Pular para o conteúdo

Contato

Legislação

Transparência

Mapas

Atas

Prezado visitante, informamos que nosso site está passando por atualizações.
Pedimos desculpas por qualquer transtorno. Obrigado pela compreensão.

Conheça nosso Sistema de Informações da Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras – SIGA MACAÉ!

CBH Macaé vai realizar cadastro de agricultores para o projeto Agroecologia nas Montanhas

Projeto tem objetivo de fomentar o uso sustentável das águas e do ambiente, por meio da transição dos métodos de agricultura convencional para os métodos agroecológicos

O Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras (CBH Macaé) vai promover, neste sábado (24), no sítio Maravilha, em Benfica – São Pedro da Serra, distrito de Nova Friburgo, a primeira reunião de cadastramento dos agricultores para auxílio técnico e financeiro em práticas agroecológicas. O objetivo desta ação é alcançar os produtores rurais de São Pedro da Serra e Lumiar. As outras reuniões acontecerão no dia 27/06, em Macaé de Cima e no dia 07/07 no centro de Lumiar, na Ação Rural.

As estratégias devem considerar a redução da utilização de fertilizantes sintéticos e agrotóxicos nas unidades produtivas e a adoção de práticas de conservação do solo, a fim de reduzir a erosão e o assoreamento dos corpos hídricos, para, assim, preservar e melhorar a qualidade da água. Os beneficiados pelo projeto receberão auxílio técnico e financeiro para a implantação de experiências agroecológicas.

O Projeto Agroecologia nas Montanhas foi incluído como prioritário no Plano Plurianual de Investimentos da Região Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras (RH-VIII). Ele vai colaborar para o uso sustentável das águas e do ambiente, com suporte aos proprietários rurais para a transição dos métodos de agricultura convencional para os métodos agroecológicos.

As atividades terão início a partir da Área de Preservação Ambiental Estadual de Macaé de Cima (APA Macaé de Cima), relevante Unidade de Conservação de Uso Sustentável que abrange a sub-bacia do Alto Rio Macaé. O projeto vai atuar também na sensibilização dos moradores, que receberão instruções sobre o desenvolvimento de atividades econômicas em conjunto com a conservação dos recursos naturais e dos corpos hídricos.