Prezado visitante, informamos que nosso site está passando por atualizações.
Pedimos desculpas por qualquer transtorno. Obrigado pela compreensão.
Conheça nosso Sistema de Informações da Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras – SIGA MACAÉ!

Conheça e participe do programa de Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e Boas Práticas em microbacias hidrográficas do Comitê Macaé Ostras
O Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e Boas Práticas em microbacias hidrográficas do Comitê Macaé Ostras e Boas Práticas busca reconhecer, incentivar e premiar em dinheiro os possuidores de áreas rurais que contribuam com a conservação e preservação ambiental, garantindo água em quantidade e qualidade para toda a sociedade.
O Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e Boas Práticas em microbacias hidrográficas do Comitê Macaé Ostras está proposto no Plano de Recursos Hídricos da Região Hidrográfica Macaé e das Ostras com a finalidade de promover a recuperação, conservação e preservação ambiental para incremento da produção de água na bacia. O objetivo é estimular e premiar os beneficiários que proporcionem proteção e restauração de ecossistemas naturais, assim como incentivar, por meio de subsídio, a pratica de atividades baseadas em boas práticas ambientais em áreas estratégicas para produção de água, como em nascentes por exemplo.
A estruturação do programa se deu em três etapas: 1) Elaboração do Diagnóstico Socioambiental; 2) Construção, revisões e aprovação de uma Resolução do CBH Macaé que regulamenta o Programa de PSA e Boas Práticas na RH VIII; 3) Elaboração do arcabouço jurídico e operacional necessário para a sua implantação.
Para visualizar todos os produtos do Programa PSA e Boas Práticas, clique aqui.
Programa de Pagamentos Por Serviços Ambientais (PSA) e Boas Práticas do CBH Macaé Ostras
Resumo Executivo Programa de PSA e Boas Práticas na RH VIII

A seleção dos beneficiários se dará pelo lançamento do Edital de Chamamento Público para Seleção de Propriedades. Uma vez selecionados, serão celebrados contratos para o início efetivo do programa, viabilizando o pagamento, propriamente dito, pelos serviços ambientais prestados por cada propriedade. Por fim, em um ciclo de monitoramento anual, serão realizadas visitas técnicas às áreas beneficiadas para avaliação dos critérios estabelecidos previamente no contrato, com vistas à renovação contratual.
Possui uma propriedade nas microbacias? Tem interesse em participar?
Em caso de dúvidas e outras informações, entre em contato conosco:
Implementação do Programa PSA e Boas Práticas
Infográfico PSA e Boas Práticas
Folder explicativo Programa PSA e Boas Práticas
Caderno de Orientações PSA e Boas Práticas