REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA CÂMARA TÉCNICA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL OFÍCIO DE CONVOCAÇÃO CBH MACAÉ Nº 216/2024
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- Videoconferência
- 10h
REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA CÂMARA TÉCNICA EDUCAÇÃO
AMBIENTAL, COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL
OFÍCIO DE CONVOCAÇÃO CBH MACAÉ Nº 216/2024
Membros presentes
Virgínia Sá Rego (Casa Dos Saberes); Thayná Fernandes (S.O.S Praia do Pecado); Evelyn Raposo (PMM); Vânia Sanches (PMNF).
Faltantes
1. Debate sobre o tema do vídeo mensal – Plano de Comunicação;
2. Alinhamentos finais Fórum Água e Juventude;
3. Organização Fórum da Sociedade Civil;
4. Fórum Rio Macaé Com Vida:
5. Atualização dos ajustes no Caderno das Juventudes;
6. Alinhamento sobre projeto de Educação Ambiental a ser construído na Mentoria INEA.
Ouvintes
Maria Inês Paes (IFF Macaé); Gabriel Barbosa (PMRO); Alice Azevedo (CILSJ); Daniele Pereira(CILSJ); Ednilson Gomes (CILSJ); Fernanda Hissa (CILSJ); Karoliny Barreto (CILSJ).
Pauta
Reunião
A reunião foi iniciada às 10h10, ao atingir o quórum. A Sra. Daniele solicitou a adição de um ponto para debate: o tema do video mensal no âmbito do Contrato do Plano de Comunicação, acatada pelos presentes como o primeiro ponto de pauta. A Sra. Daniele resgatou sobre os temas escolhidos no início do ano para a elaboração de tais vídeos e que seria necessário que os membros esclarecessem a proposta inicial para repasse à contratada ou definir um novo tema. Sra. Virgínia sugeriu as queimadas intensas ocorridas recentemente na região. Os presentes apoiaram a ideia e completaram a sugestão solicitando a inclusão das legislações que dispõem sobre queimadas em Áreas de Preservação Permanente (APP), com frases de efeito “Colocar fogo é crime ambiental” e fotos dos últimos acontecimentos. O tema final escolhido para substituir o tema de saneamento foi: Mudanças climáticas e impactos das queimadas.
Prosseguindo para o segundo ponto de pauta, a Sra. Daniele apresentou o cronograma para o FAJ e apresentou o Sr. Gabriel, representante da SEMAP da Prefeitura de Rio das Ostras, como responsável pela visita técnica do evento na etapa do plantio. O Sr. Gabriel explicou que o local seria preparado para receber as 10 (dez) mudas, informando que o Sr. Nivaldo, Técnico Agricola da SEMAP, auxiliaria no processo de plantio. Em seguida, acrescentou que estava monitorando a maré para garantir que será possível acessar o local para o plantio. A Sra. Daniele reforçou que, em caso de maré alta, seria realizada apenas a apresentação oral em frente ao mangue. A Sra. Maria Inês salientou a importância de reforçar com os participantes sobre a necessidade de todos estarem de sapato fechado para visita técnica. A Sra. Daniele informou que iria reforçar com os professores.
A Sra. Daniele trouxe o caso da inscrita entre as vagas da Coordenadoria de Juventude de Macaé que era menor de 18 anos e que não tinha um acompanhante formal. Informou que já havia questionado à Sra. Andressa e que, enquanto aguardava retorno, solicitou o posicionamento dos membros quanto à inscrição. A Sra. Virginia pontuou que, caso não haja um acompanhante, a aluna não poderia ser considerada.
Atualizando sobre o transporte, o Sr. Ednilson e a Sra. Daniele apresentaram as informações e informaram que haveria um veículo para cada instituição. A Virginia questionou se haveria um veículo para os alunos da escola sede do evento durante a visita técnica, uma vez que não haveria para chegada e saída do evento, fato que foi confirmado pela Sra. Daniele. A Sra. Thayná solicitou transporte e questionou se alguma participante de fora das escolas pré-definidas havia se inscrito no FAJ. A Sra. Daniele explicou que todas as vagas já estavam ocupadas até o momento e que uma representante da Coordenadoria da Juventude de Quissamã havia tentado, porém não foi habilitada pela área de atuação não pertencer à RH-VIII.
A Sra. Maria Inês questionou se a Sra. Aurea, Diretora do IFF Campus Macaé já havia informado quais docentes iriam acompanhar os alunos. A Sra. Daniele informou que a lista de inscritos pelo IFF tinha apenas a Sra. Aurea como responsável. A Sra. Maria Inês pontuou que os alunos do IFF não poderiam se deslocar em veículos sem acompanhantes e que entraria em contato com a Sra. Aurea para verificar a possibilidade de a Sra. Thayná ser representante em um dos veículos, uma vez que era aluna egressa da instituição.
