Pular para o conteúdo

Prezado visitante, informamos que nosso site está passando por atualizações.
Pedimos desculpas por qualquer transtorno. Obrigado pela compreensão.

CBH Macaé Ostras apresenta projeto Ordenatur Sana ao Conselho Gestor da APA do Sana

  • Início
  • Notícias
  • CBH Macaé Ostras apresenta projeto Ordenatur Sana ao Conselho Gestor da APA do Sana

Iniciativa do Comitê busca ordenar o turismo na região, envolvendo a comunidade local e promovendo a conservação ambiental

O Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras (CBH Macaé Ostras) participou, nesta quinta-feira (29), da reunião no Conselho Gestor da APA do Sana (SANAPA), onde apresentou ao Conselho o projeto OrdenaTur Sana.

O projeto, em execução pelo Comitê, tem como objetivo identificar os atrativos naturais da região, compreender a dinâmica do turismo e propor estratégias para ordenar a visitação na unidade de conservação. A iniciativa visa sensibilizar visitantes e moradores sobre a importância da conservação desses recursos naturais.

Thayná Fernandes, representante do CBH Macaé Ostras no Conselho, iniciou a reunião apresentando o Comitê e seus objetivos. Em seguida, os técnicos Paulo Bolligner, Fernando Kanni, Cláudia Moraes e Luiz Renato Ignarra, da empresa Horwath HTL Brasil, contratada para executar o projeto, destacaram os principais objetivos e atividades que estão sendo desenvolvidas.

O projeto realizará um diagnóstico turístico da APA, além de promover ações para mobilizar e sensibilizar organizações, a comunidade local e os visitantes sobre a importância do turismo responsável e da conservação ambiental. Luiz Renato, grande especialista na área de turismo, explicou que o objetivo é mitigar os impactos negativos e garantir a manutenção e melhoria da qualidade ambiental da região, assegurando a continuidade da atividade turística.

Alice Azevedo, analista técnica do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), ressaltou a relevância da reunião para apresentar as ações previstas no projeto e destacar a importância da participação da comunidade.

“Embora o Ordenatur Sana seja concluído em fevereiro, as ações propostas não devem se encerrar com o fim do projeto. A ideia é gerar produtos, como um caderno de gestão turística para a APA do Sana, distrito de Macaé. Esse material abordará a governança turística da unidade de conservação. Sabemos que esses planos de turismo são mais eficazes com o envolvimento da comunidade. Essa proximidade é fundamental para o sucesso do projeto e das ações futuras”, afirmou a analista.

Os técnicos da Horwath HTL Brasil também enfatizaram que o projeto trabalhará as conexões das águas, ligando a região serrana à costeira, característica marcante da Região Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras. Além disso, foi publicado um edital para selecionar um jovem, do Colégio Municipal do Sana, para atuar com um agente comunicador e mobilizador. Essa ação faz parte dos objetivos da contratada que pretende estreitar a relação entre a comunidade local e os turistas, bem como entre os visitantes e a natureza, fortalecendo o vínculo com a região.