Pular para o conteúdo

Prezado visitante, informamos que nosso site está passando por atualizações.
Pedimos desculpas por qualquer transtorno. Obrigado pela compreensão.

REUNIÃO ORDINÁRIA DA DIRETORIA COLEGIADA OFÍCIO DE CONVOCAÇÃO CBH MACAÉ Nº 221/2024

  • Início
  • REUNIÃO ORDINÁRIA DA DIRETORIA COLEGIADA OFÍCIO DE CONVOCAÇÃO CBH MACAÉ Nº 221/2024
Data: 27/09/2024

REUNIÃO ORDINÁRIA DA DIRETORIA COLEGIADA
OFÍCIO DE CONVOCAÇÃO CBH MACAÉ Nº 221/2024

Membros presentes

Maria Inês Paes Ferreira (IFF Macaé); Affonso Henrique de Albuquerque Junior (EMATER-RJ);
Virgínia Villas Boas Sá Rego (Casa dos Saberes); Fernando Jakitsch Medina (UTE Norte
Fluminense); José Eduardo Carramenha (Tepor-Macaé); Jolnnye Rodrigues Abrahão (PMRO).

Ouvintes

Vicente Santos Oliveira (IFF Pólo de Inovação); Adriana Miguel Saad (CILSJ); Cláudia
Magalhães (CILSJ); Ednilson Gomes (CILSJ); Karoliny Barreto (CILSJ).

Pauta

1. Apoio ao IX Seminário Regional de Recursos Hídricos (SRHIDRO 2024) organizado pelo
IFF;
2. Alinhamento sobre a participação do CBH Macaé Ostras no Seminário Macaense Águas,
Educação, Saúde e Natureza;
3. Informes Gerais.

Atualização de Pauta:

1. Alinhamento sobre a participação do CBH Macaé Ostras no Seminário Macaense Águas,
Educação, Saúde e Natureza;
2. Apoio ao IX Seminário Regional de Recursos Hídricos (SRHIDRO 2024) organizado pelo
IFF;
3. Resposta ao Procurador (Oficios do MPF);
4. Saneamento do Parque dos Passáros;
5. Destinação de recursos para a solenidade de entrega de premiação do PSA;
6. Aprovação do aporte financeiro para contratação da plataforma de videoconferência para
reuniões do CBH Macaé Ostras;
7. Informes Gerais.

