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REUNIÃO ORDINÁRIA CÂMARA TÉCNICA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL OFÍCIO DE CONVOCAÇÃO CBH MACAÉ Nº 231/2024

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Data: 04/10/2024

REUNIÃO ORDINÁRIA CÂMARA TÉCNICA EDUCAÇÃO AMBIENTAL,
COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL
OFÍCIO DE CONVOCAÇÃO CBH MACAÉ Nº 231/2024

Membros presentes

Virginia Sá Rego (Casa dos Saberes); Tamiris Lima (Ama Lumiar); Valbert Schott (Águas de Nova Friburgo); Thayná Fernandes (S.O.S Praia do Pecado).

Ouvintes

Maria Inês Paes (IFF-Macaé); Thaisa Azevedo (Fonte Certa); Cláudia Magalhães (CILSJ); Daniele Pereira (CILSJ); Ednilson Gomes (CILSJ); Thiago Cardoso (CILSJ); Karoliny Barreto (CILSJ).

Pauta

1. Organização Fórum da Sociedade Civil;

2. Organização Fórum Rio Macaé CoMvida;

3. Debate para a confecção de materiais: Revistas de atividades;

4. Retorno sobre o projeto comitê nas comunidades nas oficinas de mentoria do Inea;

5. Alinhamento sobre o plano de capacitação dos membros.

Atualização de Pauta:

1. Retorno sobre a avaliação do IX FAJ;

2. Organização Fórum da Sociedade Civil;

3. Organização Fórum Rio Macaé Com Vida;

4. Debate para a confecção de materiais: Revistas de atividades;

5. Retorno sobre o projeto Comitê nas Comunidades nas oficinas de mentoria do Inea;

6. Observações do Boletim Informativo.

Reunião

A reunião teve início às 09h06, com a solicitação e aprovação da inserção dos seguintes itens de pauta “Retorno sobre a avaliação do IX FAJ” e “Observações do Boletim Informativo”. Iniciando o primeiro ponto de pauta, a Sra. Daniele apresentou as respostas obtidas com o preenchimento do formulário de avaliação pelos participantes, destacando as críticas ao comportamento de um dos participantes. Os membros solicitaram que fosse informado à pessoa em questão sobre as críticas recebidas.

No segundo ponto de pauta, o Sr. Ednilson atualizou sobre o andamento das inscrições. A Sra. Maria Inês enfatizou a necessidade de filtrar os inscritos e pontuar que o evento era focado em membros da Sociedade Civil. Foi solicitado aos membros do CBH Macaé Ostras que fossem participar do evento que também se inscrevessem por questões de logísticas. O Sr. Ednilson avisou que seria necessário revisar alguns inscritos que não responderam em quais instituições estão vinculadas, e como conduzir para casos de pessoas físicas que se inscreveram. A Sra. Maria Inês sugeriu que entrassem em contato com tais inscritos, questionando a quais movimentos sociais estão ligados, antes de aprovar a inscrição.

A Sra. Thayná destacou que gostaria que reforçassem o contato com representantes dos assentamentos Celso Daniel e Osvaldo de Oliveira, adicionando pontos de parada do transporte em Macaé como o Terminal CEHAB e esses assentamentos. A Sra. Maria Inês sugeriu que, diante das dificuldades que os moradores dessas regiões enfrentam e o quanto poderiam agregar ao debate, poderiam separar duas vagas para cada assentamento garantindo a participação. A sugestão foi aceita pelos membros. A Sra. Virginia citou a necessidade de verificar se haverá participantes saindo de Nova Friburgo. O Sr. Ednilson informou que estavam esperando o fim das inscrições para decidir itinerário dos veículos.

O Sr. Ednilson informou que uma professora do Cederj de Nova Friburgo questionou se poderia ser disponibilizado um transporte para levar sua turma. Os membros concordaram que não era viável, porém, caso a professora quisesse participar, poderia se inscrever. O Sr. Ednilson apresentou a programação. A Sra. Maria Inês comunicou que alterou o tema da roda de conversa nos oficios de convite, devido à possibilidade de interpretação incorreta sobre o mesmo. O Sr. Ednilson informou o convite a um pescador para fazer um momento de fala durante a visita técnica, que solicitou um transporte até o evento, encaminhado para aprovação da Plenária pelos membros.

