Pular para o conteúdo

Prezado visitante, informamos que nosso site está passando por atualizações.
Pedimos desculpas por qualquer transtorno. Obrigado pela compreensão.

CBH Macaé marca presença no lançamento da nova fase do Programa Limpa Rio

  • Início
  • Notícias
  • CBH Macaé marca presença no lançamento da nova fase do Programa Limpa Rio

A presidenta do Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras (CBH Macaé), representante do Instituto Federal Fluminense (IFF campus Macaé), professora Maria Inês Ferreira, e a  equipe do Consórcio Lagos São João participaram do lançamento da nova fase do Programa Limpa Rio, do Governo do Estado do Rio de Janeiro. O evento foi realizado no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, no município do Rio de Janeiro, na última quinta-feira (19).

O projeto visa beneficiar todos os 92 municípios do estado através da limpeza e desassoreamento de rios e canais. Durante o lançamento, o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade e vice-governador, Thiago Pampolha, anunciou um investimento de R$ 250 milhões proveniente do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam).

O projeto tem o objetivo de reduzir as inundações decorrentes do transbordamento de corpos hídricos e seus respectivos impactos, que geralmente ocorrem durante o período chuvoso. Assim, será possível proporcionar uma melhoria significativa na qualidade de vida da população.

“O Limpa Rio é fundamental para levar segurança ambiental e qualidade de vida à população, identificando, planejando e executando a limpeza e desassoreamento dos rios com histórico de transbordamentos. Assim, vamos atuar em todo o estado para minimizar o impacto das fortes chuvas”, afirmou Pampolha.

De acordo com a Secretaria Meio Ambiente e Sustentabilidade, no primeiro semestre deste ano, o Programa Limpa Rio já teve um impacto positivo em 50 cidades do Rio de Janeiro, beneficiando 401 rios e canais, com a limpeza e desassoreamento de trechos que somam 183 quilômetros de corpos hídricos. Essas intervenções resultaram na remoção de 491.775 metros cúbicos de sedimentos, os quais foram destinados de maneira ambientalmente adequada.