SIGA é uma importante ferramenta que visa reunir e divulgar dados da Bacia Hidrográfica dos Rios Macaé e das Ostras
O Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Macaé e das Ostras (CBH Macaé) participou, na última quarta-feira (17), do treinamento do Sistema de Informações Geográficas e Ambientais da Região Hidrográfica (SIGA Macaé). A atividade foi realizada no laboratório de informática do Instituto Federal Fluminense (IFF), campus Macaé.
O SIGA Macaé desempenha um papel fundamental para o Comitê, pois é uma importante ferramenta para reunir e divulgar dados qualitativos e quantitativos da Região Hidrográfica VIII e demais informes relacionados aos mesmos. Segundo a analista técnica do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), Fernanda Hissa, o sistema de informações subsidia as tomadas de decisão e contribui para a difusão de conhecimento.
A empresa responsável pelo desenvolvimento da ferramenta, K2FS Sistemas e Projetos, afirma que a plataforma vai proporcionar mais transparência aos dados e disponibilizar informações relevantes relacionadas à região hidrográfica.
“Essa é uma ferramenta fundamental para gestão da Bacia Hidrográfica, pois permite monitorar as condições da água e identificar as ações prioritárias a serem adotadas”, explicou Alfredo Líbano, representante da empresa.
O presidente do CBH Macaé, Rodolfo Coimbra, garante que o objetivo é disponibilizar as informações de maneira simplificada para melhor entendimento por parte da população.
“A ideia é que essas informações fiquem disponíveis para que a população tenha acesso aos dados técnicos, incluindo o acesso visual dos mapas, para não serem somente relatórios gigantes. Estamos trabalhando para que, nesse sistema, o público possa acessar de uma forma mais lúdica e adaptada, com uma linguagem melhor. Não se trata apenas uma ferramenta para gerenciar e planejar os recursos hídricos da região, mas também uma para dar transparência das nossas ações e dos nossos programas”, disse Rodolfo.
A professora Maria Inês Paes Ferreira, coordenadora da Câmara Técnica Institucional Legal do Comitê, destaca que o sistema de informações vai permitir que estudantes tenham acesso aos dados para utilização em trabalhos acadêmicos.
“O SIGA é de total importância não só para o Comitê Macaé, mas para o público também, pois permite o acesso de professores e estudantes, que podem usar esses dados como referência para trabalhos acadêmicos e pesquisas de todo tipo. É uma ferramenta que o Comitê vem buscando implementar há muitos anos, e finalmente estamos colocando em prática”, afirmou ela.