Pular para o conteúdo

Contato

Legislação

Transparência

Mapas

Atas

Prezado visitante, informamos que nosso site está passando por atualizações.
Pedimos desculpas por qualquer transtorno. Obrigado pela compreensão.

Conheça nosso Sistema de Informações da Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras – SIGA MACAÉ!

CBH Macaé realiza Oficina de Enquadramento com o Saber Político Legislativo de Rio das Ostras

Enquadramento é essencial no planejamento da cidade para um desenvolvimento sustentável, garantindo os recursos hídricos em quantidade e qualidade necessária a seus usos múltiplos

O Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras (CBH Macaé) realizou uma Oficina de Enquadramento com o Saber Político Legislativo do município de Rio das Ostras. A reunião foi realizada na sede da Câmara dos Vereadores do município, na última quarta-feira (22).

O enquadramento dos corpos hídricos é um instrumento de planejamento previsto na Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei Federal n° 9433/1997) que atribui classes a rios e lagoas, levando em consideração o estado de qualidade de sua água e os usos desejados em cada trecho. De acordo com Política, o enquadramento deve assegurar águas em qualidade compatível com os usos mais exigentes a que forem destinadas, além de diminuir os custos de combate à poluição, mediante ações preventivas permanentes.

O Diretor do CBH Macaé, Jolnnye Rodrigues Abrahão, participou da reunião juntamente com o Presidente da Câmara Legislativa, Maurício Braga Mesquita; o vereador Sidnei Mattos Filho e a assessora do vereador Uderlan de Andrade Hespanhol, Tânia Nascimento.

Durante a oficina, as analistas técnicas do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), Daniele Carvalho Pereira e Fernanda Hissa de Faria, apresentaram a proposta de enquadramento para os corpos hídricos conforme descrito no Plano de Recursos Hídricos. Além disso, destacaram a importância do retorno dos vereadores para a garantia da gestão participativa e aplicação adequada do instrumento de acordo com as necessidades do município de Rio das Ostras.

As analistas também explicaram a relevância do enquadramento no planejamento da cidade para um desenvolvimento sustentável de forma a assegurar água em quantidade e qualidade necessária a seus usos múltiplos.

O CBH Macaé um dos primeiros a propor o enquadramento dos recursos hídricos com uma construção participativa, já tendo realizado oficinas com os saberes popular, corporativo, técnico e político executivo, obtendo as contribuições consideradas por cada um.

Após o retorno com as contribuições dos parlamentares, o Comitê dará andamento ao processo de aprovação da proposta técnica de enquadramento dos corpos hídricos junto ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERHI) e, uma vez aprovada, instaurar o instrumento para a Região Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras (RH VIII).

A Oficina com o Saber Político do Legislativo de Macaé acontecerá no próximo dia 13 de dezembro, às 10h, e será transmitida online, em tempo real, no site da Câmara de Vereadores de Macaé.