A Sra. Virgínia perguntou se houve inscrição da equipe Associação Friburguense de canoagem, pois não havia encontrado na lista de oficios de convite, reforçada pela Sra. Maria Inês. O Sr. Ednilson informou que, se pudessem disponibilizar o contato, realizaria o convite. A Sra. Maria Inês avisou que enviaria o contato.

A Sra. Maria Inês iniciou o terceiro ponto de pauta, atualizando sobre os convites aos palestrantes do evento. O Sr. Tom Adnet aceitou e informou que precisaria de ajuda de custo para deslocamento. O Sr. Paulo Bidegain também confirmou sua participação e enviou uma lista de sugestões para a programação do evento. Em relação aos pesquisadores do NUPEM, apenas o Sr. Francisco retornou com a recusa devido à conflito de agenda. A Sra. Daniele questionou se o Sr. Paulo também iria precisar de ajuda de custo. A Sra. Maria Inês informou que não havia sido avisada, mas que iria verificar com o mesmo.

Sobre a programação do evento, foram lidas sugestões do Sr. Bidegain e dos membros presentes sendo definido: abertura em 20 minutos, com a participação do CBH Macaé Ostras, FIRJAN, Inea/SUPMA e SEAS; apresentação do Diagnóstico do PRH RH VIII pelo CILSJ em 01h. Palestra realizada pelo Sr. Paulo Bidegain sobre “Novas Perspectivas para o Rio Macaé Conservação e Usos Múltiplos do ecossistema do Rio Macaé” de 20 (vinte) minutos. Posteriormente, a primeira mesa redonda com representantes de poder público (CBH Macaé Ostras, INEA, PMM, PMFN, PMCA, SEAS e a Comissão de meio ambiente da ALERJ).

Após o almoço previsto de 12h30 às 13h30, iniciaria a segunda mesa redonda, com a duração de 1h10, e os palestrantes confirmados até então são a Sra. Maria Inês e o Sr. Tom Adnet. Em seguida, a terceira mesa redonda de 50 minutos e 1h para divisão de grupos e elaboração da carta, seguida por 20 minutos para apresentação e elaboração da carta. Nomes para possíveis palestrantes foram sugeridos e contato seria feito para checar a disponibilidade. Todas as palestras e mesas teriam 20 (vinte) minutos de debate.

O Sr. Ednilson compartilhou suas impressões sobre a visita à Firjan e exibiu algumas fotos do local, elogiando a qualidade das dependências e a recepção do Sr. Everaldo durante toda visita. Em seguida, informou que, ao questioná-lo sobre o uso da logomarca na divulgação do evento, o mesmo indicou que não poderia autorizar e sugeriu que um oficio fosse enviado, cuja elaboração e envio foi aceita pelos membros.

Sobre as inscrições, a Sra. Daniele sugeriu o período de duração de 04 a 15 de novembro, sendo encerrada uma semana antes do evento para organização interna, uma vez que não estava previsto transporte. A Sra. Virgínia concordou com a proposição. A Sra. Maria Inês pontuou sua preocupação sobre a participação da Sociedade Civil sem o transporte, avisando que não o fornecer a prejudicaria. Em seguida, sugeriu que fosse fornecido, e, caso não houvesse recursos financeiros previstos, indicou que os membros encaminhassem a proposta de custear o transporte para aprovação em Plenária, pois havia saldo na rubrica de ações de diretoria.

O Sr. Ednilson questionou quais seriam os critérios para o transporte. Os membros concordaram que deveria ter a limitação. O Sr. Ednilson propôs destinar dois veículos (28 vagas) para Sociedade Civil tendo em vista que cada veículo detinha 14 vagas, no máximo. A Sra. Maria Inês indicou que essa quantidade já deveria considerar os membros do Comitê e solicitou que os interessados se inscrevessem para facilitar a organização. A Sra. Virgínia solicitou a realização de uma reunião extraordinária para o início de novembro para concluir os detalhes do evento.

Iniciando o quarto ponto de pauta, a Sra. Daniele perguntou se seria do interesse dos membros em realizar uma nova impressão da revista de atividades, informando que, em caso de retorno positivo, a revista precisaria ser atualizada. A Sra. Virginia concordou em realizar uma nova remessa, desde que considerasse a atualização da composição do CBH Macaé Ostras após as eleições. A Sra. Daniele solicitou o acordo dos presentes para as seguintes alterações: atualização das logomarcas e da composição do CBH Macaé Ostras, aguardando as eleições; a inclusão dos pesquisadores que participaram da construção das informações; manutenção da gramatura e das especificações originais da revista. Os membros concordaram com os pontos.

