Será realizada de forma virtual, no dia 7 de outubro de 2020, a Audiência Pública sobre o projeto de implantação da Usina Termelétrica Norte Fluminense 2, em Macaé. O encontro online será realizado pela EDF, empresa responsável pelo projeto, e está marcado para começar às 19h.
Interessados podem obter informações e poderão assistir à transmissão neste link: utenf2audienciapublica.com.br
Conforme previsto em lei, a audiência pública é obrigatória no processo de licenciamento, como uma consulta à comunidade a respeito da implantação do projeto.
O Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras está divulgando esta audiência pública para contribuir com o amplo acesso à informação sobre o licenciamento de um empreendimento que pode trazer impactos para a bacia, mesmo que, neste caso, não exista novo pedido de outorga para uso de água, uma vez que a proposta é realizar um projeto de baixo consumo, operando em vazão mínima, que utilizaria a outorga da primeira Usina Termelétrica Norte Fluminense, já existente na cidade.
O projeto, que está em fase de licenciamento, prevê a construção de um novo empreendimento termelétrico com 1.713 MW de potência instalada, para geração de energia elétrica a partir da queima do gás natural.
Segundo a empresa, essa potência corresponde a 19% da capacidade de geração instalada no estado do Rio de Janeiro, podendo atender ao consumo de cerca de 5,2 milhões de pessoas em todo o país.
Em caso de autorização, a energia produzida na usina seria transmitida pelo Sistema Interligado Nacional, por meio de um ramal de 4,2 km. As dimensões das principais estruturas auxiliares que compõem a UTE Norte Fluminense 2 são apresentadas no quadro abaixo:
- LINHA DE TRANSMISSÃO 500KV – 4,2KM DE EXTENSÃO
- GASODUTO DEDICADO – 17,7KM DE EXTENSÃO
- ADUTORA DE ÁGUA E CANALIZAÇÃO DE EFLUENTES – 6,7KM DE EXTENSÃO
- VIA DE ACESSO (MELHORIA EM EIXO EXISTENTE)5,7KM DE EXTENSÃO