No último dia do XI Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio de Janeiro (ECOBRJ), membros do CBH Macaé Ostras participaram de visitas técnicas realizadas em diversos pontos estratégicos da região Metropolitana do Rio de Janeiro. As visitas proporcionaram uma visão detalhada das operações e desafios enfrentados na Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu, no Centro de Operações Integradas (COI) da Águas do Rio, na Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) Pavuna e no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), bem como nas Unidades de Conservação, como o Jardim Botânico e o Parque Estadual da Serra da Tiririca.
A representante do movimento SOS Praia do Pecado e Vice Coordenadora da Câmara Técnica de Educação Ambiental e Comunicação (CTEACOM), Thayná Fernandes, destacou a relevância da visita à ETA Guandu. Na oportunidade, os participantes puderam compreender a fundo as etapas do processo de tratamento de água, discutir sobre a transposição do rio Guandu e o seu impacto na região; também puderam conhecer o projeto “Replantando Vidas”, que visa a reintegração de pessoas do sistema prisional à sociedade por meio de atividades de conexão com a terra e o território.
Já os membros Affonso Albuquerque, Vice-Presidente do colegiado e representante da EMATER-RJ, Virgínia Sá Rego, Diretora Secretária e representante da Casa dos Saberes, e Kátia Albuquerque, representante do Instituto Bioacqua, participaram da visita técnica ao Jardim Botânico, famoso pela exuberância e importância de suas coleções de plantas, bem como pela beleza de suas paisagens, que incluem monumentos, construções e obras de arte. Virgínia apontou que a visita foi muito interessante com explicações sobre o JB em geral e sobre as águas que banham o parque, patrimônio histórico, cultural e ambiental da cidade do Rio de Janeiro, mas de importância nacional.
Os analistas Daniele Pereira e Ednilson Gomes, do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), Entidade Delegatária do CBH Macaé Ostras, visitaram o Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET), localizado em Niterói. Acompanhados pelo Gestor do Parque, Ricardo Voivodic, e pelos guardas-parque exploraram as trilhas do Morro das Andorinhas e as margens do rio João Mendes, discutindo sobre saneamento alternativo para comunidades locais, serviços ecossistêmicos fornecidos pelo PESET à bacia hidrográfica do sistema lagunar Itaipu-Piratininga e os desafios enfrentados pela ocupação urbana na região, incluindo o descarte inadequado de lixo, contaminação por esgoto doméstico e assoreamento dos rios urbanos.