No dia 17 de abril iniciou o XI Encontro Estadual de Comitês de Bacia Hidrográfica do Rio de Janeiro (XI ECOBRJ), realizado na cidade do Rio de Janeiro. O primeiro dia de evento foi marcado pela realização de rodas de conversa setoriais e oficinas, que ocorreram, no período da manhã e tarde, na Fundação Getúlio Vargas e, no período da noite, pela abertura oficial do Encontro no Museu do Amanhã.
A Diretora Secretária do CBH Macaé Ostras e representante da Casa dos Saberes, Virgínia Sá Rego, participou da Roda de Diálogo Setorial da Sociedade Civil, que ocorreu no período da manhã do dia 17, e contou com a mediação da Diretora Presidente Maria Inês Paes Ferreira. Virgínia destacou que o encontro foi muito produtivo, promovendo uma reflexão sobre a dificuldade da participação da sociedade civil nos Comitês e como estes precisam estimular a inserção de novas entidades nestes espaços. Além disso, mencionou a importância da participação efetiva da sociedade civil no enfrentamento e mediação de conflitos com o poder público e o setor de usuários.
A Roda de Diálogo Setorial do Poder Público contou com a participação do Diretor Vice Presidente, Affonso Albuquerque, representante da Emater. Nos debates, foi destacada a importância de uma participação efetiva do Poder Público na gestão das águas, incluindo sua integração à gestão costeira. Affonso destacou que os debates abordaram a importância da integração entre os planos municipais, incluindo a gestão costeira, com o Plano de Recursos Hídricos.
Já a Roda de Diálogo da Juventude contou com a participação e mediação de Thayná Fernandes, representante do movimento SOS Praia do Pecado no CBH Macaé Ostras. Dentre os questionamentos das juventudes, está a necessidade de aproximação dos jovens em relação aos Comitês, a partir do conhecimento da gestão de recursos hídricos e da oportunidade de participação. Foi ressaltada a importância de sensibilizar os jovens utilizando linguagens compatíveis e uma comunicação efetiva, bem como contemplar as diversas realidades das juventudes e promover sua capacitação.