Limites da Região Hidrográfica
Faça o download dos limites da Região Hidrográfica VIII (arquivo Google Earth)
Prezado visitante, informamos que nosso site está passando por atualizações.
Pedimos desculpas por qualquer transtorno. Obrigado pela compreensão.
INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROCESSO ELEITORAL DO CBH MACAÉ OSTRAS QUADRIÊNIO 2025-2028! INSCREVA-SE ATÉ 20 DE DEZEMBRO DE 2024. MAIS INFORMAÇÕES CLIQUE AQUI
A divisão hidrográfica oficial adotada pelo Brasil encontra-se definida pela Portaria Nº 447 de 20/04/1976 do Ministério das Minas e Energia, que regulamentou o Decreto Federal Nº 77.410 de 12/04/1976. De acordo com esta classificação, ainda em vigor e adotada pela Agência Nacional de Águas – ANA e pelo IBGE, a área da Bacia Hidrográfica dos Rios Macaé e das Ostras integra a bacia do Atlântico Leste, trecho Sudeste, codificada como sub-bacia 59 (SB-59).
Mais informações sobre a divisão hidrográfica do Brasil basta acessar o site da ANA (www.ana.gov.br). No que concerne à divisão ambiental do Estado, esta foi oficializada pelo Decreto Estadual Nº 26.058 de 14 de março de 2000, criando as macrorregiões ambientais. A bacia hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras se enquadrava na então Macrorregião Ambiental 5 (MRA-5).
As bacias hidrográficas do Rio Macaé, do Rio das Ostras e da Lagoa de Imboassica, compõem a Região Hidrográfica VIII do Estado do Rio de Janeiro, determinada pela Resolução Nº 107/2013 do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERHI-RJ), e se localizam na faixa costeira central-norte do Estado. Dentre as bacias hidrográficas contidas unicamente dentro do Estado, a bacia do Rio Macaé possui maior extensão, com uma área de drenagem de aproximadamente 1765 km², seguida da bacia do Rio das Ostras com cerca de 157 km², e da bacia da Lagoa de Imboassica com cerca de 56 km², totalizando uma área de 1978 km².
A bacia do Rio Macaé abrange seis municípios, dentre os quais se destaca o município de Macaé, com inserção de cerca de 1448 km² (82%) do seu território na bacia, sendo o restante, distribuído pelos municípios de Nova Friburgo (142 km²), onde estão localizadas as principais nascentes, Casimiro de Abreu (83 km²), Rio das Ostras (11 km²), Conceição de Macabu (70 km²) e Carapebus (11 km²). Contribui ainda para a bacia do Rio Macaé (sub-bacia do Rio São Pedro), a transposição das águas da bacia do Rio Macabu, através da Usina Hidrelétrica Macabu.
O Rio Macaé, que já foi conhecido como rio dos Bagres, nasce na Serra Macaé de Cima, próximo ao pico do Tinguá (1560 m), em Nova Friburgo, fluindo na direção leste-sudeste e percorrendo cerca de 136 km, desaguando no oceano Atlântico junto à cidade de Macaé. Seus principais afluentes pela margem direita são os rios Bonito, Purgatório e Pedrinhas; os córregos Abacaxi e Carão; o rio Teimoso, os córregos Roça Velha e Belarmino e o rio Três Pontes e, pela margem esquerda, os rios Sana, Atalaia, São Domingos, Santa Bárbara, Ouro, Macaé, São Pedro e Jurumirim, e os córregos Genipapo, Guanandirana e Sabiá.
A bacia do Rio das Ostras compreende a bacia propriamente dita, mais um conjunto de microbacias litorâneas. É limitada ao norte pela bacia do Rio Macaé e ao sul pelo Oceano Atlântico. Na faixa costeira, o conjunto de microbacias independentes abriga as lagoas Iriri (0,12 km²), Salgada (0,14 km²) e Itapebussus (0,10 km²) e alguns córregos que desaguam direto nas praias. A bacia abriga os territórios dos municípios de Rio das Ostras e Casimiro de Abreu, sendo que 70 % da bacia se insere no primeiro município.
Nascendo entre a Serra do Pote e Careta com o nome de rio Jundiá, O Rio das Ostras percorre cerca de 29 km no sentido noroeste-leste, descrevendo uma série de meandros até a sua foz, na Boca da Barra. Seus principais afluentes são o Rio Iriri e Maurício.
A bacia da Lagoa de Imboassica tem como principal curso d’água o Rio Imboassica com cerca de 14 km de extensão. A bacia inclui os territórios dos municípios de Macaé e Rio das Ostras, com o Rio Imboassica limitando os municípios.
Fonte:
Termo de Referência para elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia dos Rios Macaé e das Ostras. Instituto Estadual do Ambiente. Rio de Janeiro, 2011.
A Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras está localizada na porção sudeste do estado do Rio de Janeiro entre as coordenadas geográficas -22°7´31´´e -22°32´32´´ e -42°34´34´´ e -41°38´35´´, com área total de 2.013 km2. Abrange seis municípios, sendo estes: Macaé e Rio das Ostras, integralmente situados na área da bacia, e Nova Friburgo, Casimiro de Abreu, Carapebus e Conceição de Macabu, parcialmente situados na área da bacia (Figura 1). Insere-se na Bacia do Atlântico Sudeste (Sub-bacia SB-59 ou Costeira do Sudeste), e é enquadrada na Região Hidrográfica VIII do Estado do Rio de Janeiro (Resolução CERHI-RJ Nº 107/2013).
Faça o download dos limites da Região Hidrográfica VIII (arquivo Google Earth), Clicando aqui
A RH VIII se encontra localizada na faixa costeira central-norte do Estado do Rio de Janeiro entre as regiões hidrográficas do Baixo Paraíba do Sul e a do rio São João e Lagos. A região é formada pelas bacias hidrográficas dos rios Macaé, das Ostras, da Lagoa de Imboassica e de pequenos córregos e lagoas litorâneas. Limitando-se ao Norte com a bacia do rio Macabu, ao Sul com a bacia do rio São João, a Oeste com as bacias dos rios Macacu e Bengala e a Leste com o Oceano Atlântico.
Limites da Região Hidrográfica
Faça o download dos limites da Região Hidrográfica VIII (arquivo Google Earth)
Todos Direitos Reservados.