As primeiras atividades dos profissionais serão a análise documental das inscrições, vistorias nas propriedades, até a etapa de assinatura dos contratos
A empresa Aplicar Engenharia, contratada para executar o Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) e Boas Práticas na Região Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras (RH-VIII), deu início às suas atividades nesta segunda-feira (19), na sede do Escritório Regional do Comitê Macaé Ostras, localizada na APA Macaé de Cima (INEA), em Lumiar, Nova Friburgo.
Para atender às demandas do Programa, a Aplicar Engenharia disponibilizou dois profissionais que atuarão em tempo integral: uma engenheira agrônoma e um profissional de administração. Eles serão responsáveis pela análise documental das inscrições do edital de Chamamento Público e, depois, pelo acompanhamento das propriedades rurais beneficiadas.
“Nesse primeiro momento os profissionais vão analisar toda parte de documentação do processo, para então começar a fase de vistorias nas propriedades inscritas. Após essa etapa serão elaborados os planos individuais dos imóveis e, por fim, a fase final de assinatura dos contratos com os participantes do programa”, explicou a analista técnica do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), Alice Azevedo.
De acordo com o cronograma do edital, a previsão de conclusão e divulgação de toda a etapa de análise é o dia 3 de outubro. Esta etapa inclui análise das propostas, dos documentos e as vistorias nas propriedades inscritas.
O primeiro dia de trabalho contou com a presença da presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras, Maria Inês, e do vice-presidente, Affonso Albuquerque; ambos também são coordenadores do Grupo de Trabalho sobre o PSA, que acompanha de perto a execução do programa. Além deles, estiveram presentes a secretária executiva do CILSJ, Adriana Saad, e a analista técnica do CILSJ, Alice Azevedo.