REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA CÂMARA TÉCNICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL OFÍCIO DE CONVOCAÇÃO CBH MACAÉ OSTRAS Nº 040/2024
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- 09h30
REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA CÂMARA TÉCNICA DE EDUCAÇÃO
AMBIENTAL, COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL
OFÍCIO DE CONVOCAÇÃO CBH MACAÉ OSTRAS Nº 040/2024
Membros presentes
Virgínia Sá Rego (Casa dos Saberes), Vânia da Silva Heringer Sanches (PMNF), Evelyn Raposo da Silva (PMM), Tamiris da Rocha Lima (AMA Lumiar).
Ouvintes
Jolnnye Rodrigues Abrahão (PMRO), Thayná Fernandes Ribeiro Toledo (SOS Praia do Pecado), Matheus Thomaz da Silva (SOS Praia do Pecado), Daniele Pereira (CILSJ), Ednilson Gomes (CILSJ), Alice Azevedo (CILSJ), Camila Carvalho (CILSJ).
Pauta
1. Alinhamentos sobre o ECOB 2024;
2. Proposta de datas e definição dos materiais para Fórum da Sociedade Civil e para o Fórum Águas e Juventude 2024;
3. Debate sobre o objetivo e o formato do Boletim Mensal;
4. Alinhamentos sobre o Plano de Comunicação: temática dos vídeos, proposições de artes sob demanda, participação no contrato.
Reunião
Devido à ausência de representante do setor de usuários, o quórum necessário não foi alcançado. Diante dessa situação, a Sra. Virgínia propôs que os debates das pautas fossem iniciados, e todos os presentes concordaram. Assim sendo, a reunião teve início às 9h46, com o debate do primeiro ponto de pauta, a Sra. Daniele informou que a CTLAZOC concordou com a indicação do Sr. Leonardo e do Sr. Jolnnye para apresentarem na mesa sobre gestão costeira no ECOB 2024.
A respeito do pedido de ajuste no vídeo de 20 anos do CBH Macaé Ostras, dentro do contrato do plano de comunicação, a Sra. Daniele informou que a empresa responsável esclareceu que não conseguiriam realizar as alterações no vídeo. Diante disso, a empresa deu a sugestão de refazer o vídeo de uma forma adaptada, utilizando um dos vídeos semestrais previstos no contrato. A Sra. Alice complementou que a empresa informou que teria possibilidade, mas que seria limitada e que poderia alterar a qualidade do vídeo. Explicou que, como não era um arquivo editável, daria para fazer cortes e sobreposições, mas não conseguiriam corrigir legendas e fotos.
A Sra. Virginia perguntou se os nomes dos participantes foram enviados, conforme a solicitação do Fórum Fluminense, a fim de reservar as vagas. Em resposta, a Sra. Daniele esclareceu que enviou um oficio indicando os participantes por atividade, incluindo os convidados e os representantes do CBH Macaé Ostras, além de detalhar os materiais que seriam disponibilizados.
Posteriormente, a Sra. Virginia perguntou sobre a questão da submissão dos trabalhos. A Sra. Daniele respondeu que conseguiram submeter dois trabalhos: o primeiro foi um artigo científico sobre o projeto do IQA E o segundo foi um relato de experiência relacionado ao Comitê nas Escolas. A Sra. Thayná informou, via chat, que tinha submetido o relato dos FAJ, de sua autoria e da Sr. Virginia.
A Sra. Virginia mencionou que o processo de submissão do relatório dos FAJ foi estressante. Explicou que teve problema com a formatação do documento e que, devido ao compromisso com as reuniões, não pôde submetê-lo, então solicitou que a equipe do CILSJ submetesse. No entanto, ao enviar o documento para o CILSJ, este foi desformatado novamente, e a Sra. Alice teve que reformatá-lo para atender os requisitos necessários. Além disso, surgiu a questão de que a submissão do documento deveria ser feita por um dos autores e, diante disso, a Sra. Alice incluiu seu nome como terceira autora e submeteu o documento, situação que gerou certo desgaste com a Sra. Thayna. A Sra. Virgínia ressaltou que foi uma situação desagradável e estressante, pois foi acusada de falta de ética. Esclareceu que não houve falta de ética nem injustiça, mas sim um grande esforço por parte da Sra. Alice, que inclusive precisou ficar após o horário de expediente para finalizar a submissão.
A Sra. Alice mencionou o seu comprometimento e responsabilidade em suas atividades profissionais, destacou que sua ética nunca foi pauta de questionamento. Explicou que estava exercendo as funções de entidade delegatária, submetendo um trabalho ao ECOB. Esclareceu que tinha ficado definido no grupo da CTEACOM que os artigos seriam elaborados primeiro pelos membros e equipe CILSJ. Destacou a complexidade do processo de pagamento, pois este era realizado via código PIX com um limite de duração de 15 minutos e estava restrito a dois pagamentos por conta. Explicou que, visando agilizar esse procedimento, a Sra. Fernanda efetuou dois pagamentos através de sua conta, e o pagamento pelo trabalho em questão foi realizado por sua própria conta, com o objetivo de resolver o problema e cumprir o combinado. Diante do ruído de comunicação e desconforto, e desejando evitar qualquer questionamento, optou por excluir a submissão. Informou que o valor de R$10,00 estava disponível para a submissão de outro trabalho ou então seria perdido. Deixou claro que nunca deu motivo para nenhum questionamento nesse sentido, que faz seu trabalho com excelência e isso era comprovado pelos resultados obtidos.
A Sra. Thayná foi solidária em relação ao pagamento de R$10,00 e destacou que houve uma falha na organização do ECOB, porque os 30 primeiros projetos submetidos deveriam ser gratuitos e apenas 12 projetos haviam sido submetidos. Seria uma questão para verificar com a organização do evento, para que tenha ressarcimento. Outro ponto que levantou, foi em relação à deliberação de que ela e a Sra. Virginia seriam responsáveis pelo Relato do FAJ, enquanto o CILSJ seria responsável pelas demais, mencionou que houve falta de diálogo por parte da Sra. Virginia, já que ela só foi informada disso após a submissão.
A Sra. Thayná confirmou que o ocorrido causou incômodo uma vez que o que foi relatado não ocorre de fato. Esclareceu que realizou a submissão e manteve o nome da Sra. Alice, reconhecendo o trabalho dela, mas destacou que poderia ter dialogado diretamente com a Sra. Virgínia. Expôs que foi constrangedor, receber uma ligação da diretora, querendo satisfação. Mencionou que tanto ela quanto a Sra. Virginia se propuseram a elaborar esse relato, portanto o diálogo deveria ser entre as duas. Finalizou informando que estava disposta a aprender. Em relação à falta de diálogo, a Sra. Virgínia informou que participou da reunião do GT Plano e que depois da reunião tinha compromissos pessoais.
Seguindo a discussão, a Sra. Virginia questionou sobre o andamento do planejamento para as mesas e se já haviam indicado o nome do Junior. A Sra. Thayná respondeu que havia mantido a indicação e, em relação ao custeio, ele ainda não havia respondido. Quanto à organização da mesa, as apresentações não foram definidas, pois estavam aguardando o retorno dos Comitês de Bacias Hidrográficas. A Sra. Virgínia perguntou se os convidados enviaram os documentos para solicitar o auxílio. Em resposta, a Sra. Daniele informou que iria verificar internamente.
Para a ciência dos membros, a Sra. Daniele apresentou a lista das mesas de diálogo juntamente com os respectivos participantes. A Sra. Thayná explicou que o local destinado para o encontro setorial acomodava até 30 pessoas e, por isso, indicou três jovens, para que cada CBH tenha três membros no encontro. Compartilhou essa informação porque não sabia como estava a indicação dos outros setores. A Sra. Virginia informou que haveria uma reunião do Fórum Fluminense, no dia 26 de março, para finalizar a organização e que iria verificar como ficaria a indicação para os eventos setoriais. O Sr. Jolnnye solicitou que seu nome fosse corrigido e a Sra. Daniele informou que iria mandar e-mail pedindo a correção.
Em relação à mesa da Rede Juventude, a Sra. Thayná comunicou que indicou o Alcirineu e Andressa como participantes, porém ainda não havia decidido quem teria fala durante a mesa. A Sra. Virginia considerou interessante a participação da Sra. Thayná na próxima reunião do Fórum Fluminense e informou que iria encaminhar a convocação.
A Sra. Virgínia deu um informe de que o Fórum Fluminense enfrentava dificuldades para obter patrocinadores e, como medida de ajuda, foi solicitada que os usuários dos CBHs contribuissem com R$1000,00 (mil reais). Trouxe esse informe para ciência, mencionando a possibilidade de ser necessário aportar esse valor. No entanto, ressaltou que essa questão seria discutida posteriormente.
Prosseguindo para o segundo ponto de pauta, a Sra. Daniele apresentou a proposta de datas para a realização dos eventos para setembro e outubro. A Sra. Virgínia sugeriu que o Fórum Água e Juventude fosse realizado no dia 10 de setembro, e o Fórum da Sociedade Civil no dia 08 de outubro. No entanto, devido à ausência de quórum, a aprovação dessas datas foi adiada para a próxima reunião. A Sra. Daniele se comprometeu a entrar em contato com os membros antes da reunião, para verificar se consegue as presenças necessárias para atingir o quórum.
A Sra. Virgínia questionou se havia alguma sugestão de local para a realização dos dois eventos. A Sra. Daniele respondeu que não havia avançado nesse sentido e esclareceu que havia certos cuidados a serem considerados na escolha do local, especialmente devido a reclamações recebidas em relação ao evento anterior, principalmente relacionada ao calor.
Para o Fórum Água e Juventude, a Sra. Thayná mencionou a possibilidade de realização em Rio das Ostras e Casimiro de Abreu, além de sugerir a utilização de uma quadra no bairro Planalto da Ajuda, em Macaé. A Sra. Virginia considerou dificil envolver Casimiro de Abreu diante da ausência de representantes no CBH Macaé Ostras. A Sra. Daniele considerou interessante um local com climatização ou boa circulação de ar, e sugeriu a realização de uma visita técnica para avaliar essa questão. A Sra. Alice sugeriu alguma escola em Rio das Ostras enquanto a Sra. Virgínia sugeriu o Teatro de Rio das Ostras e pediu para entrar em contato com as Secretarias de Educação de Macaé e Rio das Ostras para verificar a disponibilidade. Por fim, a Sra. Thayná sugeriu o Teatro do Colégio Matias Neto, em Macaé. Sobre o tema, a Sra. Virginia sugeriu que fosse o mesmo tema para os dois eventos, sobre a questão das mudanças climáticas.
Para o Fórum da Sociedade Civil, a Sra. Virginia sugeriu que fosse realizado no Teatro Municipal de Rio das Ostras ou no Parque dos Pássaros. Abordou a questão da ausência de eventos no alto curso e questionou a viabilidade de estabelecer uma rotatividade. A Sra. Daniele esclareceu a importância de levar em consideração o apoio logístico para a empresa responsável pelo fornecimento da alimentação.
A Sra. Tamiris colocou à disposição o espaço da Ação Rural para receber o evento do Fórum da Sociedade Civil. A Sra. Virginia considerou o local adequado e solicitou a Sra. Tamiris que verificasse a possibilidade de obter o espaço sem custos e que trouxesse mais informações sobre isso na próxima reunião.
Prosseguindo para o terceiro ponto de pauta, a Sra. Daniele trouxe para discussão o formato do boletim mensal. A Sra. Virginia mencionou que o boletim repetia todas as publicações das redes sociais do CBH Macaé Ostras, o que o tornava redundante e desatualizado. Sugeriu a exclusão das datas comemorativas, pois considerava sem sentido inclui-las quase dois meses depois, e propôs manter as publicações importantes e inserir novos elementos, como entrevistas com membros do CBH Macaé Ostras, estudos sobre a região, teses defendidas, pesquisas e informações pertinentes sobre a região.
A Sra. Daniele esclareceu que elaborou o escopo visando uma gestão mais efetiva do contrato, especialmente em relação às datas de entrega e publicações. Informou que iria avaliar as sugestões apresentadas e tentar incorporá-las ao escopo, verificando se isso acarretaria em aumento de custos. A Sra. Virgínia sugeriu a elaboração de um calendário que inclua as teses apresentadas sobre a Região Hidrográfica. Por sua vez, a Sra. Thayná sugeriu a realização de entrevistas com um representante de cada segmento a cada mês, sempre que possível. Além disso, propôs a criação de um calendário que liste as principais atividades na região. A Sra. Virgínia sugeriu também a inclusão de poesia e fotos e a Sra. Alice sugeriu que aproveitassem os textos e poesias produzidos no âmbito do projeto Comitê nas Escolas. A Sra. Daniele explicou que assim que a empresa enviasse o boletim diagramado, encaminharia no grupo para avaliação.
Prosseguindo para o quarto ponto de pauta, a Sra. Alice apresentou o escopo e explicou os serviços previstos. Durante a discussão sobre o plano de mídia, a Sra. Virgínia sugeriu consultar orgãos que veiculam notícias na região. A Sra. Daniele trouxe para discussão os temas dos videos destacando a importância de definir os temas para o quarto quinto e sexto videos mensais. Mencionou que, para o video semestral, havia a proposta de readaptação do vídeo de 20 anos, regravando as entrevistas e captando novas imagens. Informou que estava aguardando a proposta da empresa para essa readaptação. Quanto ao vídeo anual, informou que faltava a definição do tema.
Além disso, a Sra. Daniele informou que o primeiro boletim informativo trimestral estava em fase de diagramação e que, assim que estivesse concluido, seria compartilhado no grupo da CTEACOM. Destacou que ainda faltava definir os temas dos outros dois boletins trimestrais, mas que essa definição ocorreria posteriormente. Em relação às artes sob demanda, a Sra. Alice informou que já foi feita uma solicitação para a elaboração de um adesivo contendo QR Code, destinado a atualizar o folder cascata.
A Sra. Virgínia sugeriu como tema para os vídeos mensais, um sobre o Comitê nas Escolas, outro sobre o Índice de Qualidade da Água (IQA) e outro sobre a Revisão do Plano de Recursos Hidricos. Além disso, sugeriu que o tema do sétimo video fosse sobre os projetos de saneamento da RH VIII.
A Sra. Alice questionou se poderia fazer o alinhamento com a empresa sobre a possibibilidade de regravação do vídeo de 20 anos e a Sra. Virgínia confirmou, ressaltando que gostaria de enviar o vídeo para os músicos que sederam as músicas. Além disso, a Sra. Virgínia considerou interessante que um vídeo mensal tivesse o tema sobre o Fórum Água e Juventude e que no dia do evento fosse realizada entrevista com os jovens e a captação de imagens. Nada mais a tratar, a Sra. Virgínia agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião às 11h40.