Skip to content

Prezado visitante, informamos que nosso site está passando por atualizações.
Pedimos desculpas por qualquer transtorno. Obrigado pela compreensão.

CBH Macaé se reúne para eleger nova plenária para biênio 2019-2021

Em reunião marcada para o dia 25, novo presidente e membros da diretoria também serão eleitos

Acontece nesta sexta-feira, 25, na Reserva Biológica União, em Rio das Ostras, a partir das 9h, uma reunião entre os membros do Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras (CBH Macaé) para renovar a plenária do órgão colegiado, além de decidir a nova composição da diretoria, incluindo o diretor-presidente, o vice-diretor presidente, o secretário-geral e outros três membros, que exercerão mandato de dois anos. Atualmente, o comitê é presidido por Rodolfo dos Santos Coutinho Coimbra.

O encontro reunirá as entidades que, após a divulgação do edital, no dia 10 de dezembro de 2018, manifestaram o interesse de permanecer ou começar a fazer parte da plenária do comitê ambiental. A eleição da nova diretoria terá três etapas: escolha de dois candidatos por cada segmento (sociedade civil, usuários e poder público), totalizando seis; a escolha entre os seis membros da diretoria dos cargos que cada um irá ocupar no próximo biênio; e a aprovação dessa seleção feita pelos membros da plenária.

O atual presidente, Rodolfo dos Santos Coutinho Coimbra, ressaltou a importância da renovação da plenária do órgão para garantir que a política nacional de recursos hídricos seja implementada. Além disso, ele fez um pequeno balanço de sua gestão à frente do comitê no último biênio, destacando principalmente a superação perante os obstáculos financeiros.

– A renovação da grade de membros do CBH Macaé é imprescindível para garantir que a política nacional de recursos hídricos seja implementada, uma vez que tal política prevê que a gestão deste recurso deve ser de forma integrada, participativa e descentralizada. Nos últimos biênios, inclusive neste recente, o CBH Macaé vem garantindo de forma paritária entre os setores que novas instituições possam contribuir de forma direta e indireta no planejamento e gestão dos recursos hídricos da Região Hidrográfica VIII. Vale ressaltar que apesar de todos os entraves político-financeiros que os comitês de bacia do Estado do Rio de Janeiro enfrentaram frente à crise financeira e arresto dos recursos para implementação dos planos de Bacia, o CBH Macaé se manteve íntegro e eficaz nos direcionamentos da política de recursos hídricos – disse.

Na sexta-feira, outras duas reuniões extraordinárias também acontecerão durante o evento. Elas tratarão sobre uma pequena mudança no regimento interno do órgão e, também, sobre o orçamento para o próximo biênio.  

Entre os objetivos do CBH Macaé estão gerenciar de forma descentralizada, participativa e integrada os recursos hídricos na esteira do desenvolvimento regional e da proteção do meio ambiente na região hidrográfica VI do Estado do Rio de Janeiro, que inclui os municípios de Macaé em sua totalidade e parcialmente os municípios de Nova Friburgo, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu e Carapebus.

O comitê estimula e apoia iniciativas de educação ambiental e de proteção da água contra ações que possam comprometer seu uso, maximizando os benefícios econômicos e ambientais que este bem pode dar à sociedade, além de promover a prevenção contra eventos hidrológicos críticos que ofereçam risco à segurança pública e possam trazer prejuízos diversos.

Para os profissionais da imprensa que desejarem cobrir o evento, solicitamos que entrem em contato para o credenciamento.