Pular para o conteúdo

Prezado visitante, informamos que nosso site está passando por atualizações.
Pedimos desculpas por qualquer transtorno. Obrigado pela compreensão.

APA Macaé de Cima, em Lumiar, recebe novo escritório regional do Comitê

Foi realizada em julho, na sede da Área de Proteção Ambiental Estadual Macaé de Cima (APAMC), em Lumiar, distrito de Nova Friburgo, a entrega da sala que funcionará como escritório regional do do Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras (CBHMO). O local será a base do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e Boas Práticas.

A cerimônia de entrega da sala, que ainda será reformada pelo Comitê, ocorreu no último dia 6 de julho e é fruto de uma parceria entre o Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ) e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), pela gestão da APA Macaé de Cima, com participação do Comitê.

Durante o evento, a secretária executiva do CILSJ, Adriana Saad, informou que a licitação para a reforma da sala já está em andamento.

O Programa PSA e Boas Práticas é um instrumento econômico que segue o princípio “protetor-recebedor”, por meio da recompensa e incentivo dos proprietários rurais pelos serviços ambientais prestados em suas propriedades, que geram benefícios para toda a sociedade. Esse tipo de incentivo melhora a rentabilidade das atividades de proteção e de uso sustentável de recursos naturais. 
Essa estratégia, que já está presente na atuação e nas políticas do INEA, agora também estará disponível para toda Região Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras (RH-VIII), apoiando o desenvolvimento de ações de conservação das águas e florestas. As boas práticas socioeconômicas e ambientais são as ações e projetos que visam a recuperação ambiental e o manejo sustentável da paisagem e dos recursos naturais.

Para a presidente do CBHMO, Kátia Albuquerque, o programa representa um avanço para a proteção dos recursos hídricos, das florestas e da biodiversidade da RH-VIII.

“Com o PSA será possível desenvolver iniciativas de retribuição aos proprietários rurais que favoreçam a conservação, a manutenção, ampliação ou a restauração de benefícios aos ecossistemas da nossa Região Hidrográfica, e isso é maravilhoso”, disse Kátia.

O programa prevê o incentivo e a manutenção de áreas conservadas, valorizando o trabalho dos produtores rurais envolvidos, com a garantia adequada da continuidade das práticas conservacionistas executadas nas propriedades rurais, assim como do acompanhamento das áreas de restauração florestal e recuperação ambiental.

Estiveram presentes no evento a presidente do CBHMO, Kátia Albuquerque, a secretária executiva do CILSJ, Adriana Saad, o Coordenador do GT PSA, Affonso Albuquerque, a chefe da APA Macaé de Cima, Denise Rambaldi, a vice-presidente do CBH Rio Dois Rios, Alessandra Assunção, o secretário de Meio Ambiente de Casimiro de Abreu, Samuel Barreto Neves, membros das diretorias do INEA, representantes da Prefeitura de Nova Friburgo e colaboradores do CILSJ, dentre outros convidados.