O balanço hídrico quantitativo confronta a água disponível e a água consumida em toda a rede de drenagem da Região Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras – RH VIII, de acordo com estimativas.
Já o balanço hídrico qualitativo simula as condições de qualidade de água na rede de drenagem da RH VIII, o que é importante para se avaliar como são atendidas as demandas hídricas em termos de qualidade.
Ambos os balanços consideram a rede de drenagem, as vazões fluviais nas diferentes seções fluviais, e as demandas hídricas que nelas são supridas.
Contudo, o balanço qualitativo considera, ainda, as cargas poluentes lançadas na rede de drenagem, seus processos de transporte, diluição e depuração e a resultante concentração final dos poluentes, dada pelo quociente entre as cargas poluentes e as vazões fluviais.
O Relatório do Balanço Hídrico do Plano de Recursos Hídricos da RH-VIII considera o ano de 2012 como a cena atual e apresenta os resultados do balanço hídrico qualiquantitativo estimado para a região.