Uma espécie de planta endêmica da Mata Atlântica foi avistada, pela primeira vez, durante uma vistoria realizada pelo núcleo de montanhismo do Parque Estadual dos Três Picos, em Nova Friburgo. A planta, identificada como da espécie Sinningia cochlearis (Gesneriaceae), possui uma coloração vermelha e folhas em tom verde-escuro. O parque está parcialmente inserido na área de atuação do Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras.
A espécie, encontrada a cerca de dois mil metros de altitude, floresce entre os meses de outubro e janeiro. Com ocorrência restrita a apenas duas montanhas no estado do Rio de Janeiro, a espécie foi tema de artigo da revista GloxNews, publicado pela Greater New York Gesneriad Society, em fevereiro deste ano.
Com 65.113,04 hectares de Mata Atlântica, o Parque Estadual dos Três Picos é a maior unidade de conservação do Estado do Rio e abrange parte dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim. A unidade de conservação foi criada para assegurar a preservação das espécies de fauna e flora remanescentes de Mata Atlântica, além de integrar o corredor ecológico central da Mata Atlântica no Estado do Rio de Janeiro e preservar nascentes e recursos hídricos que abastecem municípios fluminenses.
Fonte: http://www.inea.rj.gov.br