Pular para o conteúdo

Prezado visitante, informamos que nosso site está passando por atualizações.
Pedimos desculpas por qualquer transtorno. Obrigado pela compreensão.

Comitê Macaé e das Ostras cria Grupo de Trabalho focado nas juventudes

  • Início
  • Notícias
  • Comitê Macaé e das Ostras cria Grupo de Trabalho focado nas juventudes

Iniciativa visa promover a participação ativa de jovens na gestão de recursos hídricos, consolidando a governança das águas na Região Hidrográfica Macaé e das Ostras

O Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Macaé e das Ostras (CBH Macaé Ostras) deu um passo significativo para incluir as novas gerações na gestão dos recursos hídricos. Por meio da Resolução n° 188/2024, foi criado o Grupo de Trabalho das Juventudes (GT Juventudes), no âmbito da Câmara Técnica de Educação Ambiental, Comunicação e Mobilização Social (CTEACOM).

A iniciativa busca mobilizar e sensibilizar jovens da Região Hidrográfica VIII para que se envolvam ativamente na gestão das águas e na promoção de uma governança hídrica participativa. Além de trazer conhecimento técnico sobre a gestão de recursos hídricos, o grupo também pretende articular os jovens com a Rede Nacional de Fóruns de Juventudes Água e Clima e mapear iniciativas locais.

A Coordenadora Adjunta da CTEACOM, Thayná Fernandes, destacou a importância da criação do grupo como uma forma de garantir a continuidade do engajamento juvenil além dos fóruns e encontros eventuais.

“Com essa iniciativa, reunimos o esforço coletivo de diversos jovens da nossa bacia hidrográfica, consolidando um espaço permanente para eles, além do Fórum da Água e Juventude. Em todos os encontros elaboramos uma carta ao final do fórum, onde os jovens se comprometem com várias pautas importantes. Mas, notamos que o envolvimento contínuo desses jovens dentro do comitê, ao longo do ano, acaba não acontecendo, e as pautas acordadas na carta são esquecidas. Para fortalecer a governança das águas e garantir que o jovem atue como protagonista nesse processo, criamos uma resolução para formalizar o Grupo de Trabalho de Juventudes”, explicou.

Os jovens interessados em participar do GT devem enviar uma carta de solicitação com suas informações pessoais e justificativa para o e-mail do Comitê ([email protected]). A iniciativa está aberta a qualquer jovem atuante ou residente na Região Hidrográfica VIII, sem a necessidade de ser parte das instituições que compõem o CBH Macaé Ostras.