Acaba de ser publicado o “E-book das águas: educação ambiental e recursos hídricos na Região Hidrográfica Macaé e das Ostras”, elaborado no âmbito do Projeto ‘Comitê nas Escolas’, que capacitou 84 professores da região. O Projeto de educação ambiental com foco em recursos hídricos foi idealizado e financiado pelo Comitê Macaé Ostras e executado pelo Instituto Moleque Mateiro de Educação Ambiental (IMM).
A Diretora Secretária e Coordenadora da Câmara Técnica Educação Ambiental, Comunicação e Mobilização Social (CTEACOM), Virgínia Sá Rego, afirma que o projeto é um sonho antigo do Comitê, presente no Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica VIII. Ela explica que, por considerar que os professores são agentes essenciais multiplicadores de novas ideias e informações, o projeto teve como objetivo capacitar os docentes da região com conhecimentos e metodologias que possibilitem o desenvolvimento de práticas pedagógicas voltadas para a garantia dos usos múltiplos da água para as atuais e futuras gerações.
Realizado entre janeiro e dezembro de 2023, o projeto beneficiou dezenas de professores dos municípios de Macaé, Nova Friburgo e Rio das Ostras. Nas aulas, foram apresentados e debatidos temas como o contexto socioambiental da região, crise hídrica, unidades de conservação, racismo ambiental, uso de novas tecnologias em sala de aula, gestão das águas e o papel dos Comitês de Bacia Hidrográfica (CBH). Complementando as discussões teóricas, os cursistas também vivenciaram ações práticas, como saídas de campo por diversos pontos da bacia hidrográfica.
Um dos produtos do projeto foi um E-book de educação ambiental, que apresenta os principais resultados do curso e detalha aspectos da Região Hidrográfica e dos CBHs. De acordo com a Diretora de Projetos do IMM, Lucia Jaber, o material foi produzido de maneira colaborativa, com temas propostos pelos cursistas e faz uma analogia com o caminho de um rio. Apresenta os resultados práticos do Comitê nas Escolas a partir da nascente, com os conteúdos e temas orientadores para educação ambiental, o curso do rio, por meio dos textos e ementas produzidas pelos cursistas, e a foz do rio, com os projetos elaborados no curso.
De acordo com o Analista Técnico do CILSJ, Ednilson Gomes, a publicação do material em formato digital facilita o compartilhamento e acesso por professores de toda a região, que podem replicar os projetos disponibilizados, adaptando o conteúdo de acordo com a sua realidade. Com isso, ele complementa que aqueles que não tiveram a oportunidade de participar do curso também poderão atuar como multiplicadores dos conceitos e atitudes trabalhados no projeto.
Este e-book está disponível para download gratuito. Para acessar o material, clique aqui.