Pular para o conteúdo

Contato

Legislação

Transparência

Mapas

Atas

Prezado visitante, informamos que nosso site está passando por atualizações.
Pedimos desculpas por qualquer transtorno. Obrigado pela compreensão.

Conheça nosso Sistema de Informações da Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras – SIGA MACAÉ!

Enquadramento de Recursos Hídricos da RH VIII é apresentado na Câmara dos Vereadores de Macaé

Enquadramento de Recursos Hídricos da RH VIII é apresentado na Câmara dos Vereadores de Macaé

Representante do CBH Macaé Ostras esclareceu sobre o enquadramento e como ele deve ser definido a partir de seus usos múltiplos

O representante do Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras (CBH Macaé Ostras), Leonardo Fernandes, realizou uma apresentação sobre a Proposta Técnica de Enquadramento do Plano de Recursos Hídricos (PRH) da Região Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras (RH VIII), na Câmara dos Vereadores do município de Macaé, na última quarta-feira (13).

Leonardo é representante do segmento do poder público no CBH Macaé, pela Superintendência Regional do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) em Macaé e atua como coordenador adjunto do Grupo de Trabalho de Acompanhamento da Revisão do Plano de Bacia (GT Plano) neste CBH. Dentre os pontos apresentados, Leonardo explicou sobre a definição e atribuições dos Comitês de Bacia, citando o papel na gestão das águas com vistas à garantia da recuperação, da conservação dos corpos d’água bem como e na mediação de conflitos sobre o assunto.

De acordo com Leonardo, o enquadramento significa estabelecer uma meta, um objetivo de qualidade para o trecho de um curso de água baseado em seus usos múltiplos e em seus usos mais exigentes.

“O objetivo do enquadramento é assegurar qualidade para o curso hídrico e também é um instrumento de planejamento. Uma vez que se define uma classe de qualidade, uma classe esperada, seja ela para manter o que se tem, ou para atingir o que se gostaria, em paralelo trabalhamos também com a redução de custos. Afinal, quando se tem o enquadramento toda dinâmica territorial ela passa a ser impactada diretamente por esse enquadramento, porque onde se estabelece uma classe de qualidade melhor o desenvolvimento territorial, a localização dos lançamentos das empresas, os licenciamentos ambientais terão que observar o enquadramento colocado”, explicou Leonardo.

O coordenador adjunto do GT Plano ainda comentou que a proposta do enquadramento visa responder três perguntas básicas: Qual o rio que eu tenho hoje? Qual que é o rio que eu quero ter? Qual rio que eu posso ter? E para responder esses questionamentos é necessário entender que a definição da classe de um corpo hídrico deve levar em consideração as capacidades técnica, financeira e executiva dos atores envolvidos para se alcançar o patamar desejado.

“Temos que compreender como estão nossos trechos, a qualidade dos nossos cursos de água hoje, aquilo que a gente está pretendendo chegar, o que a gente pode fazer e como isso vai impactar o nosso desenvolvimento. Por isso é importante obter aqui a concordância ou não das sugestões propostas. Estamos deixando essa provocação e queremos marcarmos uma data, para que os senhores do poder público, possam contribuir de forma que o Comitê sintetize isso e isso se torne a proposta do Comitê para desenvolvimento de um Plano o mais transversal possível, para exprimir o desejo e a vontade de todos os usuários de água da RH VIII”, finalizou Leonardo.

O CBH Macaé Ostras está em fase de revisão e atualização do Plano de Recursos Hídricos, outro instrumento previsto nas Políticas Nacional e Estadual dos Recursos Hídricos, que visa o planejamento de ações dentro do território dos rios Macaé e das Ostras para garantir água em qualidade e quantidade, não só para a atual, mas para as futuras gerações, respeitando os usos múltiplos da água. Nesta versão, o CBH Macaé e das Ostras irá incorporar a proposta de enquadramento aprovada em Plenária para a RH VIII no seu Plano, após avaliar as propostas da sociedade regional.