Pular para o conteúdo

Contato

Legislação

Transparência

Mapas

Atas

Prezado visitante, informamos que nosso site está passando por atualizações.
Pedimos desculpas por qualquer transtorno. Obrigado pela compreensão.

Conheça nosso Sistema de Informações da Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras – SIGA MACAÉ!

CBH Macaé celebra 20 anos em defesa das águas

O Evento foi realizado no Vilarejo Praia Hotel e contou com a presença de antigos presidentes e representantes do governo do estado do Rio de Janeiro (ERJ) e dos municípios da Região Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras (RH-VIII do ERJ)

O Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras (CBH Macaé) celebrou o aniversário de 20 anos com uma cerimônia especial, na quarta-feira (8), em Rio das Ostras. O evento, que teve homenagens a pessoas e a instituições engajadas na gestão sustentável dos recursos hídricos, contou com a presença de antigos presidentes e representantes do governo do ERJ e dos municípios da Região Hidrográfica VIII.

“Hoje é um dia de muita alegria, mas também de muita reflexão sobre a importância com o nosso compromisso com a gestão participativa e descentralizada de algo que não é apenas um recurso, é a água, é a vida de todos nós. E essa responsabilidade é de todos que estamos aqui, daqueles que já participaram, daqueles que participam do Comitê Macaé e daqueles que ainda virão. Todos temos essa responsabilidade de conduzir nossa Região Hidrográfica para um futuro cada vez melhor e mais sustentável”, afirma a presidente do CBH Macaé, Maria Inês Ferreira.

Um vídeo exibido contou a história de 20 anos de trajetória. O primeiro presidente do CBH Macaé, Paulo Marinho, destacou que esse momento é de muita importância, pois mostra a força do Comitê Macaé.

“Estou muito feliz e honrado por estar aqui nesse evento, que reflete a importância do trabalho e da atuação do Comitê Macaé. Um trabalho extremamente importante e que não pode parar. Precisamos sempre estar atentos à Lei de Cobrança do Estado do Rio que, ao meu ver, sempre está batendo de frente, em desacordo, com a Lei da Política Nacional de Recursos Hídricos, e essas distorções precisam ser corrigidas”, disse o produtor rural.

Criado pelo Decreto nº 34.243, em 2003, o CBH Macaé é um colegiado formado por representantes do poder público, dos usuários de água e da sociedade civil organizada, que possui funções consultivas, normativas e deliberativas, atuando para mediar conflitos relacionados à gestão das águas.

“Nesses 20 anos de atuação, tivemos a honra de implantar projetos fundamentais para o saneamento básico e a educação ambiental, colaborando de forma determinante para a conservação dos recursos hídricos e do meio ambiente como um todo em nossa região hidrográfica. A história do CBH Macaé demonstra a importância do diálogo democrático e da união da sociedade”, explica a presidente Maria Inês.

A Região Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras (RH-VIII do ERJ) contempla seis municípios, sendo Macaé e Rio das Ostras integralmente situados em seu terrritório, e Nova Friburgo, Casimiro de Abreu, Carapebus e Conceição de Macabu situados parcialmente. A atuação dos membros do Comitê de Bacia se dá de forma voluntária ou via liberação de carga horária das instituições que representam e conta com o suporte técnico e operacional de uma entidade delegatária com funções de agência de água, que no caso do CBH Macaé, é o Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ).