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Reunião Ordinária de CTEACOM – 24 de setembro de 2020

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  • Reunião Ordinária de CTEACOM – 24 de setembro de 2020
Data: 24/09/2020

REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE CÂMARA TÉCNICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO SOCIAL

Membros presentes

Virgínia Sá Rego, representante da Associação de Moradores e Amigos de São Pedro da Serra (AMASPS); Leideane Freire, representante da Associação de Moradores e Amigos de Lumiar (AMA Lumiar); Eduardo Bini da Silva, representante do Centro de Estudos e Conservação da Natureza; André Luis Soares, representante da AMA Lumiar.

Ouvintes

Guilherme Mendes (CILSJ); Vanessa Rangel (CILSJ); Tomás Baggio (CILSJ); Hiego Felipe Oliveira (CILSJ); Gabriel Lessa, representante da Associação Raízes; Gisely Mendes representante da Associação Raízes; Maria Inês, representante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense – Campus Macaé; Fabio Paes, representante da Vale Azul Energia.

Pauta

1- Preparativos para o Fórum Água e Juventude
2- Divulgação das experiências do Fórum de Rede Juventude
3- Divulgação de audiências públicas na RH VIII
4- Projeto Comitê nas Escolas
5- Manual de Agroecologia
6- Selo Amigos da Água

Reunião

O Sr. Guilherme deu início à reunião fazendo a leitura dos pontos de pauta. Todos foram de acordo com a pauta e a mesma foi aprovada.

Deu-se início a discussão do primeiro ponto de pauta, onde o Sr. Guilherme informou que no Pré-Fórum Agua e Juventude foi definida a data do FAJ, sendo ela no dia 23 de outubro de 2020. Pontuou, ainda, que foi enviado aos membros da CTEACOM o relatório do evento, os dados em Excel das inscrições do Pré-FAJ e do credenciamento, junto com a convocação da presente reunião. A Sra. Maria Inês solicitou ao Sr. Guilherme a leitura dos indicativos deixados pelos jovens no Pré-FÁJ. O Sr. Guilherme informou que o principal indicativo deixado no Pré- FAJ foi o tema proposto, sendo ele: Saneamento, Pandemia e Privatização das Águas. Além disso, pontuou que foi sugerida a criação de uma comissão organizadora apenas com jovens para auxiliar na preparação do evento, foi solicitado que esses participantes da comissão ganhassem um certificado, e foi confirmando que isso seria possível. Porém, essa comissão não foi formada e no grupo de WhatsApp do Pré-FAJ poucos pessoas se candidataram e a comissão não foi formada.

A Sra. Virginia solicitou que fosse compartilhada a proposta de evento feita pelo Sr. Gabriel, o Sr. Guilherme projetou e fez a leitura da mesma. O Sr. Gabriel fez a leitura da mesma e pontuou cada detalhe justificando sua proposta.

A Sra. Virgínia citou que a proposta do evento estava muito extensa, com muitas palestras e sem dinâmica, o que poderia deixar o evento cansativo, sendo sugerido então que dividisse os participantes em grupos de trabalho e se fizessem perguntas sobre os rios nas regiões em que os participantes moram, para que cada participante descrevesse os rios perto de suas casas, e identificar os usos desses rios. Sugeriu ainda, na palestra sobre o saneamento básico, o palestrante abordar o tema proposto pelo Sr. André, que sugeriu que se falasse um pouco sobre a exposição e o panorama mundial da água, a questão da água no Brasil e o 6º objetivo do desenvolvimento sustentável no Brasil (ONU). O Sr. André ainda pontuou que não concorda com a palestra de políticas públicas, que seria falado pelo parlamento juvenil, visto que estamos em ano de eleição, e todos concordaram em retirar essa palestra do evento. Relativo à proposta de um momento cultural, a Sra. Virginia informou que poderia ser chamada a Yasmina, que é uma jovem musicista da RH-VIII e poderia estar contribuindo com o evento.

A Sra. Maria Inês complementou informando que essa estratégia de grupos de trabalho pode não dar certo de acordo com suas experiências atuais, e sugeriu que no inicio do evento fosse lançada uma pergunta, e que os participantes fossem pensando nas respostas e se cadastrassem no chat durante o evento, para posteriormente poderem responder. O Sr. Gabriel perguntou se a sugestão da Sra. Maria Inês seria uma temática como o microfone aberto, que daria oportunidade de fala para os jovens, sendo respondido que sim concordou. Porém a CTEACOM acordou que os grupos de trabalho serão divididos de acordo com as letras iniciais dos participantes, e que serão três grupos.

A Sra. Leideane pontuou que talvez a plataforma sugerida não consiga dar o suporte necessário para o evento e que deveria ser analisada outras plataformas. Foi solicitado que o Sr. Guilherme fizesse uma cotação de valores que seriam gastos para poder montar uma sala no Google Meet, para uma sala com 100 pessoas e duas horas e meia de evento, e encaminhar o orçamento para a CTEACOM. O Sr. Guilherme disse que irá pesquisar outras plataformas, e conversar com a Sra. Gisely, pois a mesma já faz algumas reuniões usando alguns aplicativos.

Foi definido que para a inscrição do FAJ, poderia seguir o modelo do Pré-FAJ e os convites para a divulgação seriam feitos até a Terça-Feira (24/09/2020), com o nome do evento e o dia, e após seria feito um convite com toda a programação e informação do evento.

Foi definido pela CTEACOM que no encerramento do evento teria um certificado ou brinde para os participantes que enviarem suas fotos ou poesias, que seria uma mostra de fotos e poesias com o tema: O olhar jovem sobre nossas águas. Foi pontuado que na chamada do evento já deveria falar sobre a mostra de fotos e poesias, para que antes mesmo do evento já sejam publicadas as artes nas redes sociais do CBHMO.

Foi solicitado pela Câmara Técnica que fosse feito um resumo do que já foi feito, e do que falta fazer para esse evento e fosse enviado no grupo de WhatsApp da CTEACOM. Sem mais a acrescentar, deu-se por encerrado o ponto de pauta.

Seguiu-se para o segundo ponto de pauta, onde o Sr. Tomás informou que o texto para divulgação de experiências do CBH Macaé já estava pronto e seria enviado ao grupo do WhatsApp para aprovação, junto a algumas fotos que serão encaminhadas também para que sejam escolhidas 4 fotos que serão enviadas ao Fórum de Rede e Juventude. Após serem aprovados os textos e as fotos, os mesmos seriam enviados para o Fórum de Rede Juventude.

Sem mais informações a acrescentar sobre o segundo ponto de pauta, seguiu-se para o terceiro ponto de pauta. A Sra. Virgínia explicou que o ponto de pauta foi sugerido pelo diretor do comitê o Sr. Rodolfo e explicou que o projeto do empreendimento da referida Audiência Pública foi apresentado ao comitê, e por isso todos concordaram em fazer a divulgação, informando a população do que está acontecendo na região da bacia hidrográfica VIII. Porém, ela explicou que o Sr. Rodolfo pontuou que várias audiências irão acontecer posteriormente, então deveria ser discutido se as audiências serão sempre divulgadas. A Sra. Maria Inês pontuou que cabe ao órgão licenciador fazer essa divulgação, não ao comitê. A Sra. Virginia complementou informando que quando foi acordado que seria feita a divulgação nas redes sociais do CBHMO a mesma seria apenas informando que haveria a audiência, mas que não haveria nenhum posicionamento do comitê sobre a mesma. Todos concordaram em encaminhar essa decisão para a plenária, e sem mais a acrescentar seguiu-se para o próximo ponto de pauta.

Iniciando o quarto ponto de pauta, a Sra. Maria Inês parabenizou a Sra. Virginia pela ideia de fazer o projeto com os professores. Em seguida, a Sra. Virginia discorreu um pouco sobre a proposta de projeto, e informou que o projeto dará ênfase à gestão dos recursos hídricos quanto em aspectos sociais e culturais, não só aspectos físicos. A Sra. Virginia ainda pontuou que o projeto dará prioridade àqueles que já trabalham na área. Ela pontuou também que a proposta prevê que serão três turmas que farão o curso de forma simultânea, com carga horária de 80 horas, sendo 40h presenciais e 40h de atividades online. A Sra. Virginia complementou que será feita uma aula passeio para a observação do rio e fazer coletas e analises de amostras de água. O Sr. Guilherme complementou informando que o intuito da apresentação do projeto hoje é para a aprovação, e que esse não é em si o escopo do projeto, pois o mesmo será melhor elaborado, sendo apenas para aprovar esse recurso junto a plenária e estar solicitando junto ao INEA. Após aprovado, esse projeto será trabalhado em conjunto com a câmara técnica, e que o mesmo poderá ser alterado posteriormente. Todos concordaram com a aprovação do Projeto Comitê nas Escolas e com o envio para a CTIL e após a Plenária, seguindo então para o próximo ponto de pauta.

O Sr. Guilherme solicitou a inversão do ponto de pauta, para que se tratasse primeiro do sexto ponto de pauta. Todos concordaram, então o Sr. Guilherme explicou o projeto Selo Amigos da Água, que é um projeto com o objetivo de incentivar a adoção e manutenção de boas práticas ambientais relacionadas à conservação dos recursos hídricos na RH VIII. Ete objetivo seria alcançado por meio de uma certificação, que se chamaria Selo Amigos da Água, com a duração de dois anos. Neste projeto, os adeptos ao programa devem comprovar a prática de iniciativas de redução de desperdícios de água e também a redução do consumo. O Sr. Guilherme explicou que este projeto propões a contratação de uma instituição que será responsável junto ao СВНМО е а СTEACOM, pela criação de um documento com as regras e critérios para que cada usuário se candidatasse a ganhar o certificado. A empresa contratada também seria responsável por fazer vistoria nos imóveis e se certificar de que as conformidades estão sendo cumpridas de acordo com os critérios levantados no documento inicialmente. Os usuários que ganharem o selo também teriam espaço no site do CBHMO, mostrando os portadores do Selo Amigos da Água, incentivando outras instituições a se candidatarem e tentarem o ganhar o certificado. A Sra. Leideane informou que o Sr. André gostaria de participar da montagem do projeto, e o Sr. Guilherme informou que a ajuda do Sr. André seria muito bem-vinda, e todos os membros do CBHMO seriam bem-vindos para ser montado o escopo do projeto. A câmara técnica aprovou a proposta do projeto Selo Amigos da Água e todos concordaram com o envio à CTIL e posterior envio à Plenária.

Seguiu-se para o próximo quinto ponto de pauta, onde o Sr. Guilherme passou a palavra para a Sra. Virginia, a mesma informou que a Sra. Marianna havia apresentado a proposta do projeto, sendo um Manual de Agroecologia, e a mesma pediu para alterar para Material de Divulgação de Experiências Agroecológicas, Relevantes para a Conservação dos Recursos Hidricos na RH VIII, não partindo do principio de ensinar como se faz, mas levantar as experiências que já estão sendo realizadas, e se possivel filmar o que já tem sido feito, e assim fazer um material impresso e um material de mídia, filme ou animações dessas experiências, podendo ser divulgadas pelas redes sociais. Todos concordaram na alteração do titulo do projeto, e ficou da seguinte forma: Elaboração de Material de Divulgação de Experiências Agroecológicas Relevantes para a Conservação dos Recursos Hidricos na RH VIII. A CTEACOM foi de acordo com a aprovação do projeto e, sem mais a acrescentar, deu-se por encerrado o ponto de pauta e a reunião.

Data da Aprovação do Relatório: 24/11/2020