A Sra. Daniele informou que teria uma reunião em breve com o Sr. Bruno Araújo, palestrante do evento, questionando se gostariam de alguma informação ou questionamento a ele. Em seguida, reforçou o questionamento sobre a necessidade de impressão dos certificados. A Sra. Virginia solicitou que fosse instruído ao palestrante sobre a apresentação com foco na RH-VIII e sobre os certificados, achava importante que os jovens tivessem a experiência de receber em mãos, recomendando a impressão, com o aval dos demais membros.
Seguindo para o terceiro ponto de pauta, a Sra. Daniele contextualizou que ela e o Sr. Ednilson visitaram o local do evento e a estrutura do mesmo era muito boa. Quanto à visita técnica, trouxe a possibilidade de visitarem a foz do rio Macaé, onde um palestrante, como um pescador, poderia apresentar sobre as alterações no local ao longo dos anos em até 20 (vinte) minutos. Informou a busca pelo palestrante e esperava ter um retorno em breve. Sobre a programação, a Sra. Daniele informou que houve a necessidade de reduzir a duração do almoço devido ao deslocamento da visita e solicitou o envio de instituições que deveriam ser convidadas para participar. A Sra. Maria Inês pontuou a necessidade de reforçar no convite que as instituições devem pertencer a RH-VIII.
Iniciando o quarto ponto de pauta, a Sra. Maria Inês comunicou aos presentes que conseguiram o espaço da FIRJAN para realizar o evento, questionando a Sra. Daniele se já havia marcado a visita ao local para conhecer as instalações. A Sra. Daniele informou que durante esse período estaria de férias, mas que o Sr. Ednilson já estava verificando com o Sr. Everaldo, representante da FIRJAN, para tal.
A Maria Inês informou que havia a necessidade de questionar à FIRJAN sobre o posicionamento quanto à inclusão da logomarca da Firjan nas divulgações e materiais do evento, pois o assunto ainda não havia sido conversado com a instituição. A Sra. Virgínia opinou que como parceiro para a realização do evento, não se opunha a adicionar a logomarca. Os membros decidiram que o Sr. Ednilson deveria verificar com a FIRJAN e aguardariam o retorno antes de tomar qualquer decisão.
Na construção da programação, os membros sugeriram os seguintes nomes como palestrantes a serem convidados para a programação: na atividade “Novas perspectivas jurídicas: o Rio Macaé como sujeito de Direitos”, o Sr. Paulo Bidegain e o Dr. Augusto Miranda da Justiça do Trabalho de Macaé. Para a mesa redonda “Possibilidades e articulação interinstitucional para proteção da integridade ecológica do rio Macaé”, representantes do CBH Macaé Ostras, das prefeituras dos municipios da RH VIII, do INEA, da SEAS e da Comissão de Meio Ambiente da Alerj. Para a mesa redonda “O Rio Macaé vale mais que ouro: o rio Macaé é o nosso maior tesouro”, os nomes citados à princípio foram da Sra. Maria Inês, do Sr. Tom Adnet. Para a última mesa redonda, chamada de “Conflitos e perspectivas do rio Macaé em contexto de crise climática”, citaram como palestrantes os Professores do NUPEM/UFRJ: Rodrigo Lemes Martins, Francisco Esteves e Ana Petri.
Dando continuidade, a Sra. Daniele perguntou se 01 (uma) hora seria suficiente para o almoço, uma vez que não estava previsto fornecer almoço no evento. Os membros solicitaram que fosse verificada a viabilidade de uso dos restaurantes da FIRJAN e os respectivos valores. A Sra. Maria Inês sugeriu que a instância encaminhasse à Plenária para aprovação uma solicitação de recursos financeiros para contratação de um coffee break para o evento e que a programação previsse uma pausa para tal alimentação. A sugestão foi apoiada pelos membros.
Prosseguindo para o quinto ponto de pauta, sobre os ajustes do caderno, foi informado que ainda não havia retorno da Sra. Andressa com as atualizações no documento e que aguardariam tal retorno para seguir com a revisão. Iniciando o último ponto de pauta, Sra. Maria Inês trouxe a necessidade de a Câmara Técnica definir os detalhes do projeto para a Mentoria desenvolvida pelo INEA e de se realizar um mapeamento das comunidades periféricas que poderia receber o Comitê nas Comunidades. A Sra. Alice complementou que o projeto pode ser usado como um piloto, devido ao recurso disponível para execução e a partir das experiências obtidas realizarem a expansão para outras regiões, acatado pelos demais.
Nada mais a tratar, todos agradeceram e a reunião encerrou-se às 11h57.