Pular para o conteúdo

Prezado visitante, informamos que nosso site está passando por atualizações.
Pedimos desculpas por qualquer transtorno. Obrigado pela compreensão.

CBH Macaé participa de reunião promovida pelo Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas

  • Início
  • Notícias
  • CBH Macaé participa de reunião promovida pelo Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas

O Diretor Vice-Presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras (CBH Macaé), Affonso Henrique de Albuquerque, participou de uma reunião promovida pelo Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FFCBH), nesta terça-feira (10), no auditório do Armazém 2, sede da Águas do Rio, no Centro do Rio de Janeiro.

Os coordenadores dos fóruns estaduais e do Fórum Nacional de Bacias Hidrográficas (FNCBH) também participaram da reunião, com o objetivo de discutir sobre a cobrança pelo uso da água e o enquadramento dos corpos hídricos em classes de qualidade da água no Estado do Rio.

Representantes de cada Comitê de Bacia realizaram uma apresentação, demostrando o cenário atual de cada Região Hidrográfica.

Durante as discussões acerca da cobrança, Affonso abordou a necessidade da Revisão do Plano de Recursos Hídricos e da atualização da cobrança na Região Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras (RH VIII). Também mencionou a existência do Grupo de Trabalho de Cobrança (GT Cobrança) no CBH Macaé e sua atuação em conjunto com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

O Diretor Vice-Presidente do CBH Macaé explicou que o Plano de Recursos Hídricos tem uma proposta para o enquadramento dos corpos hídricos em classes de qualidade da água. Assim, nos últimos cinco anos, o Comitê vem realizando Oficinas para elaborar e validar o enquadramento de forma participativa.

“O Comitê realizou a estratégia de promover oficinas com a sociedade civil, os usuários e o poder público, que chamamos de Oficina do Saber Popular, Oficina do Saber Coorporativo e Oficina do Saber Político, a fim de realizar a Revisão do Plano com foco no enquadramento”, disse Affonso.