Pular para o conteúdo

Contato

Legislação

Transparência

Mapas

Atas

Prezado visitante, informamos que nosso site está passando por atualizações.
Pedimos desculpas por qualquer transtorno. Obrigado pela compreensão.

Conheça nosso Sistema de Informações da Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras – SIGA MACAÉ!

CBH Macaé Ostras divulga as propriedades selecionadas para o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e Boas Práticas

Iniciativa visa valorizar a conservação e revitalização ambiental para a melhoria da qualidade e manutenção da quantidade da água na Região Hidrográfica VIII

O Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras (CBH Macaé Ostras) divulgou na última semana os resultados do edital com as propriedades selecionadas para participar do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e Boas Práticas da RH VIII. Ao todo foram selecionadas 19 propriedades para o componente PSA e 11 para o componente de Boas Práticas. A lista completa está disponível no site oficial do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ) cilsj.org.br, na seção de Editais e Licitações – Chamamento Público n°01/2023.

O Programa tem como objetivo premiar quem conserva e promover a revitalização ambiental na bacia hidrográfica, melhorando a qualidade e a quantidade da água nos cursos d’água da região. As ações referem-se à conservação do solo, à recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e à conservação de remanescentes de vegetação nativa.

As propriedades estão localizadas nos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra, em Nova Friburgo, nas seguintes microbacias hidrográficas: Córrego Santa Margarida, Córrego da Sibéria, Córrego da Tapera e Córrego do Abrahão. Todas possuem captação de água para abastecimento humano das vilas, sendo áreas estratégicas para a realização do Programa.

Serão mais de 100 hectares de áreas de floresta abrangidos e diversos tipos de Boas Práticas implantadas, como Sistemas Agroflorestais (SAFs), controle de erosão, restauração florestal, ações para aumento da geração de renda, entre outras. O pagamento do prêmio será anual, por meio de contratos firmados entre o CILSJ e os proprietários, com participação do CBH Macaé Ostras posmeio do seu Grupo de Trabalho de PSA.

A empresa Aplicar Engenharia foi contratada para executar o Programa, em conjunto e sob a supervisão do CILSJ, com apoio do Comitê. Durante os meses de outubro e novembro, a equipe está se dedicando para elaborar os Planos Individuais dos Imóveis Provedores (PIIPs), que descreverão as ações desenvolvidas em cada imóvel e serão anexos aos contratos.

O Programa de PSA segue o princípio “protetor-recebedor”, com o incentivo aos proprietários rurais a protegerem o meio ambiente em troca de recompensas financeiras, beneficiando tanto os envolvidos, quanto toda a sociedade.