Reunião

A reunião iniciou-se às 09h32 com a inclusão das pautas sugeridas pelos membros. A Sra. Maria
Inês iniciou o primeiro ponto de pauta falando brevemente sobre o evento. O Sr. Carramenha
informou que foi convidado a fazer uma pequena apresentação sobre o CBH Macaé Ostras e seus
principais projetos. Os membros deram algumas sugestões de tópicos que poderiam ser abordados.
A Sra. Maria Inês sugeriu que, devido à magnitude do evento, um analista do Consórcio
Intermunicipal Lagos São João (CILSJ) acompanhasse o evento.
Dando prosseguimento, a Sra. Maria Inês introduziu o segundo ponto de pauta, passando a
palavra ao Dr. Vicente, que apresentou o evento, explicou que gostaria de vincular a execução ao
CBH Macaé Ostras, adicionando a logo nos materiais de divulgação, e solicitou o apoio financeiro
para confecção de 3 faixas e 5 banners que seriam utilizadas no evento. A Sra. Maria Inês solicitou
que os analistas escrevessem um resumo sobre um dos projetos do CBH para apresentarem no
evento. O Sr. Ednilson sugeriu o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais, tema que
estava sendo trabalhado no ‘Desafio dos ODS’, sugestão que foi aceita pelos presentes. Os
diretores também aprovaram o apoio ao evento.
Partindo para o terceiro ponto de pauta, a Sra. Maria Inês contextualizou os membros sobre os
ofícios recebidos, enviados pelo Dr. José Alexandre Maximino,. O primeiro ofício perguntava
sobre a existência de programas de combate ao incêndio na RH, que foi respondido, negando a
existência desse programa e apresentando os que estavam sedo executados. O segundo oficio
questionava se havia um diagnóstico de áreas ocupadas irregularmente nas APPs, o qual foi
respondido que não fazia parte das competências do Comitê, mas que poderia ser incluindo no
Plano de Recursos Hídricos, caso houvesse verba e fosse solicitado pelo Promotor e/ou por outro órgão similar. Sobre a resposta ao segundo oficio, o Sr. Fernando opinou que era importante
delimitar na resposta o que era ou não competência do Comitê.
Em seguida, a Sra. Maria Inês informou que receberam um ofício do Promotor Vitor Miceli,
solicitando informações sobre o Plano de Recursos Hídricos. Informou que o jurídico do CILSJ
elaborou uma resposta, mas que, antes de enviar, gostaria da opinião dos outros membros da
diretoria. O Sr. Fernando questionou que, antes de discutir o texto, gostaria de saber como estava o
andamento do plano. O Sr. Jolnnye questionou a necessidade de enviar o escopo como anexo da
resposta, uma vez que não foi solicitado. Os membros concordaram que o escopo deveria ser
retirado.
A Sra. Adriana mencionou que a equipe jurídica elaborou a resposta para ser simples e objetiva.
Em seguida, informou que a RHA Consultoria, empresa que executava a Revisão do Plano,
atrasou e entregou produtos de baixa qualidade técnica, apesar das advertências recebidas. Diante
disso, após consulta com a equipe jurídica, foi decidido rescindir o contrato e realizar uma nova
licitação e uma contratação única para os três módulos. Por fim, informou que a Sra. Cláudia iria
explicar melhor como funcionaria esse contrato novo.
A Sra. Maria Inês explicou que, inicialmente, o Plano de Recursos previa uma contratação única,
mas foi dividido em três módulos por falta de verba. Depois, demonstrou preocupação com a
união do Módulo 3 aos Módulos 1 e 2, pois o mesmo exigia uma expertise diferente dos outros. O
Sr. Fernando questionou se a empresa já havia sido contatada desde a reunião do GT Plano, na
qual a rescisão foi debatida, e se a empresa teria um prazo para recorrer. A Sra. Adriana informou
que, até então, a empresa apenas havia recebido advertências, pois era necessária uma análise
jurídica detalhada antes de qualquer decisão. Logo após, informou que o aviso de rescisão seria
enviado na segunda-feira (30/09/2024) e a empresa teria 30 dias para recorrer.
A Sr. Fernando argumentou que, se a empresa fosse notificada antes da resposta ao Ministério
Público, essa informação deve constar no oficio. A Sra. Maria Inês sugeriu que solicitassem uma
prorrogação de prazo para responder o oficio. O Sr. Carramenha concordou que a prorrogação
deveria ser solicitada e indicou que a resposta elaborada deveria ser técnica e sucinta. Em seguida, pontuou que precisavam respeitar o prazo de todos os trâmites da rescisão com a RHA. A Sra.
Adriana informou que todos os prazos seriam respeitados, mas que nada impedia de iniciar um
novo de processo de licitação enquanto o processo de rescisão ocorria.
O Sr. Affonso sugeriu que o texto do ofício fosse no plural, pois apesar de ser a Diretora
Presidente que assina, toda a Diretoria Colegiada estava sendo representada. A Sra. Maria Inês
solicitou que a Sra. Adriana e a equipe elaborassem um novo oficio e o mesmo seria
compartilhado para que os membros opinassem antes de ser enviado ao Ministério Público.
Na sequência, a Sra. Cláudia informou sobre o andamento das metas previstas para o contrato.
Explicou que, apesar do Módulo 3 (Comunicação) estar contratado, devido a todos os atrasos,
seria necessário reajustar os valores do contrato e todo esse trâmite exigiria muito tempo. A Sra.
Maria Inês perguntou se não haveria problemas em rescindir o contrato com empresa do Módulo
3. A Sra. Cláudia disse que não havia impedimento, pois a CBH tem esse direito previsto em
contrato.
O Sr. Fernando pontuou que essa junção dos três módulos deve ser validada no GT Plano. A Sr.
Maria Inês avisou que seria necessário agendar reuniões extraordinárias para dar andamento à
Revisão do Plano. A Sra. Cláudia pontuou a importância da reunião da Plenária para aprovação do
novo escopo e que a contratação ocorresse até 31 de outubro. Após deliberação dos membros,
foram agendadas as seguintes reuniões extraordinárias:
a) GT Plano: 18 de outubro de 2024;
b) Diretoria Colegiada: 28 de outubro de 2024;
c) Plenária: 31 de outubro de 2024.
Dando prosseguimento, o Sr. Jolnnye deu início à quarta pauta, solicitando uma reunião conjunta
extraordinária entre CTIL e CTIG para elaboração e aprovação de uma minuta de resolução e uma
Plenária extraordinária para aprovar os recursos para o projeto de saneamento básico do Parque
dos Pássaros, ainda em 2024. Os membros concordaram com a solicitação.
Na quinta pauta, a Sra. Virgínia solicitou recursos para realizar o evento de premiação do
Programa PSA, informando que o local planejado seria a Ação Rural, em Lumiar. O Sr. Affonso
complementou que conversou com o Sr. Jaílton, que reagiu positivamente em ceder o local por
uma pequena taxa, mas que antes de confirmar precisava conversar com o Conselho Rural. Ficou
aprovado pelos membros o recurso de R$ 10.000,00 para apoio ao SRHIDRO 2024 e ao evento do
PSA.
No sexto ponto de pauta, referente à aprovação do aporte financeiro para contratação da
plataforma de videoconferência para reuniões do CBH Macaé Ostras, a Sra. Maria Inês explicou
que antes da aprovação, era necessário confirmar se havia verba disponível e o valor total da
contratação da plataforma antes de dar andamento ao pedido. O Sr. Jolnnye solicitou que a
descrição dos gastos fosse apresentada aos diretores no futuro, para uma maior transparência.
Seguindo para o último ponto de pauta, a Sra. Virgínia explicou que recebeu o Caderno da
Juventude, esclarecendo que anteriormente o havia recebido sem as alterações sugeridas pelo
CBH. Após comunicação da Diretora Presidente com a Sra. Andressa, a mesma havia se
desculpado e se prontificado em fazer as modificações e enviá-las dentro do prazo estipulado.
Ainda, informou que, em conjunto com o Sr. Ednilson e a Sra. Thayná, estavam preparando a nota
técnica para a submissão no Desafio dos ODS. O Sr. Jolnnye avisou que durante o GT
Saneamento foram informados que a água produzida na bacia de Rio das Ostras, na RH VIII,
estaria sendo utilizada para o abastecimento da população da RH VI. Por fim, o Sr. Ednilson
informou que sempre que uma licitação for publicada no site do CILSJ, será enviado para o grupo
no aplicativo de mensagens, conforme solicitado pelos Diretores anteriormente.
Nada mais a tratar, todos agradeceram e a reunião encerrou-se às 11h57.

Data da Aprovação do Relatório: 21/01/2025