O XI Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas (ECOB) ocorrerá nesta semana, entre os dias 17 a 20 de abril, no Museu do Amanhã, Rio de Janeiro. O evento contará com uma programação diversa, incluindo palestras, cursos, debates, apresentações de trabalhos e visitas técnicas, todas voltadas para a gestão hídrica do estado do Rio de Janeiro.
O tema central desta edição será “Integração pelas águas: Governança, Planos e Territórios”, explorando a cooperação necessária para uma gestão sustentável dos recursos hídricos das nove regiões hidrográficas do estado, dentro de suas particularidades e planejamentos estratégicos. O evento, que será aberto ao público, tem como propósito principal promover a integração e fomentar o diálogo entre os Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio de Janeiro. A organização está a cargo do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FFCBH).
Assim como nas edições anteriores, o CBH Macaé Ostras participará ativamente do ECOB 2024. Membros do Comitê irão participar das seguintes mesas de diálogo: articulação entre gestão hídrica e gestão costeira, enquadramento e outorga no cenário de crise hídrica e educação ambiental para a gestão dos recursos hídricos em contexto de crise climática. Além disso, o Comitê também participará da ação de retomada da Rede Nacional de Fóruns de Juventude Água e Clima, a qual o CBH está discutindo sobre as formas de adesão.
No âmbito dos trabalhos científicos, um artigo e dois relatos de experiência foram aprovados e serão apresentados durante o evento. O artigo que discute os resultados do projeto “Estudo de Avaliação do Índice de Qualidade da Água (IQA) e Salinidade da Bacia do Rio das Ostras” e o relato de experiência sobre o Fórum Água e Juventude serão apresentados em formato de banner, enquanto o relato sobre o projeto Comitê nas Escolas foi selecionado como um dos três melhores trabalhos e, portanto, será apresentado em formato oral.
A excelente atuação do CBH Macaé Ostras na gestão dos recursos hídricos da Região Hidrográfica VIII também será reconhecida durante o Encontro. No total, quatro projetos do Comitê serão premiados pelo Programa Estadual de Segurança Hídrica (Prosegh), são eles:
• “Sistema de Informações Geográficas e Geoambientais da Bacia Hidrográfica do Rio Macaé e das Ostras – SIGA Macaé”;
• “Estudo de Avaliação do Índice de Qualidade da Água (IQA) e Salinidade da Bacia do Rio das Ostras “;
• ” Monitoramento Ambiental da Qualidade da Água (RH-VIII) “; e
• “Plano Municipal de Saneamento Básico do Município de Macaé”.
Também será possível participar do evento e acompanhar a programação online. Para se inscrever e obter mais informações, acesse aqui.