Em seguida, a Sra. Daniele questionou a quantidade de impressões em 5.000 unidades novamente. A Sra. Thayná perguntou estaria considerando as 5.000 unidades solicitadas pela Sra. Andressa para distribuição, sugerindo dobrar a quantidade impressa dessa vez. A Sra. Daniele esclareceu que durante a solicitação, como não havia disponível o total solicitado, foram enviadas 360 unidades. Os membros acordaram que a autorização da distribuição à Sra. Andressa e a quantidade, caso aprovada, deveriam ser conduzidas pela Plenária. A Sra. Daniele questionou sobre a impressão dos imãs e a permanência das imagens utilizadas. Os membros solicitaram apenas a atualização da logomarca nos imās. Por fim, ficou alinhado pelos membros que, para a revista, deveria ser realizado um orçamento para 5.000 e 10.000 unidades, a ser levado à Plenária para definição da quantidade final a ser impressa.

A Sra. Daniele avisou que não havia material de distribuição personalizado e definido para o Fórum Macaé ComVida, porém, dependendo da quantidade, poderiam ser distribuídos os materiais já prontos. Comunicou que alguns itens como copo e bolsa distribuídos nos eventos anteriores detinham em pouca quantidade, a qual seria consultada com o Sr. Thiago. A Sra. Virgínia questionou se, caso não houvesse quantidade necessária, poderia levar à Plenária para aprovação de uma nova compra. A Sra. Daniele explicou que esses itens são contratados e por isso precisa verificar se haveria tempo hábil para solicitar novos.

A Sra. Virgínia propôs que a pauta sobre capacitação dos membros fosse deixada para a próxima reunião, acatada pelos membros. Seguindo para o quinto ponto da pauta, a Sra. Virgínia apresentou as especificações e metodologia do projeto que seria apresentado na mentoria. A Sra. Maria Inês acrescentou que um consultor dos organizadores iria fazer um orçamento preliminar e apresentar na reunião de fechamento da mentoria do próximo dia 15, para verificar se o projeto continuaria com todas as comunidades como previsto ou se seria feito um piloto, em menor escala.

Adentrando no último ponto de pauta, a Sra. Virgínia expôs sua preocupação quanto ao boletim informativo, questionando se sua elaboração estava relacionada à assinatura do contrato do Plano de Comunicação. A Sra. Daniele esclareceu a diferença entre os contratos vigentes, sendo um o Plano de Comunicação e o outro a Assessoria de Comunicação. Complementou que o último foi iniciado em agosto e que previa a elaboração e publicação do Boletim Mensal, cujo novo formato havia sido previamente debatido e definido pela CTEACOM e informado à contratada. Esclareceu ainda que havia também previsto o boletim informativo trimestral, a ser elaborado pela Assessoria de Comunicação e a impressão pelo contrato do Plano de Comunicação, como uma complementação.

A Sra. Virgínia perguntou se os boletins seriam impressos e a Sra. Thayná perguntou qual era o prazo para o próximo boletim trimestral. A Sra. Daniele explicou que o primeiro boletim informativo trimestral já havia sido impresso e que o segundo estava em fase de finalização, após a participação dos membros. Esclareceu que o Boletim Mensal era apenas digital e que os prazos ainda estavam em definição no plano de trabalho. A Sra. Virgínia solicitou a apresentação dos prazos de execução e esclarecimento do caráter de cada boletim na próxima reunião. A Sra. Daniele esclareceu que o formato do boletim mensal foi definido pelos membros de forma distinta a conteúdo trazido nos boletins informativos trimestrais e que a impressão dos últimos seria encerrada junto com o contrato do Plano de Comunicação. A Sra. Virgínia questionou quando encerraria o contrato. A Sra. Cláudia respondeu que o termo aditivo terminaria no dia 20 de
dezembro de 2024.

Ao fim da pauta, a Sra. Thayná questionou sobre a viabilidade de ajuda de custo para sua participação do Fórum da Juventude 2030. A Sra. Virginia solicitou o encaminhamento da solicitação para aprovação em próxima reunião da Plenária.

Nada mais a tratar, todos agradeceram, e a reunião encerrou-se às 11h36.

Data da Aprovação do Relatório: 21/01/2025