Pular para o conteúdo

Prezado visitante, informamos que nosso site está passando por atualizações.
Pedimos desculpas por qualquer transtorno. Obrigado pela compreensão.

 PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O PROCESSO ELEITORAL DO CBH MACAÉ OSTRAS QUADRIÊNIO 2025-2028 CLIQUE AQUI

Reunião Extraordinária de CTIG e CTEACOM – 17 de fevereiro de 2020

  • Início
  • Reunião Extraordinária de CTIG e CTEACOM – 17 de fevereiro de 2020
Data: 17/04/2020

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA CONJUNTA DAS CÂMARAS TÉCNICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL E INSTRUMENTOS DE GESTÃO.

Membros presentes

Virgínia Villas Boas Sá Rego, representante da Associação de Moradores e Amigos de São Pedro da Serra (AMASPS); Leideane Freire, representante da Associação de Moradores e Amigos de Lumiar (AMA Lumiar) Juliana Gomes Paula, representante do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Rio das Ostras (SAAE – RO); Maria Inês Paes Ferreira, representante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – Campus Macaé (IFF-Macaé); Gabriel Lessa, representante da Associação Raízes; Otávio José Martins, representante da BRK Ambiental; Hallison do Carmo, representante da Concessionária de Estadual de Águas e esgotos (CEDAE).

Ouvintes

Marianna Cavalcante (CILSJ); Guilherme Mendes (CILSJ); Hiego Felipe Oliveira da Silva (CILSJ); Tomás Baggio (CILSJ).

Pauta

1- Proposta de Questionário para Oficinas de Enquadramento do CBHMO
2- Elaboração de roteiro para apresentações do CBHMO em programa de TV

Reunião

Inicialmente, a Sra. Maria Inês Solicitou a inclusão a ponto de pauta “Informes sobre GT-PSA”, os membro aceitaram e a pauta da reunião passou a ser composta pelos seguintes pontos: 1. Informes sobre GT-PSA. 2. Proposta de Questionário para Oficinas de Enquadramento do CBHMO 3. Elaboração de roteiro para apresentações do CBHMO em programa de TV;

A Reunião Extraordinária Conjunta de Câmara Técnica iniciou-se sendo abordado o ponto 1 da pauta, relativo aos informes sobre o GT-PSA. A Sra. Maria Inês informou que a equipe técnica do CILSJ, junto ao GT-PSA, finalizou a confecção do Escopo para contratação da elaboração do projeto do Programa de PSA e elogiou o trabalho do CILSJ e do GT. Foi dado seguimento ao ponto de pauta seguinte, referente à Proposta de Questionário para Oficinas de Enquadramento do CBHMO, ponto 2, onde a Sra. Maria Inês deu explicações sobre o questionário proposto, destacando que o mesmo foi baseado na metodologia sugerida na dissertação de mestrado em engenharia ambiental da Juliana Torres. Continuou explicando que esse formulário é voltado para aplicação aos participantes após as oficinas de enquadramento, e que a principio seria utilizado para a oficina do saber técnico. Em seguida, a câmara técnica decidiu que, assim que aprovado, o questionário poderia ser enviado para preenchimento juntamente com a síntese das reuniões. Na sequência, as câmaras técnicas decidiram por inserir um link para download dos relatórios do Plano de Bacia no conteúdo do questionário. O Sr. Hallison, em seguida, propões a inclusão de mais uma pergunta no questionário: “Antes da Oficina, você já conhecia o processo de enquadramento e sua importância para o Sistema de Gestão de Recursos Hídricos?”. As Câmaras Técnicas concordaram. Em seguida, a Sr. Virginia sugeriu que a linguagem do formulário fosse adequada ao público e que o formato fosse ajustado para as respostas serem tabuladas, transformando o questionário aberto num questionário semiestruturado para facilitar a avaliação das respostas. Sendo assim, a Câmara técnica decidiu que fosse elaborado pela equipe de comunicação do CILSJ um formulário adequado para o saber técnico e corporativo; um para o saber popular e outro para o saber politico. Dando inicio ao último ponto de pauta, ponto 3 (Elaboração de roteiro para apresentações do CBHMO em programa de TV), foi aprestado às câmaras técnicas uma lista de projetos já executados pelo CBH Macaé, a Sra. Virginia sugeriu que apenas os principais projetos e com maiores sucessos fossem apresentados nos programas de TV. A Sra. Maria Inês sugerindo a priorização dos projetos que contenham o rico acervo de imagens para serem exibidas durante os programas de TV. Após discussões, decidiu-se que inicialmente os projetos apresentados seriam divididos em 4 vertentes e os projetos definidos à principio foram:

Educação Ambiental: Placas Informativas, Curso de Bioconstrução em Bambu e Teatro Boa Esperança e Projeto sobre APA do Sana.

Instrumentos de Gestão: Plano de Recursos Hídricos e Enquadramento dos corpos hídricos

Saneamento: Rocha Leão e Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico.

Gestão Participativa: Oficinas de enquadramento, Metodologia Dragon Dreaming, Pré- audiências do Plano de Recursos Hídricos e do Plano Municipal de Saneamento Básico.

Sugeriu-se também um programa para falar apenas do Projeto produtor de águas e Sistema de Agroflorestais (SAF’s) e um sobre participação do Comitê Macaé nas unidades de conservação. Devido a ausência de previsão de retorno do programa de TV, motivado pela pandemia do Corona Vírus, a CT optou por finalizar a reunião e deixar para definir com maiores detalhes no futuro. Sem mais nada a ser acrescentado, se deu por encerrada a Reunião Extraordinária Conjunta da Câmara Técnica de Educação Ambiental, Comunicação e Mobilização Social, e Câmara Técnica de Instrumentos de Gestão.

Data da Aprovação do Relatório: 20/06/2020