A presidenta do Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras (CBH Macaé), representante do Instituto Federal Fluminense (IFF campus Macaé), professora Maria Inês Ferreira, e a equipe do Consórcio Lagos São João participaram do lançamento da nova fase do Programa Limpa Rio, do Governo do Estado do Rio de Janeiro. O evento foi realizado no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, no município do Rio de Janeiro, na última quinta-feira (19).
O projeto visa beneficiar todos os 92 municípios do estado através da limpeza e desassoreamento de rios e canais. Durante o lançamento, o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade e vice-governador, Thiago Pampolha, anunciou um investimento de R$ 250 milhões proveniente do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam).
O projeto tem o objetivo de reduzir as inundações decorrentes do transbordamento de corpos hídricos e seus respectivos impactos, que geralmente ocorrem durante o período chuvoso. Assim, será possível proporcionar uma melhoria significativa na qualidade de vida da população.
“O Limpa Rio é fundamental para levar segurança ambiental e qualidade de vida à população, identificando, planejando e executando a limpeza e desassoreamento dos rios com histórico de transbordamentos. Assim, vamos atuar em todo o estado para minimizar o impacto das fortes chuvas”, afirmou Pampolha.
De acordo com a Secretaria Meio Ambiente e Sustentabilidade, no primeiro semestre deste ano, o Programa Limpa Rio já teve um impacto positivo em 50 cidades do Rio de Janeiro, beneficiando 401 rios e canais, com a limpeza e desassoreamento de trechos que somam 183 quilômetros de corpos hídricos. Essas intervenções resultaram na remoção de 491.775 metros cúbicos de sedimentos, os quais foram destinados de maneira ambientalmente adequada.