Iniciativa do Comitê busca ordenar o turismo na região, envolvendo a comunidade local e promovendo a conservação ambiental
O Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras (CBH Macaé Ostras) participou, nesta quinta-feira (29), da reunião no Conselho Gestor da APA do Sana (SANAPA), onde apresentou ao Conselho o projeto OrdenaTur Sana.
O projeto, em execução pelo Comitê, tem como objetivo identificar os atrativos naturais da região, compreender a dinâmica do turismo e propor estratégias para ordenar a visitação na unidade de conservação. A iniciativa visa sensibilizar visitantes e moradores sobre a importância da conservação desses recursos naturais.
Thayná Fernandes, representante do CBH Macaé Ostras no Conselho, iniciou a reunião apresentando o Comitê e seus objetivos. Em seguida, os técnicos Paulo Bolligner, Fernando Kanni, Cláudia Moraes e Luiz Renato Ignarra, da empresa Horwath HTL Brasil, contratada para executar o projeto, destacaram os principais objetivos e atividades que estão sendo desenvolvidas.
O projeto realizará um diagnóstico turístico da APA, além de promover ações para mobilizar e sensibilizar organizações, a comunidade local e os visitantes sobre a importância do turismo responsável e da conservação ambiental. Luiz Renato, grande especialista na área de turismo, explicou que o objetivo é mitigar os impactos negativos e garantir a manutenção e melhoria da qualidade ambiental da região, assegurando a continuidade da atividade turística.
Alice Azevedo, analista técnica do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), ressaltou a relevância da reunião para apresentar as ações previstas no projeto e destacar a importância da participação da comunidade.
“Embora o Ordenatur Sana seja concluído em fevereiro, as ações propostas não devem se encerrar com o fim do projeto. A ideia é gerar produtos, como um caderno de gestão turística para a APA do Sana, distrito de Macaé. Esse material abordará a governança turística da unidade de conservação. Sabemos que esses planos de turismo são mais eficazes com o envolvimento da comunidade. Essa proximidade é fundamental para o sucesso do projeto e das ações futuras”, afirmou a analista.
Os técnicos da Horwath HTL Brasil também enfatizaram que o projeto trabalhará as conexões das águas, ligando a região serrana à costeira, característica marcante da Região Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras. Além disso, foi publicado um edital para selecionar um jovem, do Colégio Municipal do Sana, para atuar com um agente comunicador e mobilizador. Essa ação faz parte dos objetivos da contratada que pretende estreitar a relação entre a comunidade local e os turistas, bem como entre os visitantes e a natureza, fortalecendo o vínculo com a região.