O Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras está realizando os preparativos para a obra de instalação de rede coletora de esgoto no bairro Nova Cidade, em Rio das Ostras. O objetivo é acabar com o lançamento de esgoto sem tratamento no meio ambiente, promovendo saneamento básico para a população.
Orçada no valor de R$ 1.983.965,17, a obra vai gerar empregos diretos e indiretos e será custeada com verba do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FUNDRHI), aprovada pelo Comitê de Bacia, em conformidade com o Plano de Bacia vigente. No mês de março, uma equipe contratada pelo Consórcio Intermunicipal Lagos São João, entidade delegatária de funções de agência de água na região hidrográfica Macaé e das Ostras, esteve no local para a realização do levantamento topográfico.
A nova rede coletora de esgoto terá 1,2 km de extensão e beneficiará cerca de 6 mil moradores do bairro. O trabalho irá proporcionar uma diminuição dos impactos ambientais no lençol freático, além de impactar diretamente na conservação do Canal das Corujas, afluente do Rio das Ostras.
Após a implantação da rede, a execução dos serviços de transporte e tratamento do esgoto será uma atribuição do ente municipal beneficiado com o investimento, ou seja, do Município de Rio das Ostras.