Pular para o conteúdo

Contato

Legislação

Transparência

Mapas

Atas

Prezado visitante, informamos que nosso site está passando por atualizações.
Pedimos desculpas por qualquer transtorno. Obrigado pela compreensão.

Conheça nosso Sistema de Informações da Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras – SIGA MACAÉ!

CBH Macaé Ostras é convidado para participar visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto ZEN, em Rio das Ostras

Durante a visita foi debatido o tratamento de esgoto, a qualidade da água e impactos na Lagoa de Imboassica

Na última quinta-feira (27), a Agência Reguladora de Saneamento Básico (AGERSAN) de Macaé convidou o Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras (CBH Macaé Ostras) para participar de uma visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) ZEN, localizada na Zona Especial de Negócios de Rio das Ostras. O objetivo foi avaliar as condições do tratamento de esgoto na unidade e seu impacto na Lagoa de Imboassica, que se estende pelos territórios dos dois municípios.

A analista técnica do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), Fernanda Hissa, representou o CBH Macaé Ostras e o CILSJ na visita, que contou com a presença dos secretários de Meio Ambiente de Rio das Ostras e Macaé, Ricardo Torres e Phelipe Salgado, do vereador Luciano Diniz, da diretoria da AGERSAN, incluindo o diretor-presidente Marco Túlio, coordenadores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Rio das Ostras (SAAE-RO), agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca de Rio das Ostras (SEMAP), da Secretaria Municipal de Ambiente, Sustentabilidade e Clima de Macaé (SEMAS) e funcionários da Rio+ Saneamento, com a participação do superintendente Cristian Portugal.

Durante a visita, os participantes receberam explicações detalhadas sobre o funcionamento da ETE ZEN, que realiza o tratamento de esgoto de origem doméstica. Também foi informado que a ETE recebe elevadas cargas de Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), o que chama a atenção para a possibilidade de contribuições de fontes que não sejam de esgoto doméstico / sanitário. Além disso, foi apresentado um histórico da concessão do serviço, que até o início de 2024 era gerido pelo SAAE-RO e passou a ser de responsabilidade da Concessionária Rio+ Saneamento.

Outro ponto de destaque foi a menção da Concessionária sobre a elaboração de estudo sobre a qualidade da água no canal que recebe os efluentes tratados da estação. O monitoramento revelou que a qualidade da água é pior a montante da ETE ZEN, indicando a necessidade de ações integradas para a melhoria da bacia hidrográfica. O estudo também incluiu uma análise de autodepuração do corpo hídrico, que avalia a capacidade natural do rio de recuperar sua qualidade após o lançamento de efluentes tratados.

A visita técnica reforça o compromisso dos municípios de Macaé e Rio das Ostras na busca por soluções para a despoluição da Lagoa de Imboassica e para o aprimoramento da gestão dos recursos hídricos compartilhados. A expectativa é que os diálogos estabelecidos durante o encontro resultem em medidas efetivas para a conservação ambiental e a melhoria da qualidade da água na região.