Pular para o conteúdo

Prezado visitante, informamos que nosso site está passando por atualizações.
Pedimos desculpas por qualquer transtorno. Obrigado pela compreensão.

Estado do Rio institui Política Estadual de Desenvolvimento Florestal

No dia 16 de janeiro foi sancionada no estado do Rio de Janeiro a Lei n° 9.972/23, que institui a Política Estadual de Desenvolvimento Florestal.

A lei tem o objetivo de garantir o desenvolvimento sustentável, por meio de parcerias, gestão descentralizada e ações integradas, voltadas para a recuperação de passivos ambientais, transformação das áreas degradadas em sistemas de produção e ampliação das áreas com florestas produtivas. Outro objetivo é fomentar a adequação ambiental das propriedades rurais.

Uma das diretrizes é promover a conservação, a recuperação e a proteção das Áreas de Preservação Permanentes (APPs), com destaque para as nascentes e as zonas de recargas do lençol freático, além da preservação dos remanescentes florestais da Mata Atlântica, para incentivar o estabelecimento de corredores ecológicos. As ações previstas nesta lei deverão ser executadas em diálogos com as comunidades tradicionais dos territórios do estado.

Um dos instrumentos da nova lei são programas e projetos de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA). O Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Macaé e das Ostras já vem desenvolvendo ações de conservação das águas e florestas. Com destaque para o Programa de PSA e Boas Práticas, no qual os serviços ambientais prestados irão gerar benefícios para toda a sociedade, por meio da premiação e incentivo àqueles que desenvolvem os serviços.

O foco do Programa é garantir a qualidade e quantidade de água a partir de serviços ambientais prestados por moradores e produtores da Região Hidrográfica Macaé e das Ostras. Pelas regras, aqueles que deixam de poluir e passam a conservar a vegetação e o solo podem ser recompensados financeiramente pela prática. A recuperação de áreas degradadas vai garantir que a água chegue em melhores condições para toda a sociedade.