Reunião Extraordinária de Diretoria Colegiada – 17 de fevereiro de 2023
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- 08h00min
REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE DIRETORIA COLEGIADA
Membros presentes
Rodolfo Coimbra (PMM); Thièrs Portifírio Wilberger (Instituto Internacional Arayara); Virgínia Villas Boas Sá Rego (Casa do saberes); José Eduardo Carramenha (TEPOR); Fernando Medina (Usina Termelétrica Norte Fluminense S.A); Jolnnye Abrahão (PMRO).
Ouvintes
Marianna Cavalcante (CILSJ); Adriana Saad (CILSJ); Cláudia Magalhães (CILSJ); Thaisa Azevedo (Assessoria Comunicação).
Pauta
1. Calendário de Reuniões 2023
2. Ratificação da entrada/posse dos membros ausentes no Fórum Eleitoral
3. Saldos dos projetos não executados
4. Utilização do saldo de rendimento para execução do Projeto OrdenaTur Sana
5. Utilização de saldos remanescentes para execução do Módulo de Comunicação da Revisão do Plano de Recursos Hídricos
6. Proposta de nivelamento dos membros
Reunião
A reunião se iniciou com o pedido de inclusão de pauta. O Sr. Rodolfo solicitou os seguintes ajustes de pauta:
1. Calendário de Reunião 2023;
2. Ratificação entrada de posse de membros;
3. Saldo de projetos não Executados;
4. Utilização do saldo de rendimento para execução do Ordenatur do Sana;
5. Utilização do saldo remanescente para execução do Módulo de Comunicação da revisão do Plano de Recursos Hídricos;
6. Plano de Trabalho do Escritório de Projeto e fim do contrato determinado para o cargo de analista técnico;
7. Proposta de nivelamento dos membros.
Teve-se um problema na projeção do calendário e tendo em vista agilizar, seguiu-se para a discussão pelo segundo ponto de pauta. O Sr. Rodolfo informou que na titularidade de uma vaga no Poder Público teve a ausência da Prefeitura Municipal de Casimiro de Abreu, e o mesmo ocorreu para CEDAE no setor Usuários. Assim, teve-se a dúvida se a ausência no fórum eleitoral permite o direito à vaga ou não. Informou também que recebeu a resolução de posse dos membros e da Diretoria Colegiada, porém só assinou a da Diretoria Colegiada.
O Sr. Fernando perguntou se as instituições manifestaram algum interesse, foi informado que a CEDAE manifestou informalmente e justificou a ausência. Foi considerado comunicar as instituições sobre o interesse da vaga, porém surgiu a preocupação em estender o prazo tempo demais.
O Sr. Rodolfo solicitou ao CILSJ para encaminhar o Oficio às instituições com prazo de resposta até o final do mês, para ser avaliado na próxima reunião (02/03/2023 ou 03/03/2023), ressaltou que o contato verbal também era importante e iria ligar para os representantes dessas instituições e pedir celeridade.
Prosseguindo para o terceiro ponto de pauta, a Sra. Cláudia apresentou a planilha com os saldos atualizados até dezembro de 2022, informou o valor disponível para realocação de recursos. Ressaltou que na planilha, além dos projetos que foram inviabilizados pelos recursos serem insuficiente e por não terem feito a licitação, existe também o saldo remanescente de projetos que já foram executados.
O Sr. Carramenha informou sobre a ação do TEPOR para compensação social de executar ação semelhante ao laboratório de aquicultura, no centro da pesca já existente. Assim, o recurso do laboratório poderia ser utilizado para outras ações.
A Sra. Cláudia informou que é possível utilizar os rendimentos da aplicação para executar projetos de menor porte. Ressaltou que estão trabalhando para que a partir de abril, as planilhas sejam atualizadas pelo menos até o dia 15 de cada mês para deixar a diretoria atualizada da execução fisica e financeira, inclusive do rendimento desses projetos. A Sra. Adriana complementou informando que a maioria dos contratos tem a possibilidade de aditivar 25% do contrato e sugeriu manter reservado esse valor para cada projeto.
O Sr. Rodolfo deliberou que o CILSJ encaminhasse a planilha atualizada à diretoria com as especificações técnicas dos projetos, saldo remanescente e que fosse apresentado em reunião específica.
Dando sequência, foi retomado o primeiro ponto de pauta, o Sr. Rodolfo apresentou a proposta de calendário de reunião proposto para 2023. O Sr. Fernando sugeriu que as reuniões fossem convocadas mais cedo e Sra. Virginia sugeriu que a pauta fosse planejada considerando tempo previsto para discutir cada pauta, ressaltando a importância no cumprimento do prazo de convocação da reunião.
O Sr. Rodolfo solicitou a elaboração da minuta de convocação da reunião extraordinária de plenária para o dia 03/03/2023, com a pauta sobre composição das Câmaras Técnicas, com a primeira convocação as 08h30min e a segunda convocação 09h00min finalizando às 12h00min, e de reunião extraordinária da Diretoria para o dia 02/03/2023.
Seguiu-se para o quarto ponto de pauta. O Sr. Rodolfo comunicou que será prioridade a execução do projeto OrdenaTur do Sana, respeitando todos os trâmites legais, ressaltou que foi uma pendência da antiga gestão. O Sr. Jolnnye solicitou acesso ao projeto para conhecimento e a Sra. Marianna confirmou que fará o envio após a reunião.
Prosseguindo para o quinto ponto de pauta, a Sra. Marianna apresentou a planilha com valores para contratação do módulo 3, resultante da pesquisa de mercado realizada. Esclareceu a importância da execução desse módulo ser concomitante com os módulos 1 e 2 e sugeriu utilizar parte do saldo remanescente para financiar o Módulo 3. Confirmou que o escopo já foi finalizado e aprovado nas câmaras técnicas e plenária. O Sr. Rodolfo reforçou que o Comitê tem a possibilidade de financiar o Módulo 3 com recursos próprios. Os diretores se mostraram favoráveis a utilização do recurso para viabilização da contratação do referido módulo.
Seguiu-se para o sétimo ponto de pauta, no qual o Sr. Rodolfo explicou a proposta de nivelamento, para capacitação dos novos membros, que é preciso definir uma data para que o CILSJ realizar a ação. A definição da data foi adiada para próxima reunião de Diretoria.
Prosseguindo para sexto ponto de pauta, o Sr. Rodolfo sugeriu transformar o contrato das duas analistas técnicas com prazo determinado em um contrato com prazo indeterminado. O Sr. Carramenha ressaltou a importância de manter esses funcionários, visto já estarem capacitados e apresentado resultados positivos. Solicitou um tempo para analisar as planilhas e propôs que fosse decidido na próxima reunião.
A Sra. Adriana ressaltou que o CILSJ não tem interesse na troca das analistas técnicas e informou que precisaria de um documento legal, que a Diretoria declara que concorda com a continuidade do contrato por tempo indeterminado. Informou a possibilidade de ser decido em outra reunião, pois o prazo é até abril de 2023. O Sr. Fernando solicitou ao CILSJ uma carta de recomendação das duas analistas.
Não havendo mais nada a tratar, o Sr. Rodolfo agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião.