O Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras (CBH Macaé) realizou, na terça-feira (18/07), o IV Fórum Setorial da Sociedade Civil Professor Elmo Amador. O evento foi no Parque dos Pássaros, em Rio das Ostras, e contou com a presença da professora Beatriz Rohden Becker, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O tema desse ano foi “A participação da sociedade civil na reconstrução das políticas públicas de recursos hídricos na RH VIII: O CBH e o saneamento básico”.
Em sua palestra, a professora Beatriz Becker abordou o Novo Marco Legal do Saneamento Básico e a gestão sustentável das águas.
A coordenadora da Câmara Técnica de Educação Ambiental, Comunicação e Mobilização Social (CTEACOM) do CBH Macaé e professora da Universidade Candido Mendes de Nova Friburgo, Virgínia Sá Rego, destacou os objetivos do Fórum, apresentou e relacionou diversos tópicos sobre o panorama do saneamento básico nos municípios da Região Hidrográfica Macaé e das Ostras, com foco na coleta e tratamento de esgoto, abastecimento de água e gestão de resíduos sólidos.
“A gente sabe que é um desafio muito grande conciliar múltiplos interesses, múltiplas visões sobre o que deveria ser o desenvolvimento socioambiental da nossa região. E por isso estamos aqui para dialogar e buscar essa troca de informações com a sociedade civil, a fim de proporcionar melhores condições para a conservação das águas da nossa Bacia Hidrográfica”, disse Virgínia.
Para a estudante Rosileia Queiroz Valadão, moradora de Macaé, a programação trouxe conhecimentos importantes sobre o sistema de saneamento.
“O evento foi maravilhoso e muito rico em conhecimento. A gente percebe que não dá para falar em melhores condições de vida se não tivermos saneamento básico e uma boa qualidade da água que consumimos”, afirmou ela.