Pular para o conteúdo

Contato

Legislação

Transparência

Mapas

Atas

Prezado visitante, informamos que nosso site está passando por atualizações.
Pedimos desculpas por qualquer transtorno. Obrigado pela compreensão.

Conheça nosso Sistema de Informações da Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras – SIGA MACAÉ!

CBH Macaé  define nova composição da Plenária e elege diretoria

Nova gestão reafirma compromisso com a democracia e a transparência na busca da garantia dos usos múltiplos da água

O Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras (CBH Macaé Ostras) realizou, na última sexta-feira (07), a eleição para a nova composição de sua Plenária e da  Diretoria Colegiada para o Quadriênio 2025-2028. O processo, conduzido pela Comissão Eleitoral com o apoio do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), elegeu e empossou as instituições titulares e suplentes da Plenária e a nova Diretoria Colegiada do Comitê.

Cada setor elegeu seus representantes nominais para compor a Diretoria Colegiada; foram eleitos: a Maria Inês Paes Ferreira e Virgínia Villas Boas Sá Rego, como representantes da sociedade civil ; Bernard Enne de Paula Vecci e Benjamin Sicsú , representando os usuários de água, e Affonso Henrique de Albuquerque Junior e Jolnnye Rodrigues Abrahão,  como representantes do poder público.

Dentre os diretores eleitos por seus entes, foi mantida a composição dos cargos do biênio anterior; foram  reconduzidos aos cargos de:  Diretora Presidente, Maria Inês Paes Ferreira;  Vice-Presidente, Affonso Henrique de Albuquerque Junior, e Secretária Geral, Virgínia Villas Boas Sá Rego.

No total, 27 instituições titulares e 7 instituições suplentes integram a nova Plenária, que atuará na proposição  e acompanhamento das políticas voltadas à gestão dos recursos hídricos da Região Hidrográfica VIII, Macaé-Ostras.

A presidente reeleita, Maria Inês, destacou o compromisso da gestão com a harmonia entre os diferentes interesses dos usuários da água e a transparência no processo de tomada de decisões.

“Temos excelentes perspectivas para esse próximo mandato. A garantia dos usos múltiplos das águas é a nossa prioridade e faremos o possível e o impossível para garantir essa mediação da forma mais técnica, transparente e tranquila possível. Também colocamos à disposição do Comitê os programas de mestrado e doutorado do Instituto Federal Fluminense”, afirmou.

A Secretária Geral, Virgínia Sá Rego, reforçou a importância do diálogo para a conciliação dos diferentes interesses na gestão da bacia.

“Sabemos que é um grande desafio conciliar múltiplas visões sobre o desenvolvimento socioambiental da nossa região. Estamos aqui para dialogar, baseados em dados confiáveis e informações qualificadas, para definir as melhores políticas de conservação das águas da nossa bacia”, destacou.

Com a nova composição, o CBH Macaé Ostras segue fortalecendo sua atuação na gestão participativa das águas, buscando equilíbrio entre desenvolvimento e conservação ambiental na região.