Pular para o conteúdo

Prezado visitante, informamos que nosso site está passando por atualizações.
Pedimos desculpas por qualquer transtorno. Obrigado pela compreensão.

REUNIÃO ORDINÁRIA GRUPO DE TRABALHO DE COBRANÇA OFÍCIO DE CONVOCAÇÃO CBH MACAÉ Nº 222/2024 20/09/2024

  • Início
  • REUNIÃO ORDINÁRIA GRUPO DE TRABALHO DE COBRANÇA OFÍCIO DE CONVOCAÇÃO CBH MACAÉ Nº 222/2024 20/09/2024
Data: 20/09/2024

REUNIÃO ORDINÁRIA GRUPO DE TRABALHO DE COBRANÇA OFÍCIO DE CONVOCAÇÃO CBH MACAÉ Nº 222/2024
20/09/2024

Membros presentes

Valbert Schott da Silva (Águas de Nova Friburgo); Otávio Martins (BRK Ambiental); Andressa Rodrigues (Cedae).

Ouvintes

Ednilson Gomes (CILSJ); Fernanda Hissa (CILSJ); Karoliny Barreto (CILSJ)

Pauta

1. Apreciação das competências previstas na Resolução;

2. Próximos passos para debate da proposta de aumento do PPU ao CERHI a partir do estudo de Impacto dos Valores Praticados na Cobrança.

Reunião

A reunião iniciou-se às 11h59, após o quórum ser atingido. O Sr. Valbert introduziu o primeiro ponto de pauta e, em seguida, deu a palavra para o Sr. Ednilson, que realizou a leitura da resolução. Após o fim da leitura, as seguintes modificações foram aprovadas:

1. No Art. 2, retirar a o trecho “biênio 2021-2023″, pois o grupo será criado em caráter permanente. Ao invés de listar os nomes dos membros na resolução, deve ser listada a quantidade de vagas para cada segmento e indicações;

2. “Art. 3: O Coordenador do Grupo de Trabalho da Cobrança pelo Uso dos Recursos Hidricos RH-VIII deverá ser eleito pelos seus membros após a nova composição do GT”.

3. Art. 4, item C: “Propor normativas para aprimoramento dos critérios e mecanismos de cobrança atrelados à revisão dos coeficientes e às boas práticas na RH-VIII”.

No segundo ponto de pauta, a Sra. Fernanda apontou que, diante dos dados obtidos pelo estudo da cobrança, realizado no âmbito do “Programa de Regularização do Uso de Água (RUA)”, havia a necessidade de planejar ações futuras. Em reuniões anteriores, vários temas foram debatidos, como o escalonamento do PPU, a revisão dos usos insignificantes, o abatimento na cobrança em relação a boas práticas e a própria metodologia que, posteriormente, precisará ser revista. Em seguida, sugeriu uma oficina de imersão para que todos esses assuntos sejam debatidos, na busca por soluções às questões encontradas. A analista também pontuou que o prazo para apresentar qualquer solicitação ao CERHI é até 30 de junho e que precisavam obter, ainda, o respaldo do INEA.

O Sr. Valbert agradeceu a fala da Sra. Fernanda e lamentou a ausência de tantos membros em uma reunião que discutiria um assunto tão importante. Em seguida, concordou com a sugestão de realizar uma oficina, solicitando que a organização da mesma seja trazida como uma das pautas da próxima reunião e que a oficina seja realizada, preferencialmente, já no primeiro semestre de 2025. O Sr. Otávio concordou, acrescentando que a oficina vai dar um direcionamento e maior transparência nas demandas futuras do grupo de trabalho.

O Sr. Valbert perguntou qual o processo dentro do Comitê para sugerir mudanças no mecanismo de cobrança. A Sra. Fernanda explicou que, uma vez que o assunto for discutido no GT Cobrança e estiver pronto para ser encaminhado, passaria em todas as instâncias do Comitê, sendo discutido pela CTIG e Plenária para depois ser encaminhado ao CERHI.

Não havendo mais nada a tratar, o Sr. Valbert agradeceu a presença de todos e a reunião se
encerrou às 12h39.

Data da Aprovação do Relatório: 20/01/2025