O Diretor Vice-Presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras (CBH Macaé), Affonso Henrique de Albuquerque, participou de uma reunião promovida pelo Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FFCBH), nesta terça-feira (10), no auditório do Armazém 2, sede da Águas do Rio, no Centro do Rio de Janeiro.
Os coordenadores dos fóruns estaduais e do Fórum Nacional de Bacias Hidrográficas (FNCBH) também participaram da reunião, com o objetivo de discutir sobre a cobrança pelo uso da água e o enquadramento dos corpos hídricos em classes de qualidade da água no Estado do Rio.
Representantes de cada Comitê de Bacia realizaram uma apresentação, demostrando o cenário atual de cada Região Hidrográfica.
Durante as discussões acerca da cobrança, Affonso abordou a necessidade da Revisão do Plano de Recursos Hídricos e da atualização da cobrança na Região Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras (RH VIII). Também mencionou a existência do Grupo de Trabalho de Cobrança (GT Cobrança) no CBH Macaé e sua atuação em conjunto com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
O Diretor Vice-Presidente do CBH Macaé explicou que o Plano de Recursos Hídricos tem uma proposta para o enquadramento dos corpos hídricos em classes de qualidade da água. Assim, nos últimos cinco anos, o Comitê vem realizando Oficinas para elaborar e validar o enquadramento de forma participativa.
“O Comitê realizou a estratégia de promover oficinas com a sociedade civil, os usuários e o poder público, que chamamos de Oficina do Saber Popular, Oficina do Saber Coorporativo e Oficina do Saber Político, a fim de realizar a Revisão do Plano com foco no enquadramento”, disse Affonso.