Pular para o conteúdo

Prezado visitante, informamos que nosso site está passando por atualizações.
Pedimos desculpas por qualquer transtorno. Obrigado pela compreensão.

 PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O PROCESSO ELEITORAL DO CBH MACAÉ OSTRAS QUADRIÊNIO 2025-2028 CLIQUE AQUI

REUNIÃO CONJUNTA DAS CÂMARAS TÉCNICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMUNICAÇÃO E DE INSTRUMENTOS DE GESTÃO DO COMITÊ DE BACIA HIDROGRÁFICA MACAÉ E DAS OSTRAS – 06 de Abril de 2018

  • Início
  • REUNIÃO CONJUNTA DAS CÂMARAS TÉCNICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMUNICAÇÃO E DE INSTRUMENTOS DE GESTÃO DO COMITÊ DE BACIA HIDROGRÁFICA MACAÉ E DAS OSTRAS – 06 de Abril de 2018
Data: 06/04/2018

REUNIÃO CONJUNTA DAS CÂMARAS TÉCNICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMUNICAÇÃO E DE INSTRUMENTOS DE GESTÃO DO COMITÊ DE BACIA HIDROGRÁFICA MACAÉ E DAS OSTRAS

Membros presentes

Rodolfo Coimbra, Evelyn Raposo e Luisa Taranto, representantes da Prefeitura Municipal de Macaé; Maria Inês Paes, representante do IFF Macaé; Luizmar Mozer, representante da Prefeitura Municipal de Casimiro de Abreu; Eduardo Bini, representante do Centro de Estudo e Conservação da Natureza; Maria Eduarda Ribeiro, representante do NEA-BC; Marianna Cavalcante (CILSJ), Kleber Costa (PMM); Thiago Cardoso (CILSJ); Otavio Martins (BRK Ambiental); Gisely Mendes (NEA-BC); Carolina Binassuly (Andorinhas).

Ouvintes

Pauta

a) Oficinas de Enquadramento:
1. Definição das oficinas juntando saber popular, técnico e político;
2. O que serão as oficinas?
3. Definição do material didático;
4. Material de divulgação;
5. Estratégias de mobilização;

Reunião

Ponto de Pauta 1
A Sra. Maria Inês iniciou informando aos presentes que a metodologia apresentada no Plano de Recursos Hídricos da Bacia prevê oficinas com diferentes atores da sociedade para consideração dos saberes popular, técnico e político na validação da proposta de enquadramento dos corpos hídricos. E lembrou que, em reunião passada, foi definido que seriam realizados dez encontros com esta finalidade. As câmaras técnicas decidiram, então, que serão realizados sete eventos do saber popular, sendo um em cada municipio da RH e um sétimo em Trajano de Moraes, visto a importância deste municipio para os recursos hídricos da bacia; dois eventos do saber político, sendo um na baixada e outro na parte alta da bacia; e um evento do saber técnico.
Ponto de Pauta 2
A Sra. Maria Inês sugeriu que a oficina do saber técnico seja um evento de um dia inteiro, sendo a parte da manhã em moldes de seminário, para que os pesquisadores apresentem os trabalhos e pesquisas realizadas na bacia, a fim de nivelar o conhecimento dos presentes; e a parte da tarde seja um momento para validação da proposta de enquadramento.
As câmaras técnicas concordaram com a sugestão, e resolveram criar, mediante a contribuição de todos os membros, uma lista de contatos dos pesquisadores da bacia, para que posteriormente sejam convidados a participar e contribuir com a mencionada oficina.
O Sr. Rodolfo propós que os eventos de saber político fossem realizados no período tarde/noite, devido à dificuldade de disponibilidade deste público no período da manhã, e os membros presentes concordaram com a proposta.
A Sra. Maria Inês sugeriu que os eventos de saber popular tenham um formato mais informal, aos finais de semana, com café da manhã e almoço para a sociedade presente, a fim de atrair um maior público. Sugeriu ações de recreação com crianças durante o evento, para que os cidadãos possam ir com seus filhos, e não sejam, por este motivo, impedidos de participar.
Ponto de Pauta 3
As câmaras técnicas resolveram discutir este ponto de pauta na próxima reunião.
Ponto de Pauta 4
As câmaras técnicas resolveram discutir este ponto de pauta na próxima reunião.
Ponto de Pauta 5

O Sr. Rodolfo solicitou que o CILSJ verifique, como estratégia de mobilização, a possibilidade de reembolsar as despesas dos pesquisadores convidados para o evento de saber técnico. O CILSJ se propős a trazer a resposta na próxima reunião.
Após discussões sobre formas de mobilização social, as câmaras técnicas deliberaram pela elaboração de um termo de referência para contratação de serviço de mobilização junto às associações de moradores e de produtores rurais da bacia para participação nas oficinas de saber popular, uma vez que entenderam que esta é a menor esfera passivel de mobilização pelo CBH. O CILSJ se comprometeu a apresentar uma prévia do termo de referência na próxima reunião (11/05/2018), e as câmaras técnicas concordaram em marcar uma reunião extraordinária entre Maio e Julho para aprovação do TR para contratação do serviço.

Data da Aprovação do Relatório: