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REUNIÃO DA CÂMARA TÉCNICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMUNICAÇÃO DO COMITÊ DE BACIA HIDROGRÁFICA MACAÉ E DAS OSTRAS – 06 de Abril de 2018

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Data: 06/04/2018

REUNIÃO DA CÂMARA TÉCNICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMUNICAÇÃO DO COMITÊ DE BACIA HIDROGRÁFICA MACAÉ E DAS OSTRAS

Membros presentes

Rodolfo Coimbra, Evelyn Raposo e Luisa Taranto, representantes da Prefeitura Municipal de Macaé; Luizmar Mozer, representante da Prefeitura Municipal de Casimiro de Abreu; Eduardo Bini, representante do Centro de Estudos e Conservação da Natureza; Maria Eduarda Ribeiro, representante do NEA-BC; Marianna Cavalcante (CILSJ), Kleber Costa (PMM); Thiago Cardoso (CILSJ); Otavio Martins (BRK Ambiental); Gisely Mendes (NEA-BC); Carolina Binassuly (Andorinhas).

Ouvintes

Pauta

a) Avaliação do plano de comunicação
b) Apresentação do cronograma para 2018

Reunião

Ao início da reunião, o Sr. Rodolfo pediu a inclusão de um ponto de pauta para discutirem sobre os problemas ocorridos na câmara técnica, relacionados à produção de material para os eventos da semana da água (19 a 23 de março). Falou sobre a importância de cumprirem com aquilo que se propuserem a fazer e tiver sido aprovado em plenária. A Sras. Gisely e Maria Eduarda, representantes do NEA-BC, instituição coordenadora da câmara técnica, explicaram que a forma de trabalho da instituição é diferente do que vinha sendo praticado na câmara técnica, e por este motivo tiveram problemas com o cumprimento dos prazos para envio dos materiais para confecção dos kits aprovados pela plenária. Informaram que a coordenação da câmara técnica não deve ser a única responsável por produzir conteúdos e, principalmente quando a sugestão partir dos membros, como foi o caso, estes devem ser responsáveis por produzir o que sugeriram, ficando a cargo do NEA-BC a coordenação das ações e não a produção. Ponto de Pauta A
Durante a avaliação do plano de comunicação, foi apresentada pelo CILSJ à câmara técnica a situação de dois projetos constantes no mesmo. O projeto de construção de fossas biossanitárias está em execução e já teve, inclusive, sua primeira parcela paga, de acordo com informação trazida pelo Sr. Rodolfo. A Sra. Marianna informou que o termo de referência para contratação do projeto de placas de sinalização dos cursos d’água na RH-VIII estava concluido e seria encaminhado à coordenação administrativa do CILSJ. A mesma comunicou à câmara técnica da assinatura de um TAC que aportaria mais recursos para execução deste projeto, sendo necessário, por outro lado, alterar o termo de referência para contratação, uma vez que com este recurso extra seria possivel instalar um maior número de placas na bacia. Propos, então, uma alternativa, que seria executar o projeto com o recurso disponível e cujo TR encontrava-se finalizado, e no momento da liberação do recurso do TAC, seria executado um projeto complementar ao primeiro, abrangendo outros pontos levantados posteriormente por meio de visita técnica. A câmara técnica aprovou a proposta.
Ponto de Pauta B
A Sra. Maria Eduarda apresentou à câmara técnica o cronograma de ações para o ano de 2018. A CT identificou que alguns itens do cronograma tratavam de serviços e outros de produtos. Foi sugerido o cronograma fosse ajustado, considerando quais seriam os serviços a serem contratados e quais seriam os produtos de cada serviço. A Sra. Maria Eduarda se propôs a fazer os ajustes e apresentar a câmara técnica novamente na próxima reunião.
A despeito disto, o primeiro item do cronograma, “Executar o plano de comunicação”, foi identificado pela câmara técnica como um serviço a ser contratado, e a coordenação da mesma, exercida pelo NEA-BC, ficou responsável por fazer uma minuta de termo de referência para contratação do serviço, discriminando os produtos esperados, número e nível de capacitação dos profissionais para execução, dentre outras especificações necessárias. Foi solicitado ao CILSJ que enviasse ao NEA-BC uma cópia do termo de referência da última contratação de assessoria de comunicação do CBH, a fim de subsidiar a elaboração do TR anteriormente mencionado. Continuando a apresentação do cronograma, sobre os itens à respeito de reimpressão de materiais, a Sra. Gisely solicitou ao CILSJ que enviasse à coordenação da CT a arte do folder para reimpressão, bem como os arquivos pdf da Revista do Plano de Recursos Hidricos e o Relatório Gerencial do Plano de Recursos Hidricos.
A Sra. Maria Eduarda, finalizando a reunião, pediu que fosse inserido como ponto de pauta da próxima reunião a apresentação da minuta de termo de referência para contratação dos serviços de assessoria de comunicação.

Data da Aprovação do Relatório: