REUNIÃO ORDINÁRIA DE CÂMARA TÉCNICA LAGOAS E ZONA COSTEIRA – 02 de Fevereiro de 2018
- Início
- REUNIÃO ORDINÁRIA DE CÂMARA TÉCNICA LAGOAS E ZONA COSTEIRA – 02 de Fevereiro de 2018
- Parque dos Pássaros, Rio das Ostras - RJ
- 10h30min
REUNIÃO ORDINÁRIA DE CÂMARA TÉCNICA LAGOAS E ZONA COSTEIRA
Membros presentes
Rodolfo Coimbra e Evelyn Raposo, representantes da Prefeitura Municipal de Macaé (PMM); Max José de Almeida, representante da Prefeitura Municipal de Rio das Ostras (PMRO); Maurício Mussi e Francisco Teixeira, representantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) do Campus Macaé; Maria Inês Ferreira, representante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) do campus Macaé, Jorge Barcelos, representante da Colônia de Pescadores Z3- Macaé.
Ouvintes
Eduardo Bini (CECNA); Luizmar Mozer (Prefeitura Municipal de Casimiro de Abreu); Bruno Szuchmacher (GDEPS); Aurea Pinheiro (AAEC José Martins da Costa); Maria Eduarda Silva (NEA-BC); Victória Souza (NEA-BC); Andressa Dantas (NEA-BC); Sara Fagundes (NEA-BC); Gisely Mendes (NEA-BC); Saulo Jamado (NEA-BC); Tom Adnet (AFRICA); Marianna Cavalcante (CILSJ); Amabile Ferreira (CILSJ); Adriana Saad (CILSJ); Pedro Tavares (FIPERJ); Lívia Garcia (BRK Ambiental); Victor Hugo (CILSJ); Thiago Cardoso (CILSJ); Mariana Fukushima (CILSJ).
Pauta
1- Minuta de resolução sobre diretrizes para a abertura da barra da Lagoa de Imboassica;
2- Solicitação de Instituição Suplente (SOS Praia do Pecado): Estudo necessário visando a dragagem da Lagoa Imboassica; e
3- Assuntos Gerais.
Reunião
A reunião iniciou-se com o Sr. Jorge Barcelos mostrando preocupação com o fato de que as discussões sobre a abertura da Lagoa de Imboassica, por parte do CBH Macaé, não avançaram até o presente, e reiterou que sua experiência empírica o leva a crer que a barra deve ser aberta em 2018. Também relatou seu descontentamento com uma reunião anterior, em que houve longa explanação por parte de um professor universitário sobre a abertura da Lagoa, limitando a oportunidade da expressão da opinião e do conhecimento dos demais presentes. Solicitou maior atenção para que, em reuniões futuras, o orador/palestrante seja antecipadamente orientado a não ultrapassar seu tempo de apresentação ou fala. A Sra. Maria Inês solicitou ao Sr. Jorge que leve o conteúdo atual da minuta para conhecimento dos pescadores. A palavra foi passada para o Sr. Mauricio Mussi, que explanou sobre a hipótese de que a abertura da barra acarreta mortandade dos peixes por hemorragia. Realçou ainda que, apoia a abertura da barra, mas chamou a atenção para a necessidade de novas na Lagoa. Concluiu que a UFRJ/NUPEM continuará contribuindo para as discussões acerca da abertura da barra, mas que a Instituição se em de qualquer decisão (votação) sobre essa questão, pois de acordo com suas palavras “não queremos nos tornar para raio dos problemas que acontecem na lagoa” Concordou-se sobre a necessidade de efetuar simulações de cenários e análises de qualidade de água (IQA), com o intuito de tomadas de decisões mais acertadas quanto a necessidade ou não da abertura da lagoa análises rápidas antes da abertura. Também, Sra. Maria Inês e Sr. Mauricio Mussi concordaram que a abertura da barra de dois em dois anos não é a opção mais adequada. Sr. Jorge Barcelos informou sobre seu interesse em procurar outros meios, além do CBH Macaé, para expressar sua posição sobre a abertura da barra. Deliberou-se a convocação de reunião extraordinária da CTLAZOC para conclusão da minuta de resolução que estabelece critérios para abertura emergencial da barra arenosa da barra da lagoa de Imboassica, para ocorrer no dia 20 de fevereiro de 2018, às 14h no IFF/Campus de Macaé. O segundo item de pauta não foi abordado, pois não estiveram presentes os representantes da ONG SOS Pecado, concordando-se em convocar uma reunião extraordinária para discutir esse item. Desta forma a reunião foi finalizada.