O Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras (CBH Macaé Ostras) promoveu, nesta sexta-feira (11), a 1ª Oficina de Capacitação dos Grupos de Trabalho e Acompanhamento do Plano Municipal de Saneamento Básico de Rio das Ostras (GTA–PMSBRO) e do Grupo de Mobilização (GM). A atividade foi realizada no Parque dos Pássaros, no bairro Jardim Mariléa, e reuniu representantes do grupo, a saber: a sociedade civil, o poder executivo municipal e a concessionária responsável pelos serviços de saneamento no município.
Durante a oficina, foram trabalhados os temas pertinentes as Etapas de Diagnóstico e Prognóstico do plano, essenciais para compreender a realidade atual dos serviços de saneamento na cidade. A partir de dados técnicos e das contribuições da população, as etapas em debate permitirão identificar fragilidades e potencialidades e definir objetivos, metas e programas baseados em decisões mais assertivas e alinhadas às necessidades locais.
O PMSBRO será estruturado com foco nos quatro eixos do saneamento básico: abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, e drenagem de águas pluviais. O plano também integrará avaliações voltadas à salubridade ambiental, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e da infraestrutura urbana.
A iniciativa busca esclarecer pontos sobre o processo de elaboração, incentivar o engajamento da população e reforçar a importância da escuta ativa no processo de elaboração do plano. Como parte das próximas etapas, será realizado nesta terça-feira (15) o Seminário do Plano Municipal de Saneamento Básico de Rio das Ostras, às 17h30, na Câmara Municipal, no bairro Verdes Mares. O evento é aberto ao público e pretende ampliar o espaço de diálogo e cooperação entre a sociedade e o poder público.
Sua voz é fundamental! Acompanhe as atividades, participe das reuniões e contribua com ideias e sugestões.