Evento promovido pelo CBH Macaé Ostras debateu sobre o desmonte do licenciamento ambiental, participação da sociedade civil no processo e a importância da mobilização social
O VI Fórum Setorial da Sociedade Civil – Professor Elmo Amador foi realizado nesta quarta-feira (03), no Auditório D da Cidade Universitária, em Macaé. O evento é promovido pelo Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras (CBH Macaé Ostras) com o objetivo de reunir a sociedade civil para refletir e dialogar sobre os desafios do processo de instalação de novos empreendimentos no território.
Com o tema “Água, território e direitos: resistir ao desmonte do licenciamento ambiental, combater a injustiça climática”, o encontro reuniu representantes de comunidades, movimentos sociais, instituições de ensino e demais atores da sociedade civil interessados na defesa das águas e na construção e cobrança de políticas públicas mais inclusivas.
A presidente do CBH Macaé Ostras, Maria Inês Paes Ferreira, realizou a abertura do evento explicando a estrutura organizacional do Comitê. Em seguida, a coordenadora da Câmara Técnica de Educação Ambiental, Comunicação e Mobilização Social (CTEACOM), Thayná Fernandes, fez a leitura da carta elaborada no último Fórum da Sociedade Civil.