas do Contrato de Gestão. Finalizou esclarecendo que todo conteúdo elaborado pela Assessoria de Comunicação, desde matérias, releases, publicações e artes, era revisado pela equipe do CILSJ antes de ser enviado para aprovação da CTEACOM. Todos concordaram com os pontos trazidos pela Sra. Marianna Cavalcante.

Foi trazida pela Sra. Leideane Freire a possibilidade de adequar, para que possam ser veiculadas também via Whatsapp, as postagens elaboradas para as redes sociais do CBHMO, de maneira a atingir mais pessoas. A assessoria de comunicação afirmou ser viável e se comprometeu em preparar as postagens também neste formato. A Sra. Marianna Cavalcante expos que a frequência de postagem nas redes sociais inicialmente proposta para a Assessoria de Comunicação era de 02 (duas) postagens por semana, sendo cada tipo de campanha veiculada nas redes com frequência mínima de 15 (quinze) dias, mas que seria levado à CTEACOM para aprovação um planejamento mais detalhado, apontando cada tipo de campanha proposta, bem como a frequência, de maneira que atendesse aos anseios da Câmara Técnica.

A Sra. Thayna Fernandes trouxe a proposta de colocar algumas placas informativas ao longo da região hidrográfica e a Sra. Kátia Albuquerque propôs que seria interessante pensar em placas instaladas no trajeto do rio, todavia a Sra. Marianna Cavalcante salientou que seria necessário pensar em um projeto de instalação de placas, visto que o plano de comunicação não prevê a comunicação por meio da sinalização com placas, mas que diversos projetos já aprovados, contemplam também a instalação delas, sendo compreendido por todos.

A Sra. Leideane Freire sinalizou a necessidade de enviar o calendário de reuniões e plano de comunicação para a CTEACOM, para organização, ficando na incumbência do CILSJ o envio de tais documentos. Posterior ao debate deu-se prosseguimento para o terceiro ponto de pauta. A Sra. Leideane Freire questionou qual o prazo ideal para resposta do conselho editorial sobre as revisões de matérias do CBHMO, sendo respondida pelo Sr. Tomás Baggio o prazo de 24 horas. Ainda, a Sra. Leideane Freire propôs enviar por e-mail, a todos os membros da plenária, um convite para compor o Conselho Editorial. Sem mais, deu-se por encerrada a reunião.

Data da Aprovação do Relatório: