Pular para o conteúdo

Prezado visitante, informamos que nosso site está passando por atualizações.
Pedimos desculpas por qualquer transtorno. Obrigado pela compreensão.

 PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O PROCESSO ELEITORAL DO CBH MACAÉ OSTRAS QUADRIÊNIO 2025-2028 CLIQUE AQUI

REUNIÃO ORDINÁRIA DE CÂMARA TÉCNICA COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL – 02 de Fevereiro de 2018

  • Início
  • REUNIÃO ORDINÁRIA DE CÂMARA TÉCNICA COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL – 02 de Fevereiro de 2018
Data: 02/02/2018

REUNIÃO ORDINÁRIA DE CÂMARA TÉCNICA COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL

Membros presentes

Rodolfo Coimbra e Evelyn Raposo, representantes da Prefeitura Municipal de Macaé (PMM); Affonso Albuquerque, representante da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (EMATER-RIO); Luizmar Mozer, representante da Prefeitura Municipal de Casimiro de Abreu (PMCA), Eduardo Bini, representante do Centro de Estudo e Conservação da Natureza (CECNA); Virgínia Sá Rego, representante da Universidade Candido Mendes do Campus Nova Friburgo; Aurea Pinheiro, representante da Associação de Apoio à Escola do Colégio Estadual José Martins da Costa; Maria Eduarda Silva, representante do Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos (NEA-BC); Mauricio Mussi e Francisco Teixeira, representantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) do Campus Macaé, Jorge Barcelos(Colônia Z3); Victória Souza (NEA-BC); Andressa Dantas (NEA-BC); Sara Fagundes (NEA-BC); Gisely Mendes (NEA-BC); Saulo Jamado (NEA-BC); Tom Adnet (AFRICA); Marianna Cavalcante (CILSJ); Amabile Ferreira (CILSJ); Adriana Saad (CILSJ); Pedro Tavares (FIPERJ); Lívia Garcia (BRK Ambiental); Victor Hugo (CILSJ); Thiago Cardoso (CILSJ); Mariana Fukushima (CILSJ).

Ouvintes

Pauta

1- Apreciação do projeto para consolidar duas estruturas (viveiro e casa de farinha) que permitam ações demonstrativas de educação e mobilização na RPPN Mário e Alba Corral;
2- Avaliação do Fórum da Juventude e dos trabalhos da CTЕАСОМ;
3- Avaliação do Plano de Comunicação e Planejamento das ações da CTEACOM; e
4- Assuntos gerais.

Reunião

A Sra. Maria Inês iniciou a reunião explicando brevemente no que consiste o Projeto de consolidação das duas estruturas (Viveiro e Casa de Farinha) na RPPN Mário e Alba Corral, elaborado pela Sra. Thais Corral. A Sra. Maria Inês e outros que já tem conhecimento sobre o conteúdo do projeto ressaltaram sua relevância, mas concordaram que o mesmo necessita de alguns ajustes, a fim de estabelecer uma relação mais estreita com os recursos hídricos e a educação ambiental, justificando o financiamento por parte do CBH Macaé. O CILSJ entrará em contato com a Sra. Thais Corral, a fim de orientá-la nessa questão. A Sra. Maria Eduarda se apresentou como a nova coordenadora da CTEACOM, no lugar da Sra. Ingrid. O Sr. Luizmar sugeriu que o NEA-BC compusesse, primeiramente, a coordenação adjunta da CTEACOM, para adquirir experiência sobre a coordenação dessa CT. A Sr. Maria Eduarda pediu a opinião dos representantes da CT em relação ao Fórum da Juventude, que ocorreu no dia 17 de novembro de 2017. O Sr. Rodolfo opinou sobre o aspecto negativo do Fórum, que tem ocorrido somente na presença de jovens que, segundo ele, vêm se desvencilhando dos mais experientes: “Não adianta os jovens se desprenderem dos mais experientes, ambos devem caminhar juntos”. A Sr. Andressa Dantas mostrou descontentamento com as opiniões expressadas por alguns jovens durante o Fórum, por não reconhecerem que a desigualdade social e entre raças também se reflete no acesso a água. Também sugeriu que ocorram eventos pré-fórum, que iniciem discussões sobre os temas que serão abordados no Fórum da Juventude. A Srª. Aurea pediu mais pro-atividade por parte dos jovens, instigando os mesmos a conquistarem o espaço e a voz que desejam. O NEA-BC propôs o envio de um formulário de avaliação aos participantes do evento, e a Sr. Maria Eduarda se propôs a preparar o mesmo para ser apreciado pela plenária na próxima reunião. A Sr. Virgínia Sá Rego apresentou um relatório das atividades da CTEACOM no ano de 2017, bem como uma listagem de ações para serem realizadas no ano de 2018, ambos para serem apreciados pela plenária. Também, apresentou o Plano de Comunicação, contendo as metas que tinham sido estabelecidas para o ano de 2017, preenchendo, em parte, o que era do seu conhecimento. Por fim, solicitou que o CILSJ complete as partes do formulário que se referem ao andamento dos projetos listados no Plano. A Sr. Virgínia anunciou seu desligamento da coordenadoria adjunta da CTEACOM. Foi decidido que haverá uma nova reunião para que se possa eleger o(a) novo(a) coordenador(a) adjunto(a) da CTEACOM, ficando está marcada para o dia dois de março de 2018, logo antes da reunião de plenária. Mariana Fukushima e Amabile Ferreira relataram.

Data da Aprovação do Relatório: