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Reunião Ordinária de CTIL – 21 de setembro de 2020

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  • Reunião Ordinária de CTIL – 21 de setembro de 2020
Data: 21/09/2020

REUNIÃO ORDINÁRIA DE CÂMARA TÉCNICA INSTITUCIONAL LEGAL

Membros presentes

Affonso Henrique de Albuquerque, representante da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (EMATER-RIO); José Eduardo Carramenha, representante do Terminal Portuário de Macaé (TEPOR); Rodolfo Coimbra, representante da Prefeitura Municipal de Macaé (PMM).

Ouvintes

Virginia Sá Rego, representante da Associação de Moradores e Amigos de São Pedro da Serra (AMASPS); Gabriel Lessa, representante da Associação Raizes, Gisely Mendes representante da Associação Raízes, Francisco Teixeira, representante da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Guilherme Mendes (CILSJ), Marianna Cavalcante (CILSJ), Vanessa Rangel (CILSJ); Leidiane Freire, representante da Associação de Moradores e Amigos de Lumiar (AMA Lumiar), Evelyn Raposo (PMM).

Pauta

1- Apreciação da minuta de resolução que regulamenta o Programa de PSA e Boas Práticas.

Reunião

O Sr. Carramenha explicou que os pontos de pauta sobre a apreciação de minutas de Resolução para a solicitação de recursos da conta D, apreciação da minuta de Resolução que aprova restituição de recursos ao CILSJ, e apreciação da minuta de Resolução que define a utilização dos recursos da CFURH, não seriam discutidos devido alguns problemas, e o mesmo solicitou que o Sr. Rodolfo explicasse aos participantes o motivo das pautas não serem discutidas na presente reunião. O Sr. Carramenha ainda pontuou que na última reunião a minuta de resolução que regula o Programa de PSA e Boas Práticas, foi apreciada até o item 14, e na presente reunião o objetivo era finalizar o documento.

O Sr. Rodolfo informou que a exclusão dos pontos de pauta mencionados pelo Sr. Carramenha ocorreu devido os andamentos que estão acontecendo com o governo do Estado junto ao INEA, e que na semana passada a presidente interina do INEA mandou um e-mail informando que o repasse dos recursos estariam suspensos a partir daquela data. Sendo pego pela surpresa, o mesmo tem trabalhado junto a Sra. Maria Inês, e com o pessoal do CILSJ, para resolver esse problema o quanto antes. Mencionou também que na última quarta-feira houve uma reunião com todos os diretores de comitês e representantes das Delegatárias para tentar um alinhamento, e decidiram por escrever uma carta que seria enviada ao INEA, solicitando um esclarecimento sobre o contrato de gestão. O Sr. Rodolfo ainda citou que acredita que na próxima plenária já terá algumas respostas da presidente do INEA, pois até a data da plenária a mesma já haverá se reunido com o Tribunal de Contas. O Sr. Rodolfo informou que, como não se tem certeza de quando será recebido esses repasses, os diretores optaram por suspender os três pontos de pauta citados pelo Sr. Carramenha e presentes no Oficio de convocação.

Iniciando então o ponto de pauta único da reunião, o Sr. Carramenha solicitou que o Sr. Guilherme fizesse a leitura da minuta e quando houvesse dúvidas, pausasse a leitura e seria esclarecido o assunto. Foram realizadas pela CTIL as seguintes alterações na minuta Resolução que regulamenta o Programa de PSA e Boas Práticas: no Art. 14, onde estava escrito “…técnico designado…”, passou a ser “…técnico designado ou contratado por sua Entidade Delegatária…”. No Art. 15, foi alterado “Resolução serão condicionado…”, e passou a ser “Resolução será condicionado…”. O Art. 22 será alterado toda sua estrutura de acordo com a decisão que será tomada na plenária, onde será avaliado se há necessidade de submeter cada projeto a Plenária do CBHMO, visto que serão pré-aprovados pelas câmaras técnicas, e serão analisados por outros técnicos. Houve alteração no parágrafo único, onde foi retirado o “do”, que está escrito após “serviços e mão-de-obra…”. Foi excluído no Art. 24, inciso II o artigo “e”, escrito na frase “…conservação e incremento e da qualidade…”, e a frase ficou da seguinte forma: “conservação e incremento da qualidade…”. O parágrafo 3º, do artigo 24, foi selecionado para ser realocado para o Anexo 1. O parágrafo 5º do Art. 24 foi retirado e realocado para o anexo I. No parágrafo 6º, do Art. 24, ficou faltando o ponto final do parágrafo, o mesmo foi acrescentado. No inciso IV do Art. 25, foi adicionada uma virgula, onde o texto era “…faixa vegetativa de proteção consorciação…”, passou a ser “…faixa vegetativa de proteção, consorciação…”. O inciso VI do Art. 25 foi alterado, onde se lia “…por meio da implantação de sistemas agroflorestais, ou silviagricolas, ou silvipastoris, ou agrosilvipastoris, de corredores ecológicos…” passou a ler-se “…por meio da implantação de agroflorestas, de corredores ecológicos…”. Excluiu-se o inciso VII do Art. 25. No inciso XII do Art. 25, onde se lia “socioeconômicas”, alterou-se para “socioeconômicos”. No Art. 29 continuou sem o prazo estabelecido para a Entidade Delegatária para a contratação da elaboração e a apresentação do Manual Operativo dos Programas, ficando acordado que na plenária do dia 16 será definido esse prazo.

Foi deliberado pela CTIL que não seria discutido o anexo, pois o horário já havia sido alcançado, e seria necessário a presença da Sra. Maria Inês para análise do mesmo. Foi proposta uma reunião extraordinária, antes da próxima plenária, com a confirmação da presença da Sra. Maria Inês, e assim seria analisado o anexo desta minuta de resolução. Sem mais a acrescentar, deu-se por encerrada a reunião.

Data da Aprovação do Relatório: