REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE CÂMARA TÉCNICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL (CTEACOM) OFÍCIO DE CONVOCAÇÃO CBH MACAÉ N.º 015/2024
- Início
- REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE CÂMARA TÉCNICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL (CTEACOM) OFÍCIO DE CONVOCAÇÃO CBH MACAÉ N.º 015/2024
- Videoconferência
- 09h15
REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE CÂMARA TÉCNICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL,
COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL (CTEACOM)
OFÍCIO DE CONVOCAÇÃO CBH MACAÉ N.º 015/2024
Membros presentes
Virginia Villas Boas Sá Rego (Casa dos Saberes); Thayná Fernandes Ribeiro Toledo (SOS Praia do Pecado); Vânia da Silva Heringer (PMNF); Valbert Schott da Silva (Águas de Nova Friburgo); José Eduardo Carramenha (TEPOR); Eduardo Bini da Silva (CECNA).
Ouvintes
Maria Inês Paes (IFF Macaé); Jaqueline Rodrigues (AMA Lumiar); Jolnnye Abrahão (PMRO); Denise Rambaldi (APA Macaé de Cima); Alessandra Assunção (APA Macaé de Cima); Raquel Trevizam (CILSJ); Alice Azevedo (CILSJ); Daniele Pereira (CILSJ); Fernanda Hissa (CILSJ); Ednilson Gomes (CILSJ); Rafael Duarte (CILSJ).
Pauta
1. Debate sobre a modernização de Logomarca CBH Macaé;
2. Alinhamento sobre o Projeto Ordenatur Alto Curso;
3. Organização e participação ECOB 2024;
4. Propostas de datas e definição dos materiais para o Fórum da Sociedade Civil e Fórum Água
e Juventude 2024;
5. Definição do e-mail institucional do CBH Macaé Ostras;
6. Debate sobre o objetivo e formato do Boletim Mensal;
7. Informe sobre o vídeo de 20 anos.;
1. Debate sobre a modernização de Logomarca CBH Macaé;
2. Informe sobre o vídeo de 20 anos;
Reunião
A reunião iniciou-se às 09h15min e, devido ao desafio de alcance do quórum, a Sra. Maria Inês sugeriu o início da reunião, com a definição dos encaminhamentos após atingi-lo. Os membros presentes concordaram e se deu andamento à reunião.
A Sra. Daniele iniciou o primeiro ponto de pauta, com a apresentação da empresa contratada para execução do contrato do Plano de Comunicação do CBH Macaé Ostras. Atendendo ao pedido da Sra. Virgínia, a Sra. Alice contextualizou sobre o Plano, esclarecendo a diferença na execução do contrato de Assessoria de Comunicação e do referido Plano, ambos com a mesma empresa, tendo o último em uma perspectiva mais estratégica na divulgação e comunicação do CBH. O Sr. Luciano complementou, explicando que direcionou a ação da assessoria para a parte jornalistica e de divulgação das ações do Comitê e o Plano de Comunicação para uma análise da comunicação do colegiado, com a previsão de produção de estudos relacionados. A Sra. Alice elencou os produtos previstos no contrato, como os vídeos mensais, semestrais e anual, bem como as artes sob demanda que seriam discutidas na próxima reunião da CTEACOM.
O Sr. Luciano apresentou a proposta de modernização da logomarca para o CBH Macaé Ostras e passou a palavra ao Sr. Bruno Marins, designer publicitário responsável pelo seu desenvolvimento. O Sr. Bruno justificou o uso dos elementos e cores, preservando a imagem consolidada nos 20 anos de Comitê e que trouxe a Pedra da Bicuda Grande como foco da proposta. Em seguida a Sra. Maria Inês contextualizou a origem da logomarca em vigência, a qual representava o Monumento Natural da Pedra Riscada situado em Lumiar no Alto Curso do rio Macaé, enaltecendo a relevância para a visibilidade do CBH, inclusive internacionalmente. A Sra. Virgínia completou sobre o interesse geológico e turístico do local.
O Sr. Bruno justificou a sugestão de troca da representatividade das pedras pelos detalhes de relevo e que desconhecia o contexto da imagem anterior. A Sra. Thayná trouxe que a nova estruturação da logomarca ficou bem visível, principalmente na nomenclatura do CBH, e sugeriu a elaboração de uma nova versão da logomarca considerando a Pedra Riscada, passando, assim, a deter 02 versões distintas com as duas pedras a serem apresentadas na próxima Plenária. Em seguida, questionou sobre as aplicações em diferentes usos, sejam em redes sociais, sites, materiais didáticos, para que seja melhor utilizada. O Sr. Luciano explicou que, após a aprovação, seria elaborado e entregue um manual de aplicação da logo com as possibilidades e direcionamento técnico e projetou alguns exemplos de aplicação em diferentes situações.
A Sra. Maria Inês projetou uma imagem da Pedra Riscada e sugeriu que fosse utilizado outro ângulo da Pedra na versão a ser elaborada. A Sra. Virginia solicitou que as propostas elaboradas fossem encaminhadas aos membros da CTEACOM para apreciação de todos e agradeceu a apresentação e presença dos representantes da contratada que retribuíram o agradecimento e se retiraram da reunião.
A Sra. Virgínia sugeriu alterar a ordem para trazer o informe com o aval os presentes, dando inicio ao segundo ponto de pauta. A Sra. Daniele contextualizou sobre a condução do contrato com a empresa responsável pela elaboração do vídeo de comemoração aos 20 anos do CBH. Explicou que a contratada não cumpriu os prazos de envio dos produtos em versões finais e não entregou o produto de banco de imagens da RH-VIII, postura que ocasionou o envio de notificações pelo CILSJ e encaminhamento para tratativas juridicas. A Sra. Alice complementou trazendo que o vídeo ainda tinha correções a serem atendidas, como erros na legenda e que a contratada não se comunicou mais, mesmo após o envio de 3 (três) notificações judiciais. A Sra. Virgínia questionou se esse material poderia ser utilizado posteriormente e a Sra. Alice respondeu positivamente.
A Sra. Maria Inês sugeriu a inclusão de um ponto de pauta, a ser trazida pelo Sr. Thiérs referente à participação do CBH no Dia Mundial da Água, que foi aceita pelos membros. Dando o início ao terceiro ponto de pauta, o Sr. Thiérs esclareceu sobre as atividades e a participação no evento a ser realizado no Colégio Municipal Matias Neto, em Macaé. A Sra. Maria Inês reforçou o convite aos membros.
A Sra. Thayná questionou se os materiais didáticos estariam disponíveis para pronta distribuição com preocupação sobre a quantidade de materiais para distribuição em ambos os eventos do Dia Mundial da Água e o ECOB. Em seguida questionou a equipe CILSJ sobre a possibilidade de impressão do tabuleiro do jogo da RH-VIII em uma escala maior, com reforço da Sra. Virgínia. A Sra. Alice esclareceu que não seria viável imprimir a tempo para o ECOB pelo prazo restante e propôs a impressão de um QR Code para acesso ao E-book do projeto Comitê nas Escolas. A Sra. Daniele informou que já havia confirmado a participação do CBH, incluindo a Sra. Thayná e do CILSJ no evento sobre o Dia Mundial da Água por meio de oficio ao Coletivo Minerva e reforçou que iria alinhar internamente sobre os materiais disponíveis para distribuição, devendo apenas ser definido a quantidade a ser distribuída.
Em sequência foi iniciado o quarto ponto de pauta, com a Sra. Alice contextualizando sobre o Projeto Ordenatur Alto curso. Explicou que o objetivo inicial seria o controle e o ordenamento do turismo em dois atrativos turísticos de Lumiar: Encontro dos rios e Poço do Gianini. Porém, devido a acontecimentos que afetavam diretamente esses locais e impediam a atuação do projeto, fazia-se necessário avaliar outros pontos atrativos para o projeto. A Sra. Alice citou o descarte da cachoeira do Indiana Jones, já que os proprietários não quiseram aderir ao projeto, pois, segundo eles, o turismo não tinha impacto considerativo naquele atrativo. Além disso, houve a interdição do poço Indiana Jones pela defesa civil por questões de segurança.
A Sra. Alice apresentou o planejamento para o projeto, no qual foram mantidos alguns dos objetivos, metas e atividades do escopo anterior e trouxe um contexto de crescimento exponencial da população no local. A Sra. Maria Inês questionou se o conselho da APA Macaé de Cima poderia auxiliar no projeto. A Sra. Virgínia relatou sobre as mudanças ocorridas no acordo realizado com proprietário do Encontro dos rios, onde o proprietário impediu o uso de uma das margens do rio Macaé a qual havia se disposto a realizar ações de conservação. Entretanto, passou a cobrar ingresso dos turistas para acessar o local depois de liberado e isso gerou uma sobrecarga de acesso na outra margem do rio.
A Sra. Alessandra, representando a APA Macaé de Cima, informou que o ordenamento dos pontos turísticos esteve em pauta desde o ano passado na APA e afirmou que a equipe de guarda parques estava apta e já fazia o monitoramento dos pontos atrativos aos feriados e finais de semana. Completou sobre o andamento do processo com o atrativo Encontro dos rios, o qual iniciou com um dano ambiental e que, na época, estava sob fiscalização da Superintendência Regional Macaé e das Ostras (Inea-Supma). Em 2019, a área de Lumiar passou a ser administrada pela Superintendência Regional do Rio Dois Rios (Inea-Suprid).
A Sra. Maria Inês e Sra. Virgínia afirmaram possuir amplo conhecimento sobre a região e que já participaram como conselheira da APA. A Sra. Maria Inês trouxe as demandas da APA como de grande relevância, principalmente na fiscalização. A Sra. Virgínia alertou sobre a ineficácia na atuação da equipe atual da APA na região frente ao fluxo de visitantes, principalmente nos finais de semana e feriados, quando aumenta consideravelmente.
A Sra. Maria Inês questionou sobre a existência de locais que poderiam ser incluidos na reformulação da proposta de ordenamento do turismo, mencionando, como exemplo, o local conhecido como “secretinho”. A Sra. Alice trouxe o desafio em encontrar locais que estejam fora de propriedades particulares e que o “secretinho” parecia ser um dos poucos atrativos que cumprem esse ponto. A Sra. Alessandra reforçou o principal desafio desse projeto relacionado à localização dos possíveis atrativos em propriedades privadas, condicionando à parceria com o proprietário do local. A Sra. Alice esclareceu que o objetivo do escopo de estabelecimento de carga turística de três atrativos naturais foi mantido, com a proposta de selecionar o “secretinho”, em local público e outros dois em propriedades particulares, selecionados por meio de inscrição.
Encerradas as contribuições à reformulação do escopo, foi iniciado o quinto ponto de pauta com a Sra. Daniele informando sobre a solicitação dos organizadores do evento recebida pelo Comitê para disponibilizar fotos e vídeos da RH-VIII e de eventos em que o CBH participou, bem como a quantidade de representantes do CBH Macaé Ostras que iriam ao evento. Esclareceu que o CILSJ já havia comunicado aos membros e que teve o retorno de 07 (sete) membros até o momento.
A Sra. Maria Inês questionou sobre a participação de um membro em específico. A Sra. Virgínia trouxe que se a representante titular desta instituição já estava confirmada, a suplente não poderia ir, o que foi confirmado pela Sra. Daniele. Sra. Maria Inês esclareceu que, de acordo com a resolução de apoio dos membros, apenas um representante da instituição poderia ir, com o aval dos presentes, solicitando a comunicação da impossibilidade à solicitante por e-mail. A Sra. Thayná trouxe que foi feito um levantamento de cerca 15 vagas por CBH devido à capacidade do local.
Sobre a participação nas atividades da programação, a Sra. Maria Inês informou que haveria uma mesa de conversa sobre o tema de enquadramento dos corpos hídricos e que se dispôs junto ao Sr. Leonardo para realizar a apresentação pelo CBH Macaé Ostras, solicitando a inclusão do nome dele na lista de participantes. A Sra. Thayná sugeriu enviar convites às coordenadorias de juventude das prefeituras, visando atrair a participação de jovens no evento, relevantes para os dias 17 e 19, dia do encontro setorial da juventude e da roda de conversa, respectivamente. A Sra. Maria Inês informou que gostaria de convidar um jovem como representante do CBH para participar do evento, dentro do limite dessas 15 vagas e justificou que há recursos no PAP 2024-2028 que poderiam ser aplicados na ajuda de custo.
Sra. Maria Inês solicitou a indicação do jovem por parte da Sra. Thayná. A Sra. Virgínia concordou e sugeriu um jovem que já teve participação ativa no CBH e redigiu um artigo sobre o Fórum Água e Juventude. A Sra. Thayná afirmou o objetivo de envolver estes espaços de referência dos jovens no estado do Rio de Janeiro, como secretarias da juventude, ONG’s, é alcançar instituições que já formalizadas para mobilizar os jovens para o Comitê. A Sra. Maria Inês reforçou a preocupação com desconhecidos em relação às experiências pretéritas negativas, devendo mobilizar alguém responsável e comprometido para representar o comitê como convidado.
A respeito dos materiais a serem distribuídos, pela impossibilidade de elaborar novos materiais, a Sra. Daniele sugeriu o uso dos folders em formato cascata, disponíveis em grande quantidade, porém com informações defasadas. A Sra. Alice sugeriu colocar uma etiqueta QR Code para acesso às informações mais atualizadas no site. A Sra. Virgínia sugeriu distribuir em torno de 300 unidades dos imās, do folder cascata, caso seja possível etiquetar com o QR Code, da revista Águas em foco e da revista de atividades, com acordo dos presentes.
A Sra. Virginia questionou a respeito das ecobags, sob produção pelo CBH Macaé Ostras, segundo os organizadores. A Sra. Maria Inês respondeu que o administrativo CILSJ está tratando diretamente com os organizadores, condicionada à confirmação por parte do CILSJ, realizada pela Sra. Daniele. A Sra. Alice comentou sobre a reimpressão de alguns materiais como o imã. Complementou, informando sobre as artes sob demanda previstas no contrato do Plano de Comunicação, as quais já mapearam ações, porém no caso do imă seria necessário prover recurso para a impressão.
Mediante o avançar o horário da convocação, a Sra. Virgínia sugeriu encaminhar para a próxima reunião os pontos de pauta que não puderam ser debatidos: “Propostas de datas e definição dos materiais para o Fórum da Sociedade Civil e Fórum Água e Juventude 2024”; “Definição do e-mail institucional do CBH Macaé Ostras”; “Debate sobre o objetivo e formato do Boletim Mensal”.
A Sra. Maria Inês sugeriu criar uma enquete com as opções de e-mail para votação e aprovação pelo grupo da CTEACOM no Whatsapp, ao invés de encaminhar a pauta “definição dos e-mails Institucionais do CBH Macaé e Ostras”. Os membros aceitaram a sugestão da Sra. Maria Inês e o encaminhamento dos demais assuntos à próxima reunião.
ada mais a tratar, a Sra. Virginia agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião às 12h02.