Reunião Extraordinária Conjunta de CTEACOM e CTIG – 27 de abril de 2022
- Início
- Reunião Extraordinária Conjunta de CTEACOM e CTIG – 27 de abril de 2022
- Videoconferência
- 9h30min
REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA CÂMARA TÉCNICA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL (CTEACOM) E CÂMARA TÉCNICA INSTITUCIONAL LEGAL (CTIG)
Membros presentes
Katia Albuquerque (Bioacqua); Leideane Freire (AMA Lumiar); Maria Inês Paes Ferreira (IFF Campus Macaé); Otávio Martins (BRK Ambiental); Ramon Pittizer (Prefeitura de Municipal de Nova Friburgo); Leideane Freire (AMA Lumiar); Mauro Calixto (Vale Azul Energia).
Ouvintes
Isabela Bandeira Trece (CILSJ); Guilherme Mendes (CILSJ); Thaisa Azevedo (Assessoria de Comunicação).
Pauta
1. Oficinas de Revisão do Plano de Bacia com foco no Enquadramento.
Reunião
Inicialmente, a pauta da reunião foi apresentada e aprovada, dando-se inicio ao primeiro ponto de pauta (Oficinas de Revisão do Plano de Bacia com foco no Enquadramento).
A Sra. Leideane Freire propôs de fazer na pousada “Bom Viver”, no Sana tendo em vista que, outros eventos do CBHMO já ocorreram nesse espaço.
Em relação à oficina que ocorrerá em Macaé, o Instituto Federal confirmou a reserva do espaço para a data solicitada. A Sra. Maria Inês Paes Ferreira salientou que o espaço do IFF dispõe de infraestrutura como caixa de som, projetor e microfone, todavia, para que seja possível seu uso, deve-se enviar um oficio solicitando esses equipamentos, por necessitar de um técnico do IFF para dar o suporte necessário.
A respeito da oficina que ocorrerá em Rio das Ostras, não houve retorno quanto ao oficio enviado para o Parque dos Pássaros, sendo solicitado que seja reiterado o pedido. A oficina de Casimiro de Abreu, o Sr. Thiago Cardoso está na articulação para encontrar um local próximo ao centro, preferencialmente de forma gratuita.
Deliberou-se que a oficina que ocorrerá online seja no dia 21/06.
A respeito dos canais de divulgação da oficina, definiu-se a produção de material impresso, bem como a divulgação em rádios locais, redes sociais. Para o alto curso, foi sugerida a divulgação por meio dos jornais: “Voz da Serra” e “Eco Serrana”; nos canais virtuais como a “TV Zoom” (a checar), carro de som. Já para o baixo curso, sugeriu-se o jornal “O Debate” e jornal local do SBT.
Conforme sugestão de haver uma pergunta norteadora para o evento, definiu-se a seguinte: “Que rios queremos ter, em termos de uso e de qualidade de água?”, se atendo a cada localidade. Ainda na metodologia, propôs o método das tarjetas ou o uso de cartolina, salientando que o moderador escreva e sintetize as informações. Sendo solicitado o preparo e seleção para as oficinas de registros fotográficos dos rios principais, em relação as suas mudanças ao longo do tempo.
Em relação ao horário, deliberou-se maior tempo para a atividade de nivelamento conceitual, tendo em vista que, pode haver dúvidas, sendo aprovado o início para às 08h30min. E diante disso, altera-se então, os horários das seguintes atividades:
• Credenciamento e café da manhã, de 09h00min para 08h30min;
• Boas vindas e apresentação dos técnicos e participantes das oficinas, de 09h30min para 09h00min;
• Nivelamento conceitual (CILSJ e CBH Macaé) – Apresentação das propostas técnicas de enquadramento nos diferentes cenários de desenvolvimento apontados no PRH RH-VIII à luz da Resolução CONAΜΑ 357/05 “os rios que temos”, de 10h00min para 09h30min.
Deliberaram-se os palestrantes de cada atividade da oficina, sendo o Sr. Guilherme Mendes e Sr. Affonso Albuquerque os que falarão, acerca de nivelamento conceitual. Para a atividade de explicação da metodologia da oficina e divisão em GTs, deliberou-se que um colaborador do CILSJ ou algum membro da localidade. Em relação à moderação da roda de conversa com os participantes, denominada “os rios que podemos ter”, foi encarregado um colaborador do CILSJ.
Acerca do transporte o mesmo encontra-se em fase final de licitação. Deliberando-se transporte para as outras oficinas, definindo os trajetos das seguintes:
Centro de Rio das Ostras para o Parque dos Pássaros;
Centro de Macaé para o IFF:
Casimiro de Abreu para Ação Rural (caso seja lá).
Os demais ainda será definido.
Em relação à lista de convidados, o Sr. Mauro Calixto irá enviar uma lista a ser complementada pela Sra. Maria Inês Paes Ferreira, para a oficina em Macaé. Bem como, foi solicitado o envio de um resumo, contendo as datas e a programação, para que seja enviando para os membros, de modo a levantar a lista dos potenciais convidados das demais oficinas.
Por fim, quanto à data da realização da atividade “Oficina/Plenária para Formação do Contrato de Gestão”, foi informada que será no dia 27/05. E sem mais, deu-se por encerrada a reunião.