Pular para o conteúdo

Contato

Legislação

Transparência

Mapas

Atas

Prezado visitante, informamos que nosso site está passando por atualizações.
Pedimos desculpas por qualquer transtorno. Obrigado pela compreensão.

Conheça nosso Sistema de Informações da Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras – SIGA MACAÉ!

No segundo dia do XI ECOBRJ, o CBH Macaé Ostras apresentou trabalhos sobre Educação Ambiental e Monitoramento da Qualidade da Água

O segundo dia do XI Encontro Estadual de Comitês de Bacia Hidrográfica foi marcado pela apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiência referentes aos projetos desenvolvidos pelos Comitês de Bacia, gerando um rico momento de trocas e aprendizado. O CBH Macaé Ostras apresentou três trabalhos, elaborados pelos membros do Comitê e pelos analistas do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ).

No âmbito dos trabalhos científicos, o artigo “Metodologias de Avaliação da Qualidade da Água: Estudo Comparativo na Bacia Hidrográfica do Rio das Ostras”, de autoria de Maria Inês Paes Ferreira, Thiago Araujo, Ednilson Gomes, Fernanda Hissa e Rafael Monteiro, foi apresentado em formato banner. O artigo discute o uso da metodologia Índice da Qualidade da Água (IQA), com base nos resultados do projeto “Estudo de Avaliação do Índice de Qualidade da Água (IQA) e Salinidade da Bacia do Rio das Ostras”, propondo uma reflexão sobre os impactos dessa metodologia no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a gestão das águas.

Outros dois projetos foram apresentados na modalidade ‘Relato de Experiência’. O trabalho intitulado “O Poder das Juventudes na Gestão das Águas: O Fórum Água e Juventude do Comitê de Bacia Hidrográfica Macaé-Ostras”, de autoria de Virgínia Villas Boas Sá Rego, Thayná Fernandes Toledo e Alice Azevedo, também foi apresentado em formato de banner. O relato apresenta o Fórum Água e Juventude realizado anualmente, desde 2015, pelo CBH Macaé Ostras e que reúne jovens da região para estimular a renovação dos representantes no CBH e discutir a participação das juventudes na gestão das águas.

Por fim, o relato “Projeto Comitê nas Escolas: Capacitação de Docentes em Educação Ambiental para Gestão dos Recursos Hídricos”, de autoria de Ednilson Gomes, Alice Azevedo, Virginia Villas Boas Sá Rego e Maria Inês Paes Ferreira, abordou o desenvolvimento do projeto que capacitou professores em educação ambiental crítica voltada para a gestão dos recursos hídricos. O relato de experiência foi selecionado como um dos três melhores trabalhos do evento e foi apresentado em formato oral pela Profª Virginia Villas Boas